1593141795108643

O SUL EM CIMA 18 / 2020

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Cardo Peixoto, Tulipa Ruiz, Alysson Salvador e Dany López / Marcelo Delacroix. Esse programa é dedicado ao poeta, jornalista e radialista uruguaio Atílio Perez da Cunha (Macu).


CARDO PEIXOTO – Cardo Peixoto, é compositor gaúcho e mora nas montanhas do sul do Brasil, em Caxias do Sul. Sua discografia conta com 4 álbuns: Rota da estrela (2002), Canções de armar e desarmar (2007), As Estações (2015) e Menino Brasileiro (2017).   Através de sua atuação em redes sociais, mantém parcerias com letristas de  diversos lugares  do Brasil.  Costuma dizer que este fato confere à sua música um selo de brasilidade. Compositor irrequieto, transita por diversos gêneros musicais.
A música de Cardo Peixoto é diversa, em relação aos gêneros e ritmos, e carregada de sutilezas e nuances, conhecidas e apreendidas em múltiplas experiências sonoras.  Na formação estético-musical do artista, mesclam-se elementos da música erudita, da música regional brasileira, do rock inglês dos anos 70 e 80, do blues estadunidense, da canção folclórica sul-americana e centro-americana, do jazz e da bossa nova, do samba tradicional e da MPB. Todas essas informações, utilizadas em formato puro ou híbrido, resultam numa música brasileira e universal ao mesmo tempo.
Como intérprete, Cardo Peixoto empresta às suas melodias uma voz com técnica e emoção na medida correta, transitando com segurança entre as diferentes regiões de sua extensão vocal. Possui um timbre quente e que lhe permite atacar as notas de forma suave ou mais estridente e que soa muito bem em suas usuais improvisações vocais.
MÚSICAS: 01 – INVERNOS – CARDO PEIXOTO / LUCIANE LOPES // 02 – MENINO BRASILEIRO – CARDO PEIXOTO  //  03 – MATITA – PERÊ  –  CARDO PEIXOTO / NINA ARAÚJO 
 
TULIPA RUIZ –  Tulipa Ruiz Chagas (Santos, São Paulo, 1978). Cantora, compositora e desenhista. Tem como principal matéria de produção a poesia da natureza, seja das paisagens bucólicas e litorâneas de sua memória, seja da natureza dos corpos. Também trabalha o feminino e sua representação de liberdade.
Muda-se para a cidade mineira de São Lourenço ainda criança e tem contato com uma paisagem que  influencia suas composições. Estuda canto lírico durante cinco anos com a maestrina Edna de Sousa Neves durante a adolescência. Muda-se para São Paulo, onde faz o curso de comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Paralelamente à faculdade, apresenta-se em bandas de amigos como a cantora Tiê (1980) e o cantor Tatá Aeroplano (1975), da banda Cérebro Eletrônico. Posteriormente, trabalha em agência de publicidade. Em 2008, dedica-se à carreira musical e à ilustração. 
Lançou os álbuns EFÊMERA (2010), TUDO TANTO (2012), DANCÊ (2015) e TU (2017). 
Em 2019, Tulipa lançou em parceria com João Donato um disco que é um single duplo fabricado em vinil com tiragem limitada, com as músicas Gravidade Zero (primeira parceria de Donato com Tulipa) e Manjericão (composição de Tulipa com o irmão Gustavo Ruiz gravada com a adesão do rapper Edgar).
Tulipa Ruiz transita entre possibilidades de comunicar. As ilustrações que cria acompanham suas composições musicais, ligadas à natureza, liberdade e às relações humanas, além de representarem o feminino, muitas vezes como “autorretratos” nas capas de seus discos. Promove um encontro entre imagem e som por meio de diferentes estilos musicais e áreas de expressão.
Músicas: 01 – GRAVIDADE ZERO – TULIPA RUIZ e JOÃO DONATO  // 02 – VIROU – TULIPA RUIZ / FELIPE CORDEIRO/ GUSTAVO RUIZ/ MANOEL CORDEIRO / LUIZ CHAGAS  – Participação de Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro  //  03 – TU – GUSTAVO RUIZ e TULIPA RUIZ  
 
ALYSSON SALVADOR – Alysson Salvador é músico, cantor e compositor, com trabalho voltado à música popular brasileira, tem como influência desde a bossa de Tom Jobim ao baião de Luiz Gonzaga e ainda passeia por vários estilos musicais brasileiros, como samba, samba-rock, maracatu, congado mineiro, entre outros. Desde 2011 vem tocando, atuando e assinando os arranjos em musicais de temática Negra (Cia. Burlantins – MG, montagens do Diretor João das Neves, entre outros). Atualmente reside em São Paulo Capital onde toca com vários artistas importantes da cena musical brasileira .
Sua música encantou o público, músicos e o teatro. Desde 2011 vem tocando e atuando em três musicais, assinando os arranjos de quatro deles. Em 2013 iniciou sua carreira internacional mostrando seu trabalho na Europa e EUA. 
Agora parte para o primeiro disco solo com um repertório autoral influenciado por toda sua história.
Músicas do álbum Maré da Sorte (2019): 01 – AMOR E VOZ – ALYSSON SALVADOR / EVERTON VINICIUS ROMÃO DOS SANTOS (CORONÉ) //  02 – MARÉ DA SORTE – ALYSSON SALVADOR  //  03 – RÉ COM VERSO – ALYSSON SALVADOR 
 
DANY LOPEZ E MARCELO DELACROIX 
DANY LÓPEZ – Compositor, instrumentista, arranjador e produtor artístico, Dany López é um importante representante uruguaio no intercâmbio musical entre o Rio Grande do Sul (BR), Uruguai e Argentina. 
Foi pianista no show Sin Fronteras (Porto Alegre em Cena 2009), onde conheceu Marcelo Delacroix e formou uma “parceria”, que resultou no disco Canciones Cruzadas, lançado em turnês no Rio Grande do Sul e Uruguai em 2013. 
MARCELO DELACROIX –  Músico, compositor, cantor, arranjador, produtor e educador musical. Estudou na Escola de Música da OSPA e cursou o Bacharelado e licenciatura em Música na UFRGS, com ênfase no violão. Tem três discos individuais lançados: Marcelo Delacroix (2000), Depois do Raio (2006) e Tresavento (2020).
MACUMúsicas do disco Canciones Cruzadas (Dany López e Marcelo Delacroix): 01 – PERDIDO POR PERDIDO – DANIEL LÓPEZ / MANUEL MENDIZABAL  – Versão: MARCELO DELACROIX  //  02-  SIGNOS – MARCELO DELACROIX /  SÉRGIO NAPP   – Versão: DANIEL LÓPEZ  // 03 -UIRAPURU – WALDEMAR HENRIQUE  – Versão: DANIEL LOPEZ  e MARCELO DELACROIX  – Participação Especial na parte recitada:    PÁSSARO DA AURORA por Atílio Perez da Cunha – “Macunaíma” (Macu)
Macu como gostava de ser chamado, era  radialista, jornalista, poeta e  Importante nome da comunicação do Uruguai. Seus programas de rádio estavam sempre carinhosamente de portas abertas para os músicos gaúchos, brasileiros. Infelizmente nos deixou dia 5 de junho. Dedicamos esse programa a este querido amigo.
 .

One thought on “O SUL EM CIMA 18 / 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *