1596827122224850

O SUL EM CIMA 24 / 2020

Nessa edição de O Sul em Cima vamos mostrar os trabalhos de Killy Freitas e Antonio Skármeta, Bianca Obino, Ronaldo Pedra e Babadan  Banda de Rua .


KILLY FREITAS E ANTONIO SKÁRMETA – Um feliz intercâmbio entre Brasil e Chile, unindo talentos, misturando ritmos, estilos e sotaques. Um escritor chileno renomado que ama a música brasileira e um músico brasileiro com grande influência latina. Assim pode ser definido “Café Frio” lançado no final de 2014.
As canções tem letras de Skármeta, musicadas por Killy, que assina também a produção e os arranjos do trabalho. 
Killy nasceu em Santa Cruz do Sul / RS. Compositor, violonista, guitarrista e cantor, envolvido em vários projetos musicais, com uma carreira de mais de 30 anos dedicados à música. Trabalha na criação de trilhas sonoras para teatro, música instrumental, educação musical e outros projetos autorais.
Antonio Skármeta – Considerado um dos principais escritores contemporâneos, nasceu em 1940, em Antofagasta, no Chile, filho de imigrantes iugoslavos. Graduado em filosofia e literatura, é romancista, dramaturgo, diretor e roteirista cinematográfico e de TV. 
Exilou-se em Berlim entre 1975 e 1988. Foi embaixador na Alemanha entre 2000 e 2003. Seu primeiro livro, “El Entusiasmo”, foi publicado em 1967. Sua obra mais famosa é “O Carteiro e o Poeta” (1985), adaptado duas vezes para o cinema. 
Músicas do álbum Café Frio: 01 – Café Frio // 02 – Casamentero // 03 – El Contrato
 
BIANCA OBINO –  Natural de Porto Alegre (RS), Bianca Obino é cantora, compositora, violonista e professora de canto. A artista é bacharel em Canto Lírico pela UFRGS. Agrega ao seu currículo diversos cursos, workshops e masterclasses de aperfeiçoamento nas áreas de canto lírico, canto popular, técnica vocal e fisiologia do canto com reconhecidos professores e fonoaudiólogos. Bianca Obino usa o violão e a voz de maneira peculiar, combinando timbres e texturas entre os dois instrumentos numa espécie de diálogo musical. 
Tem 3 discos lançados – “Artesã” (2013) recebeu indicações ao prêmio Açorianos de Música (RS) nas categorias “Melhor Instrumentista MPB” e “Artista Revelação”, “The Intimacy Of Distance” (2014), produzido por Mark Sholtez, foi gravado na Austrália com a cantora local Melissa Forbes, e teve parceria de composição entre as 2 artistas.  E “Translated” (2017) foi resultado de sua vivência na Inglaterra, onde morou 2 anos e finalizou seu mestrado em Songwriting (composição de canção).
Bianca já se apresentou em projetos e cidades no Brasil, Europa e Oceania, dentre as quais Londres, Bath, Corsham (Inglaterra), Toowoomba (Austrália), Hong Kong (China), e recentemente no circuito off da SIM São Paulo, maior conferência de música da América Latina (2019).
Em 2020, lança o single e o EP “Volta ao Mundo de Dentro” com ritmos afro-latinos, inserido na World Music e fala sobre o mundo interior. Produzido por Diego Gadenz.
Músicas: 01 – Volta ao Mundo de Dentro // 02 – Pó // 03 – Emergir
 
RONALDO PEDRA – é intérprete e compositor nascido na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Já foi muitas vezes premiado em festivais, compôs a música “Pérolas” para o espetáculo Pólen – A Menina e as Pérolas, entre outras. Ronaldo tem também se dedicado e se especializado em outras áreas na música, tendo se diplomado pelo curso de Produção Fonográfica da UCPEL – Universidade Católica de Pelotas.
Com seu primeiro CD “Não Importa o Tempo” ele começou a divulgar seu trabalho de compositor em cidades que já conheciam sua voz cantando os sucessos da boa música nacional. Essencialmente romântico, Ronaldo Pedra em suas turnês, vai encantando e sendo reconhecido por gaúchos, catarinenses e amapaenses.
Músicas: 01 – Não Importa o Tempo // 02 – Tá Tudo Errado (Noites Vagas) // 03 – Te Desejo
 
BABADAN BANDA DE RUA  – O CD “Anunciano” de Babadan Banda de Rua já está disponível em todas as plataformas digitais. Esse é o primeiro projeto da banda mineira com direção executiva de Raquel Franco, direção artística dos músicos Camilo Gan e Juventino Dias e produção musical e arranjos de William Alves.  Com sonoridade predominantemente dos instrumentos de sopro, atabaques, djembes, dunduns, enxadas e tambores utilizados no reinado afro-brasileiro de Minas Gerais, o álbum chega como um lembrete da afro-descendência para o povo brasileiro.
Desde 2018, Babadan Banda de Rua é presença marcante nos becos e vielas, teatros, espaços culturais e carnavais de Belo Horizonte e região. A missão é exaltar uma sonoridade afro-mineira e ao mesmo tempo, reforçar a necessidade do aquilombamento e reconexão com a ancestralidade.
Formação do grupo: Percussões: Camilo Gan, Dgar Siqueira, Renan Veloso, Raquel Franco e Talles Bibiano //  Saxofones: Jonas Vítor, Lucas Coimbra e Tiago Ramos // Trompetes: José Vitor Assis e Juventino Dias // Trombones: João Paulo Alves e Miguel Praça // Tuba: Aldo Silva Bibiano // Arranjo, Regência e Trompete: William Alves 
Músicas:
01 – Rosário dos Pretos I – William Alves  // 02 – Canção do Sal – Milton Nascimento
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *