RUY FARIA_

O Sul em Cima – Ruy Faria

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a RUY FARIA e mostra músicas de seus discos “Amigo é Pra Essas Coisas” e “Ruy Faria – 50 anos de carreira”.

RUY FARIA

Nascido no dia 31 de Julho de 1937, no Município de Cambuci, no Rio de Janeiro, Ruy Alexandre Faria é um cantor, compositor e produtor musical. Filho de Enedina Alexandre Faria, que tocava piano e Octávio Faria, segundo pistom de uma banda, iniciou suas atividades musicais como crooner do “Boêmios do Ritmo”, um conjunto de baile de Santo Antônio de Pádua (RJ). Em Niterói, com Gerardo, Gilberto Peruzinho formou o Trio Alvorada, cover do Trio Irakitan e atuou como músico, cantor e ator no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), ao lado de Carlos Vereza, João das Neves e Oduvaldo Viana Filho, entre outros. Em 1964, integrou o Conjunto do CPC, um embrião do que viria a ser o MPB-4, que em 1965 por força do golpe militar de 64, virou profissional, em São Paulo. Formou então um dos principais grupos musicais da MPB, ao lado de Magro, Miltinho e Aquiles e fez parte do MPB-4 até o ano de 2004.

Paralelamente ao seu trabalho com o MPB-4, Ruy gravou em 1984 com produção e direção próprias, o  disco solo “Amigo é pra essas coisas”, com direção musical do maestro Luiz Antônio e a participação do Chico Buarque, do Quarteto em Cy, MPB-4 e o violino de Kleiton Ramil. Com o repertório básico deste disco e textos de Millôr Fernandes, Ruy fez shows individuais em várias partes do mundo – todas elas no Brasil, como diria o próprio Millôr. Atuou como diretor artístico e produtor musical de um disco de Roberto Nascimento e do LP “Pronta pra consumo”, de Cynara, do Quarteto em Cy, com quem foi casado e teve três filhos: João, Irene e Francisco.

Ruy foi responsável por assinar inúmeros roteiros para espetáculos do MPB-4, como “Canções e momentos”, “Feitiço carioca” (em homenagem a Noel Rosa em 1987), “Melhores momentos” (em homenagem aos 30 anos do Canecão/RJ) e, com Miguel Falabela e Maria Carmem, “Arte de cantar” (em comemoração aos 30 anos de carreira do grupo). Atuou também como diretor artístico do CD “Melhores momentos”, gravado ao vivo pelo MPB-4 no Teatro Rival. Participou de projetos como roteirista e diretor geral de shows de Danilo Caymmi; Marisa Gata Mansa e Reinaldo Gonzaga em homenagem à obra de Antonio Maria; Do show de lançamento do CD da cantora Dora Vergueiro e do show de lançamento do instrumentista, compositor e cantor Kiko Furtado.

Ao deixar o MPB-4, após 40 anos de trabalho em conjunto, Ruy fez shows em dupla com o compositor Carlinhos Vergueiro, no Rio de Janeiro e em 2005, lançaram juntos o CD “Dupla brasileira – Só pra chatear”, reverenciando duplas que marcaram o cenário da música popular brasileira, como Francisco Alves e Mário Reis, Cascatinha e Inhana, Zé e Zilda, Jackson do Pandeiro e Almira, Joel e Gaúcho, Jonjoca e Castro Barbosa, Toquinho e Vinicius, Irmãos Tapajós e ainda Cynara e Cybele.

Em 2008, Ruy adaptou e dirigiu o espetáculo musical “Calabar”, de Chico Buarque e Rui Guerra, no Teatro Niemeyer, Niterói.

Ruy Faria lançou em 2016 o álbum “Ruy Faria – 50 anos de carreira”  lançado pela PlayRec Music com participações especiais do pianista Edu Toledo e da violinista Lara Salustiano e pode ser baixado no ITunes, Google Play Music, Spotify, entre outros.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, as músicas dos álbuns Amigo é Pra Essas Coisas e Ruy Faria – 50 Anos de Carreira::

1 – AMIGO É PRA ESSAS COISAS –  (Aldir Blanc / Silvio da Silva Júnior)  -Participação : Chico Buarque

2 – CACO VELHO – (Ary Barroso) -Participação: Kleiton Ramil

3 – AMAR DE NOVO – (Magro Waghabi / Miltinho “MPB4”) – Participação: MPB4 / Quarteto em Cy

4 – NÓS DOIS – (Milton Nascimento / Luiz Avellar)

5 – TROCANDO EM MIÚDOS – Chico Buarque / Francis Hime

6 – COMO FUE – Ernesto Duarte

7- BEATRIZ – Chico Buarque / Edu Lobo

8- MEDO DE AMAR – Vinícius de Moraes

9- DESENHO DE GIZ – João Bosco

10- ABRAZAME ASÍ  –  Mário Clavell

11- SE EU QUISER FALAR COM DEUS –  Gilberto Gil

12- ESTATE –   Brighenti – B. Martino

13- LA PUERTA –  Luís Demetrio

14 – VALSA TRISTE –  Edu Toledo / Paulo César Feital

 

PARTE 1 –


PARTE 2 –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *