O SUL EM CIMA 03 / 2024

O SUL EM CIMA 03_24_Mariana e Breno


No Programa O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de MARIANA DE MORAES e BRENO RUIZ

MARIANA DE MORAES – Com quase 40 anos de carreira artística, a cantora Mariana de Moraes apresenta seu 5.º disco – o primeiro totalmente dedicado ao avô, Vinicius de Moraes. O álbum foi lançado em outubro de  2023 pelo Selo Sesc  e tem arranjos de João Donato (1932-2023) e Guto Wirtti. 
Em um tributo emocionante ao legado de Vinicius de Moraes, Mariana de Moraes nos presenteia com Vinicius de Mariana. O álbum é uma ode aos afetos atemporais e uma celebração ao seu avô, Vinicius de Moraes, no marco dos 110 anos de seu nascimento. São 12 faixas que mergulham nas raízes da ancestralidade, explorando temas como amizade, justiça e esperança, com um mestre da poesia brasileira. Vinicius de Mariana não apenas olha para trás, mas também para frente. O álbum também comemora o presente, aplaudindo os 79 anos de Chico Buarque e os 82 anos do percussionista Robertinho Silva, que participam do disco, e o futuro, com a participação de um coro íntimo e ancestral, como detalha Mariana: “São sete mulheres do meu coração: Camila Pitanga, Luciana Alves, Jussara Silveira, Mart’nália, Maria Luíza, minha filha, Antônia, minha filha postiça, filha de Camila Pitanga, Clara Buarque e mais as ancestralidades de Vinicius, Martinho da Vila, Antônio Pitanga, Chico Buarque e de todas…”
Músicas: 01 – Canto de Xangô (Baden Powell e Vinicius de Moraes) | Participação especial Zé Manoel, Clara Buarque (voz) e Aurora Alves e Luisa Moraes (coro crianças) // 02 – Maria Moita (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) | Participação especial Camila Pitanga, Jussara Silveira e Mart’nália (voz) — com Excertos do poema ‘O Desespero da Piedade’, de Vinicius de Moraes // 03 – Arrastão (Edu Lobo e Vinicius de Moraes) | Participação especial Luciana Alves — Poema ‘Marinha’, de Vinicius de Moraes (na introdução) // 04 – Desalento (Chico Buarque e Vinicius de Moraes) | Participação especial Chico Buarque (voz) // 05 – Eu não existo sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) | Participação especial de Antônia Pitanga e Maria Luiza de Moraes (voz).  A música tem em sua introdução um trecho da fala de Tom Jobim no documentário Vinicius de Moraes – Um rapaz de família (1983) e ainda inserções de barulhos de bebê por Rara Bernardes Jeneci, filha do músico Marcelo Jeneci, que participa tocando sanfona.
 
BRENO RUIZ – O cantor, compositor e pianista Breno Ruiz,  paulista nascido em 1983, lança seu segundo álbum solo “Pequenas impressões sobre o caos”. Roberto Didio é o parceiro letrista de Breno Ruiz nas 13 músicas que compõem – como polaroides urbanas, de caráter ora social, ora lírico – o inédito repertório autoral de Pequenas impressões sobre o caos, lançado nas plataformas digitais em 2 de fevereiro de 2024. 
Breno Ruiz tem sido festejado pela crítica como um dos compositores mais importantes de sua geração. Cantilenas Brasileiras, lançado em 2016 é o seu primeiro álbum. O repertório desse trabalho é composto da parceria com poeta Paulo Cesar Pinheiro que reúne choros, modinhas e lundus.
Em um período bastante criativo, Breno inaugura uma parceria profícua com Roberto Didio. Estabelecido em 2020, o encontro dos dois compositores resultou no conjunto de canções que deu origem ao novo álbum “Pequenas Impressões sobre o Caos“ (2024). Este trabalho convida os ouvintes a reflexões sobre a sociedade contemporânea, a consciência social do trabalho e de classe, além de outros temas presentes nos debates atuais.
Uma das virtudes de Pequenas Impressões sobre o Caos, o novo álbum de Breno Ruiz, é ser quase um auto teatral, dramático e lírico, feito em louvor a São Paulo. As melodias criadas pela genialidade deste compositor, pianista e cantor paulistano, somadas aos versos de Roberto Dídio, são o sinal de que algo irresistivelmente criativo veio para acolher ouvidos ansiados pelo gozo supremo da música tatuando a pele… (Aquiles Reis)
Músicas do álbum “Cantilenas Brasileiras” (6 E 7): 06 – Choro Bordado – de Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro – feat. Mônica Salmaso // 07 – Flor Lilás  – de  Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro 
Músicas do álbum “Pequenas Impressões sobre o caos” (músicas 8 à 11): 08 – Desacalanta  – Breno Ruiz e Roberto Didio  – participação de João Camarero, Renato Braz // 09 – Semafórica  –  Breno Ruiz e Roberto Didio    – participação de João Camarero // 10 – Campos Elísios –  Breno Ruiz e Roberto Didio   – participação de João Camarero // 11 – A Tempestade  –   Breno Ruiz e Roberto Didio   – participação: Cristovão Bastos (piano)  e Miguel Rabello (violão e voz)
 
Contatos:
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *