Gastão villeroy _ foto de marcos hermes

O Sul em Cima – Gastão Villeroy

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de  GASTÃO VILLEROY, em especial músicas de seu CD “AMAZÔNIA, AMAZÔNIA”.

Depois de anos tocando e gravando com artistas brasileiros e estrangeiros de renome, finalmente o baixista gaúcho, nascido em São Gabriel/RS GASTÃO VILLEROY estreia em disco solo.

Com a presença de Lenine, Maria Gadú, Milton “Bituca” Nascimento, Seu Jorge, Samuel Rosa, Chico Chico, Antonio Birabent e Kika Werner, o instrumentista internacional, Gastão, faz do seu primeiro álbum uma amazônia de sentidos. Com músicas que vão do mais profundo instrumental com batidas de jazz e referências latinas, caminhando pelo samba e chegando até à bossa nova, somos convidados a desbravar o que as raízes brasileiras e as tendências contemporâneas tem de melhor: a capacidade de nos fazer viajar. O resultado de toda essa pluralidade resulta na união que torna tudo singularmente familiar.

Em “Amazônia, Amazônia”, Gastão mostra como a música do sul marcou sua carreira: “Recebi muita carga da música dos pampas, onde nasci. Mesmo nos sambas e músicas com sotaque nordestino é visível a influência dos ritmos gaúchos. Lenine, que divide a faixa ‘Rio Seco’ comigo, costuma dizer que esta composição é uma ‘milonga-maracatu’ “, conta Villeroy.

Sobre Gastão Villeroy

Gastão Villeroy é baixista, compositor e cantor, nascido em São Gabriel, RS. Começou sua carreira musical em Porto Alegre, para onde se mudou aos 9 anos de idade. Cresceu ouvindo as músicas que seu pai, Gil Villeroy, pianista amador e assíduo compositor, tocava ao piano e violão, ou colocava na vitrola. Ouviam de Tom Jobim a Bach, de Frank Sinatra a Beatles.

Aos 17 anos Gastão foi baterista da banda de rock progressivo “A Mursa”, com seus dois irmãos e mais dois amigos. Em Porto Alegre, estudou com Everson Vargas e Ary Piassarolo e teve a oportunidade de tocar com alguns dos principais artistas gaúchos, dentre os quais seu irmão Antonio Villeroy, com quem tem uma parceria até os dias de hoje, em discos, dvd e canções. Com 27 anos mudou para o Rio de Janeiro onde aprofundou seus estudos. Estudou baixo elétrico, com Jorge Helder e Iuri Popov, baixo acústico com Dener Campolina e Harmonia, com o mestre húngaro Ian Guest. Desde então, teve a oportunidade de tocar com diversos artistas, do samba ao rock, do forró ao erudito, do brega ao jazz. “Foi a escola que a vida me proporcionou, com muito orgulho” diz Gastão.

Gravou com Dione Warwick, Tim Reies ( saxofonista dos Rolling Stones ), com o cantor colombiano Stéfano. Tocou com as cantoras portuguesas Carminho e Marisa, com o Argentino Fito Paes, o uruguayo Rubem Rada e o congolês Lokua Kanza. Na MPB e no jazz, teve a oportunidade de dividir o palco com Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Caetano Veloso, João Bosco, Lenine, Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Tim Maia, Sandy, Carlinhos Brown, Maria Rita, João Donato, Ana Carolina, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Sargenteli, Luis Airão, Banda Zero, Nando Reis, Alceu Valença, Dominguinhos, João Carlos Martins, Kátia, Sidney Magal, Wayne Shorter, Ron Carter e muitos outros.

Em 2001, comecou a tocar com Milton Nascimento, com quem gravou 3 álbuns e 2 dvds e com quem trabalha até os dias de hoje. “Foi Milton que me viu cantando, testando seu microfone, em uma passagem de som, na Itália, na primeira tour que fizemos à Europa. Bituca disse que eu cantaria Morro Velho com ele naquela mesma noite. Anos depois, o mesmo Milton me convidou a dividir, com ele, uma faixa em um disco que saiu somente na Inglaterra, para a revista seleções. Estava dado o start na minha carreira de cantor, algo inusitado para mim, até então.Em 2009 comecei a tocar com a cantora Maria Gadu, com quem gravei 1 disco e 1 dvd. Viajamos pelo Brasil inteiro, Europa, EUA e África, durante 6 anos. Gadu sempre me deu espaço para que cantasse nos shows, invariavelmente dividindo os vocais com ela, ora em sua composição “Laranja”, ora em “Maria Solidária” de Milton e Fernando Brant. Gadu e Bituca são alguns dos responsáveis pela minha decisão de gravar um disco com minhas músicas, além de minha família, especialmente à Kika Werner, que esteve ao meu lado quando compus a maioria das canções e sempre apoiou esse projeto” conta Gastão.

 

Vamos ouvir no programa, as músicas:

Caballito,

Rio Seco (part. Lenine);

Amazônia, Amazônia (part. Maria Gadu);

Ismália (part. Milton Nascimento);

Ilusionado (part. Antonio Birabent);

Buscando Tu Amor (part. Chico Chico);

Casamenteiro (part. Seu Jorge);

Na Picada da Maré (part. Samuel Rosa);

It Would Never Be Enough (part. Kika Werner);

Pampa Andaluz.

 

PARTE 1


 

PARTE 2

One thought on “O Sul em Cima – Gastão Villeroy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *