marcelo_delacroixdany_lopez-credito_marcelo-d

O Sul em Cima – Dany López e Marcelo Delacroix

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra os trabalhos de DANY LÓPEZ e MARCELO DELACROIX.

DANY LÓPEZ

Compositor, instrumentista, arranjador e produtor artístico, Dany López é um importante representante uruguaio no intercâmbio musical entre o Rio Grande do Sul (BR), Uruguai e Argentina. Foi pianista no show Sin Fronteras (Porto Alegre em Cena 2009), onde conheceu Marcelo Delacroix e formou uma “parceria”, que resultou no disco Canciones Cruzadas, lançado em turnês no Rio Grande do Sul e Uruguai em 2013. El Maestro, como carinhosamente o chamam os músicos que o rodeiam, além de ter realizado música para teatro e acompanhar um grande número de compositores e intérpretes como pianista e tecladista,  produziu mais de 15 álbuns, destacando entre eles Mar Abierto, de  Daniel Drexler, que recebeu o  prêmio Gardel de 2013.

Em 2015 ele lançou seu segundo álbum solo, “Polk”. O disco contém em sua essência, uma ideia integradora de música e dos fenômenos culturais em geral em um repertório que inclui e transcende o regionalismo, os entrelaçando ao rock e pop, e conta com a participação de Vitor Ramil (BR), Zeca Baleiro (BR), Queyi (ES) e Mariana Baraj (AR). “Polk” é um neologismo criado por Dany López para descrever um universo de formas culturais, formas de perceber o mundo e fazer arte. Popular e folclórica (como um fenômeno regional), pop e folk (como um fenômeno universal) integrados em um final que resulta em uma plataforma integradora: um lugar de inclusões. A idéia é integrar as polaridades, transcendendo divisões e categorias, entendendo que, em última análise, os reducionismos e exclusões acabam nos empobrecendo.

“Minha experiência de ouvir música começa numa casa povoada de sons: tango e folclore, música clássica, rock. Duke Ellington e Deep Purple, entre milhões de outras coisas, formando a trilha sonora da minha infância e adolescência. Mais tarde, fui somando mundos como “fazedor” de músicas, tocando para outros, dirigindo distintas formações musicais, arranjando, produzindo, compondo minhas próprias canções – em todas essas ocasiões, cruzando com outras pessoas, com outros universos, e deixando-me contagiar por suas músicas . “Polk” não se restringe à música, mas a um modo de “estar no mundo” e funciona como um organismo permeável ao universo cultural. ” – Dany López

MARCELO DELACROIX

Músico, compositor, cantor, arranjador, produtor e educador musical. Estudou na Escola de Música da OSPA e cursou o Bacharelado e licenciatura em Música na UFRGS, com ênfase no violão. Tem dois discos independentes gravados, Marcelo Delacroix (2000), com o qual ganhou o Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco de MPB, e Depois do Raio (2006), premiado com os Prêmios Açorianos de Melhor Disco de MPB, e Melhor Disco do Ano. Para ouvir mais de Marcelo Delacroix, acesse: http://osulemcima.com/blog/2015/02/21/o-sul-em-cima-2-marcelo-delacroix/
Vamos mostrar no programa O Sul em Cima, músicas dos álbuns POLK de DANY LÓPEZ lançado em 2015 e  Canciones Cruzadas (2013) que é fruto de uma parceria musical entre o gaúcho Marcelo Delacroix e o uruguaio Dany López, em que cada músico lança um olhar distinto sobre as composições do outro, cruzando canções, ritmos e influências do Brasil e do Uruguai.

Contatos:

https://www.facebook.com/danylopezoficial/?fref=ts

http://www.danylopez.net/

https://www.facebook.com/marcelodelacroix/?fref=ts

 

PARTE 1: 


PARTE 2:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *