1596264503978012

O SUL EM CIMA 23 / 2020

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Isaias Elpes, Renato Ximú, Marcelo Fruet & Os Cozinheiros e Roger Deff.


ISAIAS ELPES – O muriaense Isaias Elpes é um músico e compositor premiado do Brasil, que estabeleceu suas raízes em Los Angeles há quase uma década e vem se destacando no cenário musical.
Isaias estudou Ciências Contábeis em Muriaé, mas depois foi aprender música em São Paulo, onde surgiu oportunidade de ir para os Estados Unidos a convite da Sheperd University que concedeu uma bolsa de estudos para o Mestrado em Música. Um de seus professores foi o lendário Abraham Laboriel, baixista que mais gravou álbuns na história – mais de quatro mil.
Amplamente celebrado como baixista de turnês, ele pode ser ouvido no Acústico MTV – Tiago Iorc (Ao Vivo) com convidados especiais Jorge Drexler e Duda Beat.
Ele trabalhou com lendas como os artistas vencedores do Grammy Lee Ritenour, Davi Grusin, Tiago Iorc, Gloria Estefan, Marcos Valle e muito mais – incluindo seu mentor Abraham Laboriel.
Como compositor, a música de Isaias foi apresentada em álbuns internacionais e apareceu em episódios de “Zoo” da CBS Primetime e “Rush” dos EUA.
Em julho de 2020 lançou seu EP LUA. Isaias comenta:
“Este álbum me lembra meus começos. Foi assim que comecei – tocando um pouco de todos os instrumentos que pude encontrar e passando muito tempo escrevendo músicas no meu violão quando era jovem. Espero que minhas novas composições tragam alegria e emoção às pessoas; que o ouvinte possa fechar os olhos e se perder na narrativa e nas emoções de cada música”.
Músicas (todas de Isaias Elpes); 01 – SOL // 02 – NOITE // 03 – LUA
 
RENATO XIMÚ – é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor. Um apaixonado pela sonoridade das décadas de 50,60 e 70, suas músicas se destacam pelas melodias e letras marcantes.
Crescido em um ambiente musical, Renato se apaixonou pelo rock’n’roll ainda criança e começou a tocar violão aos 13 anos. Em 1998 morou por um ano no Texas e em meados dos anos 2000 se mudou para Califórnia, onde se aprofundou ainda mais no universo da música, se descobrindo como compositor aos 21 anos. Foi nesta época também que começou a atuar na área de produção musical, tendo como mentor o renomado produtor e engenheiro de som Alan Sanderson, que já havia trabalhado com Michael Jackson, Elton John, B.B.King, Ricky Martin, Ziggy Marley, The Rolling Stones, entre outros. Após passar um tempo em Memphis, Nashville, New Orleans, Texas e Nova iorque, Ximú volta ao Brasil se destacando na cena curitibana com seu trabalho solo de violão e harmônica tocando o melhor do rock e suas vertentes como o folk, blues e country, integrando também as bandas “Caixa Prego”, “Carne de Onça”, “Trio Jaguatirica”, “Tributo à Ivo Rodrigues – O velho homem do folk” e fazendo recorrentes participações especiais nas bandas “Paranóia”  (Tributo à Raul Seixas) e Relespública, tocando nos mais importantes bares da cidade. Tocou ao lado de Edgar Scandurra da banda IRA!, Rolando Castello Jr. da Patrulha do Espaço, Blindagem, João Lopes, Rick Ferreira, Kid Vinil e Kleiton & Kledir.
Lançou em 2019 seu primeiro álbum em inglês, “The Umix Trip” que está disponível nas plataformas de streaming e no You Tube. O disco “Orquestra das Araucárias” foi escrito e gravado durante a semi quarentena do primeiro semestre de 2020.
Músicas do álbum Orquestra das Araucárias (todas de Renato Ximú):  01 – Medo do Ar // 02 – Final de Tarde // 03 – Ithemba
 
MARCELO FRUET & OS COZINHEIROS – Marcelo Fruet nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é produtor musical, compositor, violonista e faz gravações em seu atelier. Acostumado a produzir discos de outros artistas e criar trilhas sonoras para a TV e o cinema, o gaúcho demonstra habilidades que vão além da criação e interpretação musical: produz, grava e mixa pessoalmente seus discos.
A banda, também formada por Nicola Spolidoro (guitarra), Leonardo “Brawl” (baixo), André Lucciano (bateria) e Lúcio Chachamovich (violões), tem dois discos gravados e já tocou em diversos festivais do Brasil e no exterior.
O trabalho de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros, intitulado “AIÓN” foi primeiramente lançado no Japão e estreou em Porto Alegre/RS em novembro de 2012.
A expressão “AIÓN”, oriunda da Grécia antiga, é usada para se referir a um tempo diferente do cronológico, que não pode ser medido pela quantidade, mas pela qualidade.
Músicas: 01 – Tempo – Marcelo Fruet // 02 – Song for Tom – Guilherme Curi // 03 – Minha – Marcelo Fruet.
 
ROGER DEFF – Rapper de Belo Horizonte, Roger Deff está na cena do hip hop desde os anos 90, quando iniciou sua caminhada com o grupo Julgamento, com o qual gravou três álbuns – “No foco do CAOS” (2008), “Muito Além” (2011) e “Boa Noite” (2018).
Em 2019 lançou seu primeiro álbum solo, o “Etnografia Suburbana”, em que o artista aborda a relação entre periferia e centro e as várias questões relacionadas à identidade negra e periférica. Produzido por Edgar Filho e Ricardo Cunha,o álbum passeia pela diversidade musical de matriz africana, tendo o rap como ponto central e navegando por estilos como funk, o rock, o samba e o maracatu.
Músicas: 01 – Bem pra quem? – Roger Deff e Ricardo HD – Participação Ricardo HD // 02 – Etnografia Suburbana – Roger Deff e Celton Oliveira – participação Celton Oliveira 
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *