Kleiton e Kledir

Kleiton & Kledir começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 lançaram com mais três amigos a banda “Almôndegas”, que foi um marco na história da música do Rio Grande do Sul. Foram 4 discos, muitos shows e a mudança para o Rio de Janeiro.

Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla K&K. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam um público enorme por todo Brasil. Lançaram vários discos (inclusive um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows por EUA, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Claudia Leitte, Fafá de Belém, Fábio Jr, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emilio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.

Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal”. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de “Embaixadores Culturais do RS”.

K&K têm recebido várias homenagens, entre elas o título de Cidadãos Portoalegrenses. Kleiton foi condecorado como Cônsul Emérito do Grêmio e Kledir recebeu o título de Cônsul Cultural do Internacional. No carnaval carioca de 2002 foram homenageados no desfile do Grupo Especial pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que apresentou um enredo inspirado na música “Deu pra ti”. Entre os vários prêmios recebidos, destaque para uma homenagem especial no Prêmio Açorianos, o troféu de Melhor Disco do Ano no Prêmio TIM e Melhor Disco Infantil no 24o Prêmio da Música Brasileira.

Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, Kleiton & Kledir, resolveram compor para crianças e lançaram pela gravadora Biscoito Fino o CD “Par ou Ímpar”, com músicas inspiradas nesse universo infantil cheio de fantasia e imaginação. O disco, que tem a participação especial da atriz Fabiana Karla, traz canções que falam de bichos, mágicos, bruxas, pirulitos estranhos, pum perfumado, brincadeiras de rua e até uma versão infantil da eterna guerra dos sexos.

Entusiasmados com o reconhecimento unânime de público e de crítica, K&K se uniram ao Grupo THOLL para realizar um espetáculo que vai ficar para sempre no imaginário das nossas crianças. O Grupo THOLL é criador de espetáculos infantis, teatrais e circenses, de extrema alegria, exuberância e bom gosto. “Par ou Ímpar”, o espetáculo reunindo K&K + Grupo THOLL + Fabiana Karla, foi gravado ao vivo em Porto Alegre e lançado em CD/DVD pela Biscoito Fino e foi ao ar como especial de televisão pela RBSTV e pelo Canal Brasil.

www.kleitonekledir.com.br

RAMIL E UMA Produções: (21) 2542.5956 / 2542.8304 contato@kleitonekledir.com.br