O SUL EM CIMA 25 / 2023

O SUL EM CIMA 25_2023_GRUPO UMA TERRA SÓ


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos dos artistas do grupo Uma Terra Só (com Bernardo Pellegrini, Dadá Malheiros, Nina Ximenes, Geslaney Brito & Iara Assessú, Marcos Bassul e Divino Arbués)

 
1- BERNARDO PELLEGRINI – Nasceu em 1958 em Londrina e começou sua trajetória musical no Paraná, nos anos 70. Ao longo de sua trajetória, lançou os álbuns Humano Demais, Dinamite Pura, Quero Seu Endereço e É isso que vai acontecer.  O álbum ‘Outros Planos‘ lançado em 2018, pode ser considerado o resultado de uma maturidade sonora e poética de Pellegrini. Como articulador cultural, Bernardo teve um papel fundamental como um dos idealizadores do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Atualmente, Bernardo Pellegrini é o secretário de Cultura de Londrina.
Músicas do álbum Outros Planos: 01 – Outros Planos – Bernardo Pellegrini // 02 – A Lua é Minha – Bernardo Pellegrini e Mário Bortolotto
 
2 – DADÁ MALHEIROS – nasceu em Recife, Pernambuco. É compositor, arranjador, músico e produtor musical. Compositor Erudito, teve algumas peças executadas por vários grupos e orquestras como Peccatte String Quartet, Orquestra Enigmatic nos U.S.A, Orquestra Sinfônica do Recife, Quarteto Encore (PE), entre outros. Dadá é diretor e produtor musical de CDs e Eventos e tem vasto currículo como compositor, arranjador de orquestras, solista, maestro e músico.
Música: 01 – “2º e o 3º movimentos da Sinfonietta nº 2” – Dadá Malheiros, executada pela Orquestra Sinfônica do Recife em 1ª audição mundial, no dia 12/04/2023, Teatro de Santa Isabel, Recife. 
 
3 – NINA XIMENES – nasceu em Fortaleza e mora atualmente em São Paulo. Atualmente, faz parte de dois trios: ‘Xiambê’ e ‘Triskelion’ (new age), mas também segue com sua carreira solo. No ano de 2019, lançou o CD Natural. O álbum surpreende pela diversificação, representada por um repertório bastante diferenciado, no qual se misturam bossa nova, balada, new age, pop, baião, samba canção. Essa mistura de gêneros se uniformiza, entretanto, pela voz única e singular de Nina, que traz, naturalmente, a unidade que faltava nesse caleidoscópio sonoro que ela mesma escolheu interpretar. 
Músicas: 01 – Garota de Ipanema (The Girl from Ipanema) – Tom Jobim / Vinícius de Moraes – versão: Norman Gimbel – participações: Jane Duboc e a pianista Sílvia Goes // 02 – Lindo Lago do Amor – Gonzaguinha 
 
4 – GESLANEY BRITO e IARA ASSESSÚ – Artistas do interior da Bahia, da cidade de Vitória da Conquista , Sudoeste baiano. Propõem no repertório musical, além das canções autorais, as parcerias que retratam o colorido que já existe na música que pensam como diversa. As cirandas, os folgues e demais tradições habitam em suas percepções. Bem como as relações das músicas urbanas e rurais, particulares e ao mesmo tempo, interdependentes, sinestésicas, convergentes com a musicalidade brasileira. Músicas: 01 – Janeiro – Geslaney Brito – intérpretes: Geslaney Brito e Iara Assessú // 02 – Déjà Vü – Geslaney Brito – intérpretes: Geslaney Brito e Iara Assessú
 
5 – MARCOS BASSUL – é compositor, violonista e intérprete nascido em Niterói (RJ). Começou a fazer shows por Minas Gerais durante a década de noventa. A partir de 1992, em Brasília, compôs e produziu trilhas para teatro enquanto continuava no circuito de casas noturnas e estudava Licenciatura em Música na Universidade de Brasília. Lançou em 2005 seu primeiro CD – Portfólio, um CD com músicas gravadas em épocas diferentes, num repertório de estilos variados. Gravou em 2012 o CD – Acustico ma non troppo, um CD que dá destaque à capacidade técnica e criatividade do músico instrumentista. 
Músicas (de Marcos Bassul): 01 – O trem – com Marcos Bassul e Thiago Lunar nas vozes // 02 – Saideira
 
6 – DIVINO ARBUÉS – é cantor e compositor de Mato Grosso, mais precisamente da região do Araguaia e tornou-se conhecido com as músicas que foram consagradas em seus três primeiros discos. Sua carreira artística nasceu dos Festivais do Centro-Oeste do Brasil. Ao todo, em sua trajetória, Arbués lançou 8 discos, 2 livros e desempenha um destacado ativismo cultural, participando na idealização e produção de dezenas de eventos, atuando em vídeos, participando em trilhas sonoras, atividades de literatura e de vários segmentos culturais. Músicas: 01 – Beijo Brasileiro – Divino Arbués // 02 – Passarinho do Sertão – Divino Arbués
 
Contatos:
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *