1558185521325841

O SUL EM CIMA 11 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra os trabalhos de  LEONARDO DÍAZ MORALES, YAMANDU COSTA, CARMEN CORREA e DINGO BELLS.


01 – LEONARDO DÍAZ MORALES  –  Uruguaio da cidade de Durazno, o cantor e compositor Leonardo Díaz Morales desde cedo foi ligado na música brasileira. “Eu ouvia Caetano Veloso, Elis Regina, Chico Buarque, e aquilo mexia comigo”, diz no material de divulgação do segundo disco, “Minutos de Eternidad” (2018) – o primeiro álbum “Reminiscências” saiu em 2009. A convite de um irmão que trabalhava em Cruz Alta, mudou-se para a cidade gaúcha em 1992. Lá começou a fazer shows e a participar de festivais nativistas. Foi premiado em importantes festivais, como o Carijo, de Palmeira das Missões e a Coxilha, de Cruz Alta. São mais de 30 troféus que guarda com carinho. Em 2016, ele e a esposa jornalista se transferiram para Porto Alegre e, no ano seguinte, para o Rio de Janeiro, onde tem feito shows em bares e clubes. Sua música é nitidamente uruguaia, com algum tempero brasileiro. A proposta é mostrar como as diferenças de idioma não impedem uma integração perfeita, que envolve sons e, especialmente, sentimentos que não conhecem fronteiras. 

Músicas do álbum “Minutos de Eternidad”:  01 – Minutos de Eternidad // 02 – Água, um Candombe pra ti // 03 – Aos Olhos do Luar  (Participação de Tati Portella) //  04 – De Las Vertientes de Mi Alma

 
02 – YAMANDU COSTA – Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980 (atualmente morando no Rio de Janeiro) , Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.

Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior.

Músicas do álbum RECANTO de 2017 –    01 – Chegada //  02 – Luciana // 03 – Recanto

03 – CARMEM CORREA – A cantora, compositora e violonista Carmen Correa, natural de São Leopoldo / RS (atualmente morando em São Paulo) começou a interessar-se pela música ainda criança. Aos 17, mudou-se para Ipatinga, MG, onde formou sua primeira banda e, tempos depois, deu início à carreira solo, com o Show “Carmen Canta Ella – uma homenagem à Ella Fitzgerald”. O espetáculo foi apresentado no Circuito de Música Erudita de Ipatinga, que lhe rendeu convite para participar do 10º Ipatinga Live Jazz.  Em 2013 já em Porto Alegre, apresentou-se com Hique Gomez no Teatro de Câmara Túlio Piva , no espetáculo “Ts’ui – A Reunião”. Em 2014, lançou o show “DAQUI – Interpretações de uma nova música brasileira”. 
Eleita uma das cinco cantoras que representam a nova geração da música gaúcha em 2016 pela Revista Donna. 
Cantora e compositora, ela possui um discurso poético desprendido de rótulos e categorizações, e suas canções versam sobre o cotidiano e as experiências que dele se originam.
 .
Músicas do CD “Do Outro Lado” de 2016 –  01 – Mergulhar //  02 – Pardal – Participação especial de Hique Gomez // 03 – Do Outro Lado 
 
04 – DINGO BELLS  –   Nos últimos anos, poucos artistas da nova música brasileira captaram tão bem o espírito de uma época quanto o  Dingo Bells. Destaque do cenário de Porto Alegre, o grupo fez uma obra de canção popular lapidada com esmero.
Após o elogiadíssimo primeiro disco, Maravilhas da Vida Moderna, de 2015, a banda gaúcha Dingo Bells lançou em abril de 2018  o álbum  Todo Mundo vai Mudar .
O grupo estreou no cenário musical gaúcho já aclamada pela crítica — levou para casa dois troféus do Prêmio Açorianos de Música 2015, nas categorias Composição Pop e Projeto Gráfico, pelo Maravilhas da Vida Moderna. O novo disco intensifica a identidade tropical do trio, com influências da soul music e da música popular brasileira, somando elementos de rock alternativo, música eletrônica, R&B e hip hop.
Atualmente, o grupo é formado por: Rodrigo Fischmann, Diogo Brochmann, Felipe Kautz e Fabricio Gambogi.
 
Músicas: 01 – Eu Vim Passear // 02 – Olhos Fechados pro Azar //  03 – Todo Mundo vai Mudar
 
Contatos:
contatodacarmen@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *