Kleiton

Foto de Guilherme Barros

Kleiton é um artista de muito prestígio no Brasil e no exterior. Já gravou mais de 15 discos, entre eles um cantado em espanhol e outro em francês.

Desenvolve projetos como compositor, violinista, cantor, arranjador e violonista. É produtor artístico de seus próprios discos e também de outros artistas.

Realizou shows nos Estados Unidos, França, Argentina, Cuba, Portugal e outros países. Já ultrapassou a marca dos 1000 espetáculos na cena brasileira e no exterior.

Recebeu o prêmio máximo da discografia no Brasil, o “Disco de Ouro”, por mais de 100.000 cópias vendidas no mercado fonográfico.

Suas composições são muito conhecidas e se tornaram grandes sucessos na interpretação do duo que forma com seu irmão, “Kleiton & Kledir” e na de outros célebres interpretes como Mercedes Soza, Simone, MPB4, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Vitor Ramil, entre outros.

Sua composição “Vira Virou”, está incluída no disco comemorativo do 25 aniversário da Anistia Internacional, junto com grandes nomes como Sting e João Baez.

Na área da educação, Kleiton é mestre em composição (eletroacústica), pós-graduação concluída em 2003 na Escola de Musica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é professor de música (estruturação harmônica, violão, violino, piano, técnica vocal, teoria musical,) desde 1993, quando voltou da França onde deu continuidade a seus estudos de composição e regência, na Universidade Paris VIII, iniciados na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Realizou projeto piloto de implantação de uma escola de música dentro da Escola Isa Prates, Rio de Janeiro, aplicando método original e inovador, no ano de 1997.

Recebeu o título de Embaixador Cultural do Rio Grande do Sul, outorgado pelo governo do estado, a medalha Presidente Coruja da Associação Rio Grandense do Rio de Janeiro e uma Menção Honrosa da Câmara dos vereadores dessa cidade por serviços prestados a cultura além de muitas outras homenagens.

Kleiton tem também cidadania espanhola, por parte de seu avô paterno M. A. Ramil