O SUL EM CIMA 29 / 2023

3_5


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar um Especial com o trabalho de LEANDRO MAIA   
 .
Leandro Maia é cantor, violonista e compositor.  Possui quatro discos autorais: Palavreio (2008, produzido por Pedrinho Figueiredo), Mandinho (2013, produzido por Leandro e Luiz Ribeiro), Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (2014, produzido por André Mehmari) e  “Guaipeca: uma ilusão autobiográfica” (2023, produzido por Luciano Mello). Recebeu o 1º Prémio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos. Recebeu o Troféu Brasil-Sul de Música como intérprete, melhor projeto visual e melhor disco infantil (para Mandinho). Possui cinco Prêmios Açorianos de Música  (Grupo MPB, Revelação, Intérprete, Disco Infantil),  um Troféu RBS Cultura e diversas indicações como compositor e melhor espetáculo. Em 2020, lançou o filme “Paisagens”, dirigido por Juliano Ambrosini e Nando Rossa. Leandro Maia é PhD em Música (Songwriting) pela Bath Spa University, Mestre em Letras (UFRGS) e Licenciado em Música (UFRGS). É professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), junto aos Cursos de Bacharelado em Música e Especialização em Artes. 
“Palavreio”, seu CD-livro de estréia, é considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008. Em 2013, Leandro Maia lançou o álbum Mandinho- Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano. Mandinho é uma expressão típica da cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul. Com acento regional e universalidade existencial, Mandinho mergulha na infância e sua relação com “o mundo”. Presente e passado, realidade e fantasia, cotidiano e estranhamento estão equilibrados no trabalho, que respeita a infância como um espaço de construção de pensamento, de poesia e de curiosidade. Em 2014, Leandro lançou Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari. Dedicado à figura feminina e uma ode ao mundo histórico-literário, o disco começou a ser gestado em 2009. Com 15 canções, o trabalho – dirigido e produzido por André Mehmari – propõe uma “Nova Canção Brasileira de Câmara” através da interface entre o dito “erudito” e o dito “popular”. Contemplado em 2013 com Prêmio Funarte de Música Brasileira.
.
Leandro Maia está lançando agora seu quarto trabalho, o LP “Guaipeca: Uma Ilusão Autobiográfica”, realizado através de financiamento coletivo. Guaipeca é como se chama o cachorro vira-lata. Uma palavra de origem indígena, muito utilizada no sul do país para o “cachorro de rua”, “bicho solto”. Guaipeca é avatar, o alter ego, o duplo que Leandro Maia escolheu para contar a sua “ilusão autobiográfica”, que se desenvolve em três eixos narrativos interligados: o amor, o humor e a política (crítica social). Em Guaipeca, não se trata de louvar o complexo de vira-lata criticado por Nelson Rodrigues, mas de celebrar a vira-latinice do sul global. Guaipeca não tem complexo de vira-lata. A vira-latinice guaipeca descoloniza, ao mesmo tempo em que problematiza identidades e esteriótipos. Para o vira-latino, fronteiras não são barreiras ou divisórias, mas superfícies de contato. 
Guaipeca é uma reflexão sobre identidade”, conta Leandro. Depois de duas décadas de carreira, o músico sentiu a necessidade de transbordar os limites do corpo e se transformar em som. Juntou tudo o que construiu durante a vida e usou como matéria-prima do disco. O álbum é uma autobiografia, mas ilusória. Todo o exercício de se contar uma biografia é uma ilusão, pois a vida não se encaixa nos trilhos contínuos da narrativa. Mas se a vida é muito grande para a biografia, ela cabe perfeitamente na arte. Ela encontra na música o espaço para voar livre nas notas, o caminho para seguir sua jornada e a concretude para se tornar eterna.
Guaipeca, por sua vez, será lançado exclusivamente no formato de LP – disco de vinil. Os discos estão à venda na página do artista onde também é possível solicitar acesso virtual às músicas. “Guaipeca: uma ilusão autobiográfica” não será disponibilizado em outras plataformas de streaming, após uma avaliação do autor sobre o panorama do mercado digital.
Músicas: 01 – Paisagens // 02 – Palavreio // 03 – Eu Nuvem – Leandro Maia e Vitor Ramil – feat Vitor Ramil // 04 – Histórias de Nós Dois – Marcelo Delacroix e Leandro Maia – feat Marcelo Delacroix // 05 – Bem Capaz – Leandro Maia e Maria Falkembach //  06 – Guaipeca – incluindo trecho do poema Negritodes de Leandro Maia – part Maria Falkembach (voz) // 07 – Perto de Você // 08 – On the Same Side // 09 – Feito São Thomé – Leandro Maia e Jerônimo Jardim // 10 – Deus na Laje – Pablo Lanzoni e Leandro Maia // 11 – Quem Já Viu – Leandro Maia e Ronald Augusto 
 .
Contatos:
 

One thought on “O SUL EM CIMA 29 / 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *