ARTISTAS PGM 2

O SUL EM CIMA 02 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição está cheio de novidades!
 
A partir desse programa, a convite de Kleiton Ramil,  estréia um novo integrante em nossa Equipe que é o querido músico, compositor e produtor Luciano Balen! 
Ele vai apresentar artistas do Sul e também de outras regiões, músicos consagrados e da novíssima música brasileira, mostrando o tudo o que vem acontecendo em termos de música!

Vamos apresentar nesse programa músicas de Luedji Luna, Duda Beat, Radiola Serra Alta, Simona Talma, Cuscobayo, Aiace, Lucas Estrela, Jaloo, Trabalhos Espaciais Manuais, Tuyo, Capim, Tagore e Samuca e a Selva:


 

 1- BANHO DE FOLHAS –  LUEDJI LUNA  – Cantora e compositora baiana,  Luedji Luna iniciou seus estudos em música na Escola Baiana de Canto Popular, fundada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Ana Paula Albuquerque.   Desde 2011 vem se apresentando em recitais nos principais palcos de Salvador. Foi vencedora da etapa regional do Festival da Canção Francesa, realização da Aliança Francesa em 2013. 

Em 2017 a cantora lançou seu primeiro disco que leva o mesmo nome do seu single, “Um Corpo no Mundo”. O trabalho foi contemplado em primeiro lugar com o Prêmio Afro em patrocínio com a Petrobrás, e conta com a produção de Sebastian Notini, músico sueco radicado na Bahia, também produtor dos dois últimos discos de Tiganá Santana, e o mais recente trabalho da também baiana Virgínia Rodrigues, o premiado “Mama Kalunga”. No segundo semestre de 2018, a cantora realizou turnê de seu primeiro disco por 5 estados do país, com apoio do Natura Musical.  

 2 – BOLO DE ROLO  –  DUDA BEAT    – Duda Beat é uma pernambucana radicada no Rio que apareceu inicialmente fazendo backing vocals nos discos de Letrux e Castello Branco. Ela canta, porém, desde os 13 anos. Duda transformou suas experiências amorosas em canções e assim nasceu seu disco de estreia, o recém-lançado “Sinto Muito” (2018).   um disco que transita por diferentes gêneros: tecnobrega, axé, indie, baladas românticas.

 3  – COCO DE NOSSO SENHOR  –  RADIOLA SERRA ALTA  –  A cidade pernambucana de Triunfo preza pela singularidade, seu clima ameno, suas tradições, sua magia e poesia, o mistério de suas ladeiras. Em meio a esse terreno fértil surge o Radiola Serra Alta, dupla eletrônica que promove um diálogo entre cultura popular e as novas tecnologias . Trajados de figuras tradicionais do Carnaval triunfense, a Veinha e o Careta, essa dupla preserva suas identidades em sigilo, com muita irreverência e energia. Utilizando-se da técnica da performance ao vivo, a dupla realiza espetáculos inusitados e surpreendentes, sempre interagindo com o público. São os brincantes eletrônicos do Alto Sertão do Pajeú. Em seu primeiro disco, Computador de Ciço, a dupla eletrônica catalisa elementos da cultura popular nordestina como o côco de roda, o aboio, o forró e os reprocessam em batidas do dub, jungle e drum and bass, ou como a dupla mesmo intitula, “um eletrococo muderno”. Produzido por Chico Correa, o disco é uma celebração ao batuque binário nordestino.  

 4 –  CRUSH –  SIMONA TALMA  – Cantora e compositora de blues, rock e jazz brasileiro em português e com brasilidade. Simona já participou do The Voice Brasil e tem muitos anos de estrada. Simona já fez parte do projeto Trem Fantasma e também participa da banda  Talma & Gadelha. 

 5 – DAKAR –  CUSCOBAYO    –  A Cuscobayo surgiu em julho de 2012, em Caxias do Sul e logo se tornou notória pelas suas composições próprias e pelo público seguidor que começou a atrair. Desde então lançou um EP (‘Na Cancha’, 2013) e um disco (‘Cuscobayo’, 2016), chegando a mais de 200 shows por cerca de 50 cidades de 7 estados diferentes, passando por grandes festivais (Bananada, Morrostock, Móveis Convida, inúmeros Grito Rock, Pira Rural, Acid Rock, dentre outros) 

 6 – DENTRO ALI – AIACE  –  Aiace integra a nova geração de cantoras/compositoras baianas. Formada em Canto Popular pela UFBA, integra o grupo Sertanília e lança seu primeiro disco solo intitulado “Dentro ali”. 
Com uma linguagem contemporânea e urbana, Aiace utiliza elementos da música popular brasileira, Jazz e elementos do universo Pop e Rock, mas sem esquecer as raízes ancestrais afro-baianas. Em suas músicas canta sobre temas que são atemporais, levando o ouvinte a um lugar cheio de nuances e texturas que dialogam com as referências musicais mais diversas, vestidas pela doçura e expressividade da voz de Aiace.  

 7 – LAMBADA STAR – LUCAS ESTRELA  –   O guitarrista Lucas Estrela é um dos expoentes da música paraense atual e lançou em 2017 seu álbum “Farol”.

Com patrocínio do Natura Musical, apoio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará, “Farol” traz uma importante marca na renovação da criativa cena local amazônica através da utilização de elementos distintos como tecnoguitarrada e eletrocarimbó. O segundo disco de Lucas (o 1º foi o disco independente Sal ou Moscou de 2016) representa um momento de consolidação do seu estilo de compor. “A base do disco é a guitarra, bases eletrônicas e elementos percussivos da música tradicional paraense. Mas outras idéias vão sendo adicionadas a essa fórmula, sempre com a idéia de promover uma aproximação entre a música regional da Amazônia e a música eletrônica global moderna”, revela o compositor. 

8 – LAST DANCE  – JALOO  –  Jaloo, sonoridades regionais e beats eletrônicos, influências tecnológicas e das florestas e rios do norte do Brasil, transformadas em uma musicalidade única e memorável.  Nascido Jaime Melo Maciel  Junior, 31 anos em Castanhal, Pará, Jaloo é um artista da nova geração de cantores e performers que vem ganhando reconhecimento musical consistente, especialmente entre a classe artística.

 9 – MANOBRA DE DOBRA EM URANO  –   TRABALHOS ESPACIAIS MANUAIS   –  Banda brasileira de música instrumental composta por 10 integrantes, que mistura elementos de Funk, Samba, Rock e Jazz. O Grupo desenvolveu sua sonoridade e conquistou seu público através do formato Baile-Show, onde estilos como o samba, o funk e o rock’n’roll são misturados com pitadas de jazz em uma atmosfera dançante.  

10 – SOLAMENTO –  TUYO  –  Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. Transitando entre a organicidade e texturas eletrônicas, o trio passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. O estilo contemplativo e introspectivo da Tuyo se evidencia no álbum “Pra Curar” (2018), apresentando uma proposta vocal audaciosa, letras abstratas e beats mais complexos. Sem medo de sair da superfície, a Tuyo cria um som flutuante, repleto de força e sensibilidade. Uma simbiose mística entre o belo, o triste e o visceral.   

 11 – POR NÓS –  CAPIM   –  A banda nasceu no final de 2017 é formada por Lumi Queluz e Didi Maçaneiro.

“Somos uma dupla que vive por entre os Vales do Rio Itajaí em Santa Catarina e o ambiente em que vivemos salta por nossas referências e reflete nas melodias e letras que compomos. “Ainda sobre o propósito do projeto, os músicos falam que “trata-se de músicas rurais inspiradas no relevo de nossa região. A rotina transforma lindos cenários em paisagens banais, a inspiração do projeto veio da necessidade de compreender diariamente essas paisagens, enxergar a beleza que nos rodeia e valorizar esta natureza tão generosa através da música”. E completam, “acreditamos que o grande objetivo deste trabalho é fortalecer a ruralidade do Vale do Itajaí, as montanhas, o relevo e criar um estilo musical original que represente a região em que vivemos dentro do cancioneiro brasileiro”.

12 – MUDO – TAGORE    –  TAGORE, quinteto pernambucano integrado por Tagore Suassuna (voz e violão), Caramurú Baumgartner (percussão e voz) Júlio Castilho (baixo/guitarra/synth), Emerson Calado (bateria) e João Cavalcanti (baixo/guitarra/synth). Seu som é uma mescla de baião, folk, rock e arranjos psicodélicos, resultando em um som original que agrada os ouvidos e faz a gente batucar os pés e balançar a cabeça. Em 2014 realizou mais de trinta shows por sete estados brasileiros: São Paulo, Goias, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em 2015 participou dos festivais Rec Beat (PE), Psicodália (SC) e Grito Rock (GO) e continua sua tour Movido a Vapor pelo Festival Brasileiro de Música de Rua.

13 – MADURAR – SAMUCA E A SELVA  –  Indicada em 2017 ao 28º Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo na categoria canção popular, Samuca e a Selva é um coletivo que é fruto da união entre o cantor e compositor Samuel Samuca a um grupo de músicos de projetos de sucesso na cena da música contemporânea de São Paulo: Victor Fão, Bio Bonato, Fabio Prior e Guilherme Nakata, da Nomade Orquestra; Felipe Pippeta, da OBMJ além de Allan Spirandelli e Kiko Bonato, do Ba-boom, além de Leo Malagrino no baixo e Lucas Coimbra nos teclados e acordeom. Juntos desde 2014, o grupo vêm conquistando público e crítica por onde tem passado.

Produzido por Marcos Mauricio, seu álbum de estreia “Madurar” foi lançado em setembro de 2016 pela YB Music e contou com participações de grandes nomes como Thiago França e Maurício Fleury. Nele a banda traz 12 canções autorais que conduzem os ouvintes a um mergulho profundo em seu universo plural, que mistura com respeito gêneros da música popular e regional brasileira à clara influência vinda da música latina, do jazz e do afrobeat. Tudo isso traduzido em canções acessíveis, crônicas poéticas do cotidiano. Ao vivo, o coletivo se apresenta com grande carisma e intensidade, propondo uma experiência multicultural, imersiva e dançante a todas as plateias.

One thought on “O SUL EM CIMA 02 / 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *