artistas 3

O SUL EM CIMA 03 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de ANA PAULA DA SILVA, ARAUCANA, ZÉ MANOEL, JANAÍNA FELLINI e JAIME SANTOS.


 

ANA PAULA DA SILVA  
É compositora, intérprete e produtora de sua obra e de outros projetos culturais, com 21 anos de carreira, lançou e produziu seis álbuns, um songbook e realizou shows e turnês no Brasil e exterior. Ganhou prêmios como Caixa Cultural, Prêmio Pixinguinha, no prêmio da Música Catarinense venceu na categoria Melhor Cantora (2015). Recebeu o Prêmio Grão de Música em 2017, foi finalista como autora/compositora e cantora no Prêmio Profissionais da Música e foi indicada como Melhor Cantora na categoria regional no Prêmio da Música Brasileira em 2017.
.
MÚSICAS:  01 – DITO E FEITO (Chico Saraiva / Juliano Holanda) //  02 – CHEGANÇA II – TAMBOR E REZA (Ana Paula da Silva / Sérgio Almeida) //  03 – CHEGANÇA III – AMOR PRA DAR E RECEBER (Ana Paula da Silva – Participação: Clara C. da Silva) //   04  –  COCO (Chico Saraiva / Makely Ka)
 .
ARAUCANA
O grupo une sons da América do Sul sob o olhar brasileiro em álbum “Espirais em Aquarela”.
No fim dos anos 90, o cantor e compositor Vitor Ramil definiu a estética única do sul do Brasil como a Estética do Frio – um ar próprio, quase isolado do país e próximo aos nossos vizinhos. Originária de Caxias do Sul, a Araucana é uma banda que trabalha a desconstrução sonora de vertentes musicais, especialmente a latino-americana, sobre o olhar brasileiro.
O grupo começou por intermédio de idéias e esboços do músico Maurício Kehrwald. O plano de misturar milongas com diferentes gêneros musicais jamais saiu de suas aspirações e, ao lado do guitarrista Carlos Balbinot, começou a produzir canções. Juntando-se com Nina Fioreze (voz), Rafael de Boni (acordeon), Lucas Chini (baixo) e Mateus Mussatto (bateria), o conjunto foi construindo um incomum encontro da MPB, groove, rock e trip hop, em uma mistura que flerta com as temperaturas amenas do sul brasileiro.
 .
MÚSICAS: 01 – LUZ DEL FUEGO // 02 – DO FOGO QUE SEGUE A QUEIMAR //  03 – SOY HUMANO, SOY DIOS. Todas de autoria de Maurício Kehrwald e Araucana.
 .
ZÉ MANOEL
O cantor, compositor e pianista Zé Manoel, de Petrolina – PE, lança seu 2º disco, selecionado pelo edital Natura Musical. O CD intitulado Canção e Silêncio (2015), tem a produção musical de Carlos Eduardo Miranda e produção das bases de Kassin, que também assumiu o baixo no trio formado por ele, pelo lendário Tutty Moreno e Zé Manoel. O disco conta com arranjos do maestro baiano Letieres Leite, do pernambucano Mateus Alves e do carioca Fábio Negroni e tem as participações especiais de Juliano Holanda (Guitarra), Pupillo (Bateria), do percussionista Johann Brehmer e da cantora Isadora Melo.
 .
Música: 01 – CANÇÃO E SILÊNCIO  de Zé Manoel.
 .
JANAINA FELLINI
Janaína Fellini nasceu na pequena Vitorino, no interior do Paraná. Filha de pai sanfoneiro – e todo esse lado da família formado por músicos e cantoras – ela só aprofundou seus conhecimentos na música após se mudar para Curitiba, onde fez faculdade de Jornalismo e se dedicou ao canto. Ela diz que, para sua música, deseja a leveza. “Gosto do caminho da sutileza para o meu trabalho…”
Janaína Fellini tem dois CDs lançados: JANAÍNA FELLINI (2012) e CASA ABERTA (2015)
Casa Aberta tem arranjos do maestro Letieres Leite e produção de Beto Villares. O projeto foi selecionado pelo Programa Rumos Itaú Cultural entre mais de 15 mil propostas. Gravado em seis dias na Chácara Asa Branca, em Campina Grande do Sul, no Paraná em fevereiro de 2015.
 .
Músicas: 01 – VARANDA (Alessandra Leão) do CD Casa Aberta //  02 – SEI DOS CAMINHOS (Itamar Assumpção / Alice Ruiz) do CD Janaína Fellini //  03 – NA RODA DA SAIA VERMELHA (Janaína Fellini / Estrela Leminski) do CD Janaína Fellini.
 .
JAIME SANTOS
Jaime Santos, músico e compositor gaúcho nascido no bairro de Navegantes em Porto Alegre, aos cinco anos mudou-se para Canoas, cidade vizinha de POA onde morou com os pais até os quinze anos.
Trabalha com música desde 1982, mas profissionalmente desde 1994. Trabalha com sua voz e seu violão, fez diversos cursos de música e de instrumento, sempre com ênfase em violão popular. Participou também de diversos festivais competitivos, de interpretação e de festivais curriculares onde estudou com os melhores professores da área (MPB) pelo país. Obteve experiências em gestão de projetos, pré-produção, produção musical, composição popular e estética de palco. Natural de Porto Alegre, Jaime Santos morou em Florianópolis e hoje reside em Londrina, no norte do Paraná.
Em abril de 2019, Jaime Santos & Os Santos de Casa lançam o “CD Romã” que é a seleção das melhores músicas de Jaime Santos e de seus parceiros em 30 anos de trabalho autoral. Com uma característica bem clara nos arranjos e direção musical de Israel Laurindo e Fernando Arruda, que o disco levou uma roupagem brejeira e eclética. Este trabalho circula entre o urbano e o rural brasileiro. Esta é a “cara” criada para o CD Romã, que povoa o imaginário universal e o interiorano do pais continente. As músicas dão o toque da transversalidade na cultura musical do país.
Este projeto é completamente independente, uma iniciativa da Moca Produtora, Israel Laurindo (arranjador), do Fernando Arruda (direção musical). Contou ainda com a participação de vários amigos músicos de Londrina/PR e do sul do Brasil, de amigos no apoio financeiro e na criação.
.
Músicas: 01 – ÓLEO SOBRE TELA (Jaime Santos / Itamar Rios) // 02 – TODO TEMPO (Jaime Santos / Ewerton César ) Participação de Lula Barbosa // 03 – ROMÃ (Jaime Santos / Aldo Moraes).  Músicas do CD ROMÃ de Jaime Santos & Os Santos de Casa.
 .
CONTATOS:
http://www.anapauladasilva.com/
https://www.facebook.com/araucanaoficial/
http://www.zemanoel.com.br
http://www.jaimesantos.com.br/
https://www.facebook.com/janainafellinimusicbrazil/
 

One thought on “O SUL EM CIMA 03 / 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *