festival

O Sul em Cima 04 – Festival Brasileiro de Música de Rua 2018

 

O SUL EM CIMA dessa edição mostra músicas de participantes do Festival Brasileiro de Música de Rua 2018.

 

O Festival Brasileiro de Música de Rua em seu ano 7 coloca a Serra Gaúcha no mapa da Música do Brasil. De 17 à 25 de março, as ruas de Caxias do Sul-RS abriram passagem para a  música latino-americana com artistas do Norte e Nordeste, integrados à artistas do RS e grupos do Chile, México e Uruguai.

 

Esta edição foi dividida em 2 etapas:

17 à 22 de março – Festival Brasileiro de Música de Rua nas ruas de Caxias do Sul.

 

23 à 25 de março – Festival Brasileiro de Música de Rua apresenta palco Fonograma e Incubadora da Música na Universidade de Caxias do Sul.

 

Num total de 09 dias, comunidades, escolas públicas, entidades, ruas, praças e parques, receberam pequenos shows, palestras e exibições de documentários, com o intuito de formação de plateia. Já nos dias 24 e 25 de março, o Festival Brasileiro de Música de Rua instalou o palco Fonograma, com shows ao ar livre  na Universidade de Caxias do Sul.

 

GEORREFERENCIAMENTO

Com a proposta de apresentar um georreferenciamento da Música Brasileira Contemporânea, o FEST RUA aproxima – por exemplo – os consagrados OTTO (pernambucano da cena mangue beat) e Vitor Ramil (cantautor gaúcho) com os grupos caxienses selecionados pelo edital Natura Musica 2017 Catavento e Yangos (nominado ao Grammy 2017).

Aproximando extremos geográficos e musicais do Brasil, o FEST RUA funciona como uma antena captadora da novíssima música brasileira .
VIVER DE MÚSICA

Além dos concertos ao ar livre, são promovidas ações de formação para o “Negócio da Música – Viver de Música”, na qual produtores, patrocinadores, gestores de cultura e artistas se encontram para discutir a profissão, através das palestras e debates da Incubadora da Música.  Para isto, foi convidado o ex-diretor do Centro Cultural São Paulo e produtor musical Pena Schmidt, que carrega em seu currículo trabalhos como Mutantes, Titãs, Hollywood Rock, Free Jazz Festival e o primeiro Rock In Rio. Os encontros aconteceram no Centro de Cultura Ordovás  e na UCS , em Caxias do Sul.

ARTISTAS QUE PARTICIPAM DO FBR 2018

“O RS tem uma dificuldade geográfica em captar aquilo que está acontecendo no Norte e no Nordeste do Brasil. E certamente estas regiões também têm essa dificuldade para acessar a música feita aqui. Um dos principais papéis deste Festival é criar esses canais de transmissão direta. Ter o apoio da Natura Musical e do Governo do Estado do RS são importantíssimos para aproximarmos os extremos do Brasil e movimentar a economia da cultura. ” – afirma Luciano Balen – realizador do evento em conjunto com o Sistema Fecomércio – SESC/RS. Esta é a sétima edição do FEST RUA, que nos anos anteriores contabilizou um público superior a 150 mil pessoas, interagindo com artistas em mais de 400 concertos, 60 oficinas/palestras e outras 160 atividades.
Em 2018, o FESTIVAL conta com o apoio do mais importante financiador da música no Brasil Natura Musical – projeto da Natura Cosméticos que há 12 anos vem salvaguardando a música popular em nosso país. O Festival Brasileiro de Música de Rua é o único festival do Sul do país a obter a chancela deste edital.
Além da Natura Musical e da Universidade de Caxias do Sul, que apresentam esta edição, são apoiadores: Metadados, Focco Sistemas de Gestão, Randon S.A. Implementos e Participações e Pisani Plásticos S.A. O financiamento é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Pró-Cultura RS LIC-RS.

 

As músicas apresentadas no programa O Sul em Cima são:

 

01 – Música:  BALA     –   Artista:  OTTO  (de PE)

de (OTTO / PUPILLO) Esta música está no CD mais recente de 2017 (Ottomatopéia)  – Nascido no agreste pernambucano, o trabalho de Otto é um retrato da cultura brasileira, da nossa capacidade de absorver e digerir diferentes influências para criar algo totalmente novo, rico e diverso. Sua história na música começa na França, onde tocou com músicos do gabarito do trombonista Raul de Souza. De volta ao Brasil, ele participou da primeira formação das bandas Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, com quem lançou os álbuns Samba Esquema Noise, em 1994, e Guentando a Ôia, em 1996. Seu primeiro disco solo, o Samba pra Burro, veio em 1998. Em 2009, lançou o álbum Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, muito elogiado pelos críticos no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

 

02 – Música:  TAN DISTANTE  DEL SER  –    Artista:   MELANÍ LURASCHI  (Uruguai)

Melaní Luraschi é uma compositora, escritora, cantora e artista de 24 anos. Sua primeira conexão com a arte foi muito pequena através do teatro. Suas canções emergem e nascem com honestidade, refletindo sua vida e suas histórias. Fusiona a raiz folclórica latino-americana com diferentes músicas do mundo. Ela publicou um livro de poesias “Día para pescar un sueño” e um disco “Canto ancestral”. Além de ter visitado países como Chile, Argentina, Peru, Equador, Espanha, França e Polônia.

 

03 – Música:  PELEIA   –  Artista:  Grupo  YANGOS   (de Caxias do Sul)

YANGOS é um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira. Formado pelos músicos César Casara, Cristiano Klein, Rafael Scopel e Tomás Savaris, YANGOS faz da união do piano, percussão, acordeon e violão um encontro potente, adicionando pitadas jazzísticas a milongas, chamamés e chacareras.
Com origem na Serra Gaúcha, o quarteto soma quatro discos e um dvd. Seu mais recente trabalho, CHAMAMÉ, foi nominado à 18.ª Entrega Anual do Latin GRAMMY® – Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras.

 

04 – Música:  MÁGICA ILHA  –   Artista:  Grupo SALVE JUREMA (RS)

Membros: Patric Dias, Eduardo Marcon, Thales Rech e Rafael Grison  –  Salve Jurema EP é o primeiro trabalho da banda. Ele apresenta um som que passa por várias atmosferas, uma mistura de rock and roll e ritmos brasileiros de todo o país.

 

05 – Música:  ESPIRAIS EM AQUARELA    –   Artista: Grupo  ARAUCANA  (Caxias do Sul)

Araucana é fusão. A milonga desconstrutivista é o fio condutor na mistura de vertentes da música latino-americana com groove, rock, trip-hop e o clima de temperaturas amenas do sul do Brasil, o ambiente ideal para as Araucárias. Formado em 2016, o grupo caxiense passou 2017 produzindo o primeiro álbum, intitulado Espirais em Aquarela, que conta com nove músicas. O lançamento oficial do CD ocorre em março, durante o Festival Brasileiro de Música de Rua, importante e tradicional evento que ocorre em diversas cidades da Serra Gaúcha  – Araucana: o grupo é formado por Nina Fioreze (vocal), Carlos Balbinot (guitarra), Rafael De Boni (Acordeon), Maurício Kehrwald (letras e violão), Lucas Chini (baixo) e Mateus Mussato (bateria).

 

06 – Música:  SI TE VOLVIERA A ENCONTRAR  –   Artista:  LAURA MURCIA  (México)

Voz, guitarra, letras: Laura Murcia

 

07 – Música: CIDADE SOLIDÃO   –  Artista:  HIQUE GOMEZ

“Cidade Solidão”  do CD “O TEATRO DO DISCO SOLAR” de  Hique Gomez (1994)

 

08 – Música: LIBRE (MELODIA PARA DON SEGUNDO SOMBRA)  – Artista:  UILIAM MICHELON   (Vacaria / RS)

Uiliam Michelon é músico, acordeonista, arranjador, compositor e professor de acordeon, natural de Vacaria/RS – Brasil. Passou pelas escolas de Acordeon dos professores João Maria Pinheiro da Rosa e Oscar dos Reis, sendo também autodidata. Gravou dois discos com o Grupo Pátria Sulina de Lages/SC e também dois discos com o cantor caxiense Fábio Soares, com o qual atua como acordeonista oficial e diretor musical. Desenvolve ainda um trabalho sério com música instrumental baseado em diversas influências onde as principais residem no Chamamé, no Jazz, no Tango e na música Clássica.

 

09 – Música:  FAROL     –   Artista:  LUCAS ESTRELA  (Pará)

O guitarrista Lucas Estrela, um dos expoentes da música paraense atual, lançou em 2017 seu novo trabalho “Farol”.  Com patrocínio do Natura Musical, apoio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará, “Farol” traz uma importante marca na renovação da criativa cena local amazônica através da utilização de elementos distintos como tecnoguitarrada e eletrocarimbó, o segundo disco de Lucas (o 1º foi o disco independente Sal ou Moscou de 2016) representa um momento de consolidação do seu estilo de compor. “A base do disco é guitarra, bases eletrônicas e elementos percussivos da música tradicional paraense. Mas outras ideias vão sendo adicionadas a essa fórmula, sempre com a ideia de promover uma aproximação entre a música regional da Amazônia e a música eletrônica global moderna”, revela o compositor.

 

 

10 – Música:  OS DIAS   –  Artista: Grupo VELHO DE GUERRA   (Flores da Cunha / RS)

Aparência bruta, cheiro de terra, som de ferrugem e uma alma verdadeiramente sensível. É Velho de Guerra. A banda, idealizada pelo músico florense GILDO NAIBO, lançou seu primeiro álbum.

Um disco acústico que soa pesado. As músicas carregam a identidade do músico, que escreveu, arranjou e gravou a maioria dos instrumentos. Nas melodias, Naibo encontrou naturalmente um ponto em comum entre o tradicionalismo gaúcho, grunge e folk rock. Entre arranjos vocais para três e quatro vozes, trastejamentos propositais e uma dose de agressividade, a sonoridade é crua e direta. Acordeon e harmônica também marcam presença. Na base rítmica, bumbo leguero, meia lua e chipô.

 

11 – Música:  ACALMA O CORAÇÃO     –   Artista: CUSCOBAYO  (Caxias do Sul)

Cuscobayo é: ALEJANDRO MONTES DE OCA – sopros /  LOURENÇO GOLIN – baixo  / MARCOS SANDOVAL – vocal e cajón   /  RAFAEL CASTILHOS – percussão  /   RAFAEL FRONER – vocal e violão a Cuscobayo surgiu em julho de 2012, em Caxias do Sul e logo se tornou notória pelas suas composições próprias e pelo público seguidor que começou a atrair. Desde então lançou um EP (‘Na Cancha’, 2013) e um disco (‘Cuscobayo’, 2016), chegando a mais de 200 shows por cerca de 50 cidades de 7 estados diferentes, passando por grandes festivais(Bananada, Morrostock, Móveis Convida, inúmeros Grito Rock, Pira Rural, Acid Rock, dentre outros) e também uma recente turnê pela Argentina, no final de 2016. Atualmente a banda colhe os frutos do seu primeiro disco e já trabalha na produção do sucessor.

 

12 – Música:  CAMPOS NEUTRAIS    –  Artista: VITOR RAMIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *