o-cantor-e-compositor-tito-madi-em-seu-apartamento-em-copacabana- ANTONIO GAUDERO FOLHAPRESS

O SUL EM CIMA 19 / 2019 – TITO MADI

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de TITO MADI.  O programa apresenta músicas de Tito Madi interpretadas por ele e por outros artistas.


HOMENAGEM – 90 ANOS DE TITO MADI

Chauki Maddi, de nome artístico Tito Madi (Pirajuí/SP, 12 de julho de 1929 – Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2018) foi um cantor e compositor brasileiro que teve relativo sucesso durante as décadas de 1950 e 1960 como intérprete e escritor de sambas-canções e junto à bossa nova. Gravado por diversos artistas dentro e fora da bossa nova e até hoje lembrado como compositor significativo nas carreiras de vários cantores. Compositor da geração pré-bossa nova, teve influência sobre o movimento, com sambas-canções de harmonização moderna como “Cansei de Ilusões”, “Sonho e Saudade”, “Carinho e Amor”, “Gauchinha Bem Querer”, “Não Diga Não”, “Balanço Zona Sul” e seu maior sucesso “Chove Lá Fora”.

Nasceu numa família de músicos. Aos 6 anos, aprendeu a tocar violão com seus irmãos, recebendo influência maior de seu pai libanês que tocava lindamente o alaúde. Foi de Sr. Nemer que adquiriu esse jeito romântico de cantar e compor. Sua fase de compositor começou no final da década de 40 quando, em 1949, compôs sua primeira música, intitulada “Eu Espero Você”. Em 1954, mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar na TV Tupi, mas continuou compondo e cantando em boates e rádios. Em 1957 lançou seu trabalho mais conhecido, a valsa “Chove Lá Fora”. O sucesso do compacto abriu caminho para o lançamento do seu primeiro álbum, intitulado com o nome daquela canção e no qual é acompanhado pelo pianista Ribamar e o seu conjunto. A música teve, ainda, uma versão em inglês, com o nome “It’s Raining Outside”, gravada por Della Reese e The Platters, além de vir a ser regravada pelos mais diversos artistas da época e posteriores.  Em 2001, lançou Ilhas Cristais. Seu derradeiro disco foi Quero te Dizer que eu Amo, de 2015. A cantora Nana Caymmi lançou em 2019, álbum dedicado ao repertório de Tito.

MUSICAS: (PARTE 1 – INTERPRETAÇÃO DE TITO MADI)

01 – Gauchinha Bem Querer (Tito Madi 1956)  / 02 – Não Diga Não (Tito Madi / Georges Henry – 1957) / 03 – Carinho e Amor (Tito Madi) – está no LP Carinho e Amor – Tito Madi e Ribamar -1960

As 3 músicas seguintes são do CD “Quero te dizer que eu Amo” de 2015 de Tito Madi em parceria com o maestro e pianista Gilson Peranzzetta.  Músicas: 04 – Será (Tito Madi / Regina Lucia) / 05 – O Vento atravessou Icaraí (Tito Madi / Ronaldo Bastos) / 06 – Quero te dizer que eu amo (Tito Madi)

PARTE 2 – TITO MADI POR OUTROS INTÉRPRETES:

07- It’s Raining Outside – com The Platters (versão de Chove Lá Fora – 1958) / 08 – Chove Lá Fora – Participação de Caetano Veloso no DVD Sabe Você de Leo Gandelman de 2008 / 09 – Cansei de Ilusões – com Maria Bethânia – lançado no álbum Talismã de Maria Bethânia 1980 / 10 – Esqueça Não – com Leny Andrade – Apresentação na Sala Baden Powel ao lado do próprio Tito Madi, em um show em sua homenagem – Participação de vários artistas no show de 2015 / 11 – Sonho e Saudade – com Nana Caymmi – está no álbum Nana Caymmi canta Tito Madi 2019 / 12 – Balanço Zona Sul – com Nana Caymmi e Dori Caymmi – está no álbum Nana Caymmi canta Tito Madi /  13 – Gauchinha Bem Querer – com Kleiton & Kledir – está no álbum Clássicos do Sul 1999. 

 

1562700364952603

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *