1558788155249757

O SUL EM CIMA 12 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de CARLOS LYRA, GISELE DE SANTI, RICHARD SERRARIA e GABRIEL ROMANO E GRUPO.


 

CARLOS LYRA – Carlos Eduardo Lyra Barbosa (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1933) é cantor, compositor e violonista. Junto com Roberto Menescal, era uma das figuras jovens da bossa nova. Fez parte de uma bossa nova mais ativista, propondo o retorno do ritmo às suas raízes no samba.
Aos 86 anos e 65 de atividade musical, Carlos Lyra dribla expectativas e apresenta disco à altura do glorioso passado, ampliando obra referencial na música brasileira. O álbum Além da Bossa – lançado pelo artista de forma independente é o primeiro álbum solo de Lyra com músicas inéditas em 25 anos. Com sonoridade clássica e refinada, Além da Bossa é disco fiel ao estilo de Lyra. Exrapola a Bossa Nova, mas sem cortar os elos com a bossa.
O repertório reúne canções compostas de 1956 a 2012, algumas inéditas, outras que Lyra passou a outros intérpretes e nunca gravou. Os arranjos também tem várias assinaturas além da dele – Marcos Valle, Antonio Adolfo, Dori Caymmi, João Donato, Jaques Morelenbaum. Mas o espírito é atemporal, dando ao álbum uma atmosfera de MPB clássica.
Músicas do álbum ALÉM DA BOSSA (2019) :  01 – BELLE ÉPOQUE (Carlos Lyra / Ronaldo Bastos) //   02 – ALÉM DA BOSSA (Carlos Lyra / Daltony Nóbrega) // 03 – AONDE ANDOU VOCÊ (Carlos Lyra) //  04 – ACHADOS E PERDIDOS (Carlos Lyra)
 .
GISELE DE SANTI – Cantora, compositora gaúcha (Porto Alegre) radicada em São Paulo, premiada nas categorias Intérprete e Revelação na edição de 2010 do Prêmio Açorianos pelo seu disco de estréia, intitulado “Gisele de Santi”, e na categoria Melhor Compositor MPB 2013 pelas canções de seu segundo trabalho, “Vermelho e Demais Matizes”. Em 2016 lançou seu álbum “Casa”. Nesse trabalho, a voz de Gisele vem acompanhada do piano de Luiz Mauro Filho, ocasionalmente com a presença de cordas a cargo de Vagner Cunha, produtor do disco.
Em maio de 2019 lança o EP Ciranda Urbana, disponível em todas as plataformas digitais. Produção de Gilberto Ribeiro Jr / Rodrigo Panassolo.
Músicas do EP CIRANDA URBANA (maio/2019) –  01 – Ciranda Urbana (Rodrigo Panassolo) //  02 – Do Lado de Cá (Gisele de Santi / Fabrício Gambogi) // 03 – Superpoder (Gisele de Santi) // 03 – O Mundo que Imagino (Gisele de Santi / Rodrigo Panassolo / Maria Dinorah)
 .
RICHARD SERRARIA – é poeta e cancionista ligado à expressão e pesquisa da palavra poética em suas diferentes versões: seja na canção, no rap ou na poesia. É graduado em Letras, com mestrado em Poesia Brasileira e doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É vencedor de cinco prêmios Açorianos e fundador das bandas Bataclã FC (três discos lançados desde 1997 até 2017) e Alabê Ôni. Possui trabalhos solos lançados em 2008 (Vila Brasil), 2010 (O grande tambor), 2011 (Pampa Esquema Novo) e em 2017 ( Mais Tambor Menos Motor).
Músicas do álbum MAIS TAMBOR MENOS MOTOR (2017): 01 – Um Bonde chamado Desejo //  02 – Livro do Desassossego //  03 – Fado para Preta Flor
 .
GABRIEL ROMANO e Grupo – O acordeonista Gabriel Romano, natural de Esteio / RS, atua profissionalmente desde os 15 anos. O primeiro CD/DVD de Gabriel, intitulado “Sobre Nós!”, foi lançado em julho de 2013 e em 2016 lançaram  o disco “Doce é a Passagem”. O grupo formado por Gabriel Romano (acordeon, composições e arranjos), Neuro Júnior (violão de 7 cordas), Wagner Lagemann (baixo), Fabrício Gambogi (guitarra), Pedro Dom (clarinete) e Bruno Coelho (percussão) busca o equilíbrio entre influências diversas, como por exemplo através da utilização de elementos musicais de forte identificação regional juntamente com elementos de caráter mais cosmopolita. Gêneros, ritmos e elementos melódicos-harmônicos oriundos de diversas práticas musicais são mesclados em composições com um forte senso de unidade, resultando em temas que não comportam uma única definição. Privilegiando a diversidade, Gabriel Romano e Grupo apresentam uma verdadeira alquimia musical. Com um repertório próprio e arranjos inovadores, convidam a audiência a viajar por diferentes idiomas musicais do mundo.
Músicas do disco DOCE É A PASSAGEM (2016) – 01 – Urucungo do Malungo (Gabriel Romano) //  02 – Djangô (Gabriel Romano) //03 – Homenageandú (Gabriel Romano e Neuro Jr).
 .
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *