ARAUCANA1

O Sul em Cima 7 – Grupos Araucana e ÁRIA Trio

Parte 1


Parte 2 

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho dos grupos ARAUCANA e ÁRIA TRIO.

GRUPO ARAUCANA

ARAUCANA

A estética da Milonga desconstrutivista

A desconstrução sonora por meio da fusão de vertentes da música latino-americana dá a cara ao som produzido pela Araucana: milonga, MPB, groove, rock, trip-hop misturam-se ao clima de temperaturas amenas do sul do Brasil, o ambiente ideal para as araucárias.

Originário de Caxias do Sul-RS, formado no final de 2016, o grupo passou 2017 produzindo seu primeiro álbum, Espirais em Aquarela, que conta com nove músicas, sendo cinco em português e quatro em espanhol. As letras, escritas por Maurício Kehrwald, tratam sobre existencialismo e o poder do ser humano na autogestão da mente e suas consequências.

A formação conta com integrantes atuantes no circuito musical do Rio Grande do Sul: Nina Fioreze (voz), Carlos Balbinot (guitarra), Rafael De Boni (acordeom), Maurício Kehrwald (violão), Lucas Chini (baixo) e Mateus Mussato (bateria).

O álbum foi lançado nas plataformas digitais em 12 de março de 2018 e está disponível para audição na íntegra.

O lançamento do CD aconteceu dia 25 de março, durante o Festival Brasileiro de Música de Rua, importante e tradicional evento que ocorre anualmente em Caxias do Sul e passa por diversas cidades da Serra Gaúcha.

capa cd ARAUCANA

Conheça os integrantes:

Nina Fioreze é cantora atuante na serra gaúcha e região metropolitana do RS ao lado do cantor William Monteiro. Carlos Balbinot assina a produção musical, guitarras, programações e charango do álbum Espirais em Aquarela. Como músico, atuou em bandas como Grandfúria, Volux e JL. Possui em seu currículo a produção de mais de 50 álbuns, dentre eles, de bandas como Cuscobayo, Grandfúria, Bob Shut, Salve Jurema, e Mindgarden. Rafael De Boni também desenvolve trabalho ao lado do músico Valdir Verona, com indicação ao prêmio Açorianos, além dos grupos CComa, De Boni & Henz e a cantora Tatiéli Bueno. Maurício Kehrwald possui em seu currículo produção musical e letras em trabalhos em Caxias do Sul, além de integrar também o projeto Pachamama Fusion. Lucas Chini gravou com Rafa Schuler, Cockeynne Bluesman, Ana Gazola, e Cia. de Dança Contemporânea Matheus Brusa. Além da Araucana, hoje participa dos projetos Não Alimente Os Animais e Azzy.

Mateus Mussato é também baterista da Mindgarden, vencedora do Prêmio da Música da Serra Gaúcha 2016 nas categorias Melhor Álbum de Rock e Álbum do Ano; Nei Lisboa & Salvagni Big Band, Bibi Jazz Band e Paradise Sessions.

ÁRIA TRIO

Ária Trio 1 foto FotoCine

Grupo instrumental com a rara combinação de piano, violão e harmônica mesclando as influências distintas de cada integrante. Iniciou os trabalhos no ano de 2000 na cidade de Caxias do Sul – RS. Após anos de pesquisa, composições, arranjos e shows com material próprio e releituras, em 2009 lança seu primeiro álbum, “AD LIBITUM”, que foi muito bem recebido e comentado pelo público e crítica especializada. Neste cd o grupo contou com Valdir Verona ao violão e teve a participação do percussionista caxiense Edemur Pereira e da percussionista mineira Rosa Amélia. No ano de 2012, Tomás Savaris assume os violões do trio e a sequência de shows e trabalhos permitiu que o grupo produzisse uma grande quantidade de material inédito. Em 2015 o trio, ainda mais coeso e maduro, lança seu segundo disco “ÁRIA TRIO II” trabalhando a proposta, seguida desde o início do grupo, de que cada membro tenha em suas composições a marca de sua trajetória pessoal. Esmeralda Frizzo (piano) tem a influência do estudo erudito, Tomás Savaris (violão) a força do regional brasileiro e sul-americano e Ricardo Biga por sua vez, a conexão com o blues/rock. Cada qual preserva as características de seu estilo em suas composições, mas abre espaço para que os outros integrantes do grupo coloquem sua musicalidade na interpretação e arranjos fazendo com que o produto final soe realmente único. O disco Ária Trio II contou com a participação do percussionista Marlon Castilhos (Porto Alegre) além do indígena Trio Manari (Pará). O grupo segue apresentando-se, em várias cidades do sul e também em outros estados do país como Pernambuco, Paraná e Minas Gerais.

Integrantes

Esmeralda Frizzo (piano)

Tomás Savaris (violão)

Ricardo Biga (harmônica)

ARIA TRIO 1- foto de Ricardo Fedumenti

Vamos apresentar no programa O SUL EM CIMA, as músicas:

01 – Espirais em Aquarela / 02 – Do Fogo que segue a queimar / 03 – Luz del fuego  / 04 –  Soy humano, Soy dios  / 05 –  Pós-apocalíptica / 06 – Pátria, Pampa y libertad  / 07 – De cada quântico salto  /  08 – Soy Pátria / 09 -Caem gotas multicoloridas do CD Espirais em Aquarela do Grupo Araucana. Todas as letras são de Maurício Alejándro Kehrwald e música de Araucana, com exceção da música Pátria, Pampa y Libertad que tem letra de Maurício Alejándro Kehrwald e música de Rafael Froner e Araucana.

Também vamos apresentar as músicas: 01 – Inesquecible (Esmeralda Frizzo) / 02 – Lucinda (Esmeralda Frizzo), música do CD Ad Libitum (2009)  / 03 –  Manhã Fria (Esmeralda Frizzo) / 04 – Meia Noite no Cais (Ricardo Biga), músicas do CD Ária Trio II de 2015.

Contatos:

ARAUCANA

araucanacxs@gmail.com

fb.com/araucanaoficial

instagram.com/araucanaoficial

ÁRIA TRIO

www.ariatrio.com https://www.facebook.com/ariatriocxs/

Telefone: (54) 3028.1746

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *