livia e arthur_foto claudia cavalcanti

O Sul em Cima – Lívia Nestrovski

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de LÍVIA NESTROVSKI, em especial músicas dos álbuns “DUO”, parceria com Fred Ferreira e “PÓS VOCÊ E EU” com Arthur Nestrovski.

LÍVIA NESTROVSKI e FRED FERREIRA

livia e fred

Lívia Nestrovski, cantora, e Fred Ferreira, guitarrista, vêm sendo apontados de forma proeminente dentre a nova geração de artistas do país, participando de projetos que os destacam tanto individualmente quanto em duo, no Brasil e no exterior. Já passaram por França, Portugal, Hungria, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Indonésia. Buscando um distanciamento das maneiras tradicionais de interpretação, o duo utiliza-se somente de guitarra, voz e efeitos eletrônicos para traçar narrativas sutis e inusitadas entre canções de Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik, Milton Nascimento e compositores da nova geração, além de intersecções destas com peças de música erudita, como as de Britten e Debussy. O virtuosismo e a expressividade se encontram para evidenciar aspectos do que o próprio Wisnik descreve como a “gaia ciência” da canção popular brasileira, onde fica evidente a “permeabilidade entre a citação culta e a fluência lírica, a densidade e a transparência, a filosofia e o sentido paródico, a inocência cem vezes refinada”.

Em 2012 lançaram o disco DUO, que nas palavras de Tom Zé, tem a canção Jogral como grande destaque de um disco “muito feliz nas escolhas”. Já Luiz Tatit destaca: “todas [as canções] dizem ao que vieram. Mas Youkali é uma das melhores interpretações que já ouvi na minha vida”. O disco foi apontado também como ousado, inovador (Guia da Folha) e arrojado (Revista Continente).

LÍVIA NESTROVSKI é formada em Canto Popular pela UNICAMP e é mestre em Musicologia pela Uni-Rio, onde desenvolveu trabalho sobre o scat singing na música brasileira. Iniciou seus estudos musicais nos Estados Unidos, onde residiu entre 1999 e 2002, recebendo 8 prêmios por excelência musical em competições solo e de coral no estado de Indiana. Em 2013, foi apontada pelas revistas Marie Claire e Vogue como uma das novas vozes da música nacional. Em 2014, foi descrita pela revista Polivox como uma cantora de “presença luminosa, avassaladora”, cuja voz é “uma das maiores realizações da canção brasileira contemporânea”. Desde 2008, é solista de Arrigo Barnabé, que em entrevista recente referiu-se a ela como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”. Lívia Nestrovski lançou os discos DUO (2012), com o guitarrista Fred Ferreira, com quem já excursionou o país e o exterior, e De Nada Mais a Algo Além (2013), aclamado disco em parceria com Arrigo Barnabé e Luiz Tatit contendo canções inéditas dos dois. Pós Você e Eu, em parceria com seu pai, Arthur Nestrovski, foi lançado em 2016.

FRED FERREIRA é graduado em Composição e Viola de Orquestra pela UNICAMP. Atua como arranjador, diretor musical, trilhista e instrumentista em diversos trabalhos, tanto no meio erudito quanto popular. Tocou e gravou com artistas como Alcione, Rita Benneditto, Elymar Santos, Orlandivo, Bebeto, Jair Rodrigues, Simoninha, Ritchie, João Sabiá, Carlos Dafé, Paula Lima, Léo Jaime, Sandra de Sá e Fernanda Abreu. Foi solista do samba-enredo de 2013 da Mocidade Independente de Padre Miguel. Foi arranjador do concerto “Imagine: A Canção Inglesa de Purcell aos Beatles” (para teorba, viola da gamba e contratenor) e do projeto “Cartas e Canções” (para guitarra elétrica, teorba, contratenor e cantora popular – patrocinado pelos CORREIOS). É arranjador e diretor musical do cantor Eduardo Canto, com quem realizou ciclos de tributos a cantores e compositores da época de ouro do Rádio (recorde de público de importantes teatros do Rio de Janeiro). Fez trilhas para os espetáculos “Conhece-te a ti mesmo”, vencedor do Prêmio Klauss Viana de Dança – Funarte (2006), “A Terceira Margem do Rio” (teatro), e para o curta-metragem “Iracema” (Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo). Em 2014, participou do Java Jazz Festival, em Jakarta (Indonésia). Em 2015, apresentou-se no Maracanã e no Rock in Rio.

As músicas apresentadas do CD “DUO” de LÍVIA NESTROVSKI e FRED FERREIRA são:

Clube da Esquina (Lô Borges / Márcio Borges / Milton Nascimento) / Estrada do Sol (Dolores Duran / Tom Jobim) / Modinha (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)  / O Paraíso (Rudi Vilela) / Youkali (Kurt Weill / Roger Henry Bertrand) / Jogral (Djavan / Filó Machado / José Neto).

LÍVIA E ARTHUR NESTROVSKI 

livia e arthur

Pela primeira vez juntos em disco, pai e filha apresentam um repertório que traz, lado a lado, Pixinguinha e Luiz Tatit, Ary Barroso e Arrigo Barnabé, Tom Jobim e Dolores Duran, além de composições do próprio Nestrovski e algumas de suas versões para canções americanas e Lieder de Schubert e Schumann. Arthur Nestrovski é diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), desde 2010. Formado pela Universidade de York (Inglaterra) e doutor em música e literatura pela Universidade de Iowa (EUA), o violonista e compositor toca ao lado de artistas como Zé Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Paula Morelenbaum e Zélia Duncan, no Brasil e no exterior. Lançou o DVD O Fim da Canção (com Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik, selo SESC, 2012) e os CDs solo Jobim Violão (IMS, 2007/ Biscoito Fino, 2009) e Chico Violão (Biscoito Fino, 2010), além de um disco de composições, Tudo o Que Gira Parece a Felicidade (Gaia Discos, 2006), e Pra Que Chorar (Biscoito Fino, 2011), ao lado de Celso Sim.

As músicas apresentadas  do CD “Pós Você e eu” de Lívia e Arthur Nestrovski lançado em 2016 são: PÓS VOCÊ E EU  (Arthur Nestrovski / Luiz Tatit) / SERENATA [STÄNDCHEN]  (Franz Schubert / Ludwig Rellstab) – Versão: Arthur Nestrovski / LONDRINA  (Arrigo Barnabé)  / I’M THROUGH WITH LOVE  (Matty Malneck / Gus Kahn/ Fud Livingston // Adeus, amor (versão: Arthur Nestrovski) / PRA QUE CHORAR [ICH GROLLE NICHT]  (Robert Schumann  / Heinrich Heine – versão: Arthur Nestrovski / VEJO VOCÊ (I Only Have Eyes for You) (Harry Warren / Al Dubin – versão: Arthur Nestrovski )

Contatos:

https://duoliviafred.com/

https://www.facebook.com/LiviaNestrovskiEFredFerreira/

https://www.facebook.com/pos.voce.e.eu/

 

PARTE 1


PARTE 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *