1563637011194862

O SUL EM CIMA 20 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de ALEXANDRA SCOTTI, BANDA ESCAMBAU, NINO e SULIMAR RASS.


ALEXANDRA SCOTTI – As atividades artísticas de Alexandra Scotti são bem abrangentes, atuando simultaneamente nas áreas de música e teatro. 
Começou seu contato com as artes ainda na infância, quando iniciou seus estudos de ballet clássico aos 6 anos, permanecendo até os 18 anos. A formação na dança foi a base para alcançar novos horizontes. Em 1994, entrou para a Universidade de Letras e Artes Cênicas em Porto Alegre. Paralelamente aos estudos de teatro, começou sua carreira como cantora e compositora. Natural de Caxias do Sul (RS), mudou-se com a família em 1994 para Curitiba. Posteriormente, morou dois anos em São Paulo e dez anos no Rio de Janeiro, desenvolvendo vários trabalhos artísticos, entre eles, gravações de cds autorais, produção e apresentação de festivais para cantoras independentes e participações em musicais infantis. Desde 2011, voltou a residir em Curitiba, onde continua a desenvolver seus trabalhos na área artística. 
Em 2014, estreou o espetáculo “Música do Portão para dentro” (MPB para crianças) com a direção de Maurício Vogue. Foi ganhador em várias categorias do prêmio Gralha Azul de teatro paranaense, incluindo melhor espetáculo infantil.
Em 2015, lançou o CD “Redescobrindo Gal”, um tributo a Gal Costa, com direção musical de Sérgio Justen e realizou vários shows pela cidade. Em 2018, realizou o projeto Pocket Show MPB para crianças nas unidades dos Cmeis de Curitiba (creches municipais), onde leva a música brasileira de forma lúdica e divertida para as crianças e professores da rede.
Discografia: Amor Brechó (Alarme Records/2000), Alexandra Scotti (EMI Music / 2004), Irresistível (Independente/2007) e Redescobrindo Gal (Independente/2015).
Músicas do álbum “Redescobrindo Gal”: 01 – Folhetim (Chico Buarque) // 02 – Meu bem, meu mal (Caetano Veloso) // 03 – Vaca Profana (Caetano Veloso) // 04 – Um Dia de Domingo (Michael Sullivan / Paulo Massadas) // 05 – Balancê (Braguinha / Alberto Ribeiro).
 .
ESCAMBAU – A banda Escambau foi formada no ano de 2009, em Curitiba (PR). O grupo tem cinco álbuns de estúdio lançados – “Acontece nas Melhores Famílias” (2009), “Ordem e Progresso via Pão & Circo” (2011), “Novo Tentamento” (2014), “Sopa de Cabeça de Bagre” (2017) e Leite de Pedra (2019). Performático, o grupo vem se destacando no cenário alternativo pela capacidade de experimentação. Apesar de ter forte influência do rock, não aposta em um estilo único.
Membros da banda: Giovanni Caruso (voz, guitarra), Maria Paraguaya (voz, percussão, sintetizador), Zo (guitarra), Yan Lemos (baixo/voz) e atualmente a banda conta com uma nova integrante, a baterista Babi Age. 
Músicas: Cometa // 02 – Algo entre Nós – de Giovanni Caruso (músicas do álbum “Sopa de Cabeça de Bagre” de 2017 //  03 – Leite de Pedra (do álbum Leite de Pedra 2019).
NINO – Cantor e compositor, natural de Porto Alegre, mas com sangue nordestino correndo nas veias. Integrou durante dez anos o Grupo Musical Lá Fora, que misturava os mais diversos ritmos regionais brasileiros, do gaúcho ao caipira. Começou a carreira solo em 2017, com o lançamento do EP Visual Anos 10. Desde então passou por importantes festivais, como o Morrostock e Morrodália, e já levou seu trabalho para diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nino lançou, no final do mês de abril, “Navegar Nesse Mistério”, seu primeiro álbum. O disco do selo Marquise 51 conta com nove composições próprias que trazem uma miríade de ritmos brasileiros e internacionais – do afoxé ao folk, do rock ao baião. Com produção de Protásio Júnior, que assina trabalhos com Humberto Gessinger e Duca Leindecker, o trabalho foi gravado em um casarão no Morro São Caetano, região bucólica de Porto Alegre e traz esse diálogo entre a calmaria e o caos na grande cidade. Guitarras distorcidas, baixo e bateria convivem com percussões e violões, banjo e bandolim. O grupo que acompanha Nino reflete bem esta diversidade: o guitarrista Rica Sabadini tem longa atuação no bluegrass, enquanto o percussionista Ismael Silva coordena um grupo de maracatu.
Músicas: 01 – Amiga Inconsequencia // 02 – Borboleta Azul // 03 – Entre o Céu e o Inferno. 
 .
SULIMAR RASS – Atua como compositor, professor de música, instrumentista e produtor fonográfico. É proprietário da RASS Escola de Música, empresa que atua há mais de 20 anos colaborando com o desenvolvimento artístico de centenas de estudantes de música na cidade de Pelotas RS.  Possui um CD gravado que se chama “Conclusões Absurdas”. O CD mescla o regional com MPB, jazz e rock and roll obtendo, contudo, identidade e originalidade. Segundo Kleiton Ramil em seu texto de apresentação do CD “…Sulimar já estava pronto antes mesmo de começar. Mas sua obstinada paciência em busca da pedra-filosofal, sua eterna insatisfação em busca da obra perfeita, é o que torna alguém um verdadeiro artista”. 
Músicas: 01 – Todos os tempos // 02 – Assim // 03 – Conclusões Absurdas
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *