O SUL EM CIMA 05 / 2024

O SUL EM CIMA 052024


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de Boca Livre, Rubén Blades e Zé Renato.
 
BOCA LIVRE e RUBÉN BLADES – Os sofisticados arranjos-vocais-instrumentais sempre foram a marca registrada do Boca Livre, grupo musical formado em 1978. Formado atualmente pelos músicos Zé Renato, David Tygel, Mauricio Maestro e Lourenço Baeta, o Boca Livre lançou o álbum “Pasieros” em parceria com o artista panamenho Rubén Blades em maio de 2022, apesar do material ter sido gravado em 2011.  Rubén Blades e o Boca Livre venceram o  Grammy Awards 2023,    de “Melhor Álbum de Pop Latino”, com o trabalho “Pasieros”. Rubén Blades é cantor, compositor e músico panamenho – nascido na cidade do Panamá em julho de 1948 – que sobressaiu no mercado de língua hispânica a partir dos anos 1970 ao dar voz a um cancioneiro autoral comprometido com as lutas pela liberdade e pela democracia no continente latino-americano.
Além do Grammy, “Pasieros” ganhou também uma versão em português, “Parceiros – Rubén Blades com Boca Livre”, com oito das onze faixas do disco original em espanhol e  versões assinadas por Fausto Nilo, Lourenço Baêta, Ivan Santos, Zeca Baleiro e Nei Lopes.
Músicas do álbum ‘PASIEROS” – Rubén Blades con Boca Livre: 01 – Sin Tu Cariño – (Louis Ramírez e Rubén Blades) // 02 – Caminando – (Rubén Blades) // 03 – Día a Día  – (Lori Carson e Rubén Blades)
Músicas do álbum “Parceiros” Rubén Blades com Boca Livre: 04 – Vida – (Rubén Blades) / versão português: Zeca Baleiro // 05 – Buscando Guayaba  –  (Rubén Blades) / versão português: Lourenço Baeta | Participação especial: João Donato
 
O BOCA LIVRE é formado atualmente pelos músicos Zé Renato, David Tygel, Mauricio Maestro e Lourenço Baeta. Em 2021 , o Boca Livre suspendeu as atividades artísticas por divergências internas, porém em setembro de 2023 foi anunciada a reconciliação dos integrantes do grupo. Agora o  Boca Livre  arquiteta novo álbum – o primeiro do quarteto desde ‘Viola de bem querer’  (2019), já que o disco com o cantor e compositor panamenho Rubén Blades, ‘Pasieros’ saiu em 2022 mas foi gravado em 2011. Com direção musical do próprio quarteto, o 15º álbum do Boca Livre tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024 e segue a linha do single Rio Grande, lançado em outubro de 2023 com parceria de Zé Renato com Nando Reis. Música: 06 – Rio Grande – Zé Renato e Nando Reis  – com Boca Livre
 
ZÉ RENATO – Nascido em Vitória (ES), Zé Renato foi muito cedo para o Rio de Janeiro, tendo sido lá que desenvolveu a elogiada carreira, que já contabiliza mais de quatro décadas. Iniciou sua trajetória com o Grupo Cantares, mas a projeção veio com o Boca Livre, que estourou no final dos anos 1970. Depois, fez importantes trabalhos na carreira solo. 
Em 2023, Zé Renato lançou “Quando A Noite Vem” seu 18ª álbum solo, onde apresenta um trabalho no qual celebra lembranças, histórias, referências e influências.  ‘Quando a noite vem’, é um disco gravado por Zé Renato sob a direção artística da atriz, diretora e produtora Patrícia Pillar. Ele explica que o álbum começou a tomar forma a partir do desejo de desenvolver um projeto em conjunto com Patrícia Pillar. A primeira ideia da dupla era produzir um disco focado em temas de trilhas sonoras de filmes. “Arrivederci, Roma” estava incluída nesse repertório original e foi mantida após a mudança de planos. O projeto sobre trilhas de cinema acabou dando origem a outro: “Fizemos uma playlist colaborativa e fomos colocando canções. E algumas delas já apontavam para o romantismo” , resume o artista capixaba. As nove canções escolhidas terminam por traduzir o olhar diversificado de Zé Renato e Patrícia sobre a música pop romântica. O repertório combina músicas em português, inglês, espanhol e italiano. 
Músicas do álbum “Quando a noite vem”: 07 – I Can’t stop loving you  – Don Gibson // 08 – Arrivederci, Roma  – Allessandro Giovannini, Pietro Garinei e Renato Ranucci // 09 – Suave é a noite  – Sammy Fain e Paul Francis Webster – Versão: Nazareno de Brito // 10 – Seu Olhar não mente  – Nanado Alves e Ilmar Cavalcanti   – participações especiais: Céu, Mauro Refosco e Nonato Lima 
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *