1

O Sul em Cima – Projeto Letra & Música

O Sul em Cima especial dessa edição fala sobre o Projeto LETRA & MÚSICA – Oficina de criação de música popular com Kleiton & Kledir e mostra também as músicas criadas pelos participantes durante a oficina. O programa apresenta também músicas de K&K em dois momentos da carreira da dupla.

LETRA & MÚSICA é uma oficina de música popular idealizada e apresentada por KLEITON & KLEDIR.

Em agosto de 2009 aconteceu a primeira oficina de música para jovens carentes no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, no morro do Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Cerca de 40 jovens participaram da atividade, que foi dividida em três partes: na primeira, os músicos Kleiton & Kledir falaram sobre ritmo, melodia, harmonia e letra. Na segunda, os adolescentes começaram a compor uma canção própria e, no final das atividades, na última etapa, apresentaram essa canção para as demais crianças do Espaço.

Dia 08 de outubro de 2009, durante o show “Autorretrato” de K&K no Canecão/RJ, os jovens do Espaço Criança Esperança foram homenageados e mostraram toda a sua garra, cantando com a dupla, a música “Minha Luz”, composta por eles durante a oficina. Esse projeto também foi adaptado e apresentado em algumas escolas de música na Palestina em 2015.

2O projeto Letra & Música é uma maneira interessante que os irmãos encontraram de dividir com os mais jovens alguns segredos da arte de compor. A intenção é criar uma oportunidade de convivência e troca de informações que incentive o surgimento de novos talentos e parcerias musicais. Em Letra & Música é possível estudar clássicos do nosso cancioneiro e, através deles, entender melhor as sutilezas do ritmo, harmonia, melodia e letra. Além da atividade prática de criação coletiva de uma canção, sob orientação de K&K, os alunos ainda vivem a experiência de participar da gravação da música, em um estúdio móvel montado na sala de aula. Ao final, cada aluno leva para casa um CD com a música gravada e, no dia seguinte, apresentam a canção que fizeram como participação especial no show de Kleiton & Kledir. O espetáculo promove uma integração dos artistas com a comunidade acadêmica, reunindo K&K, o coral da universidade e o grupo de alunos.

A 1ª edição do Letra & Música foi realizado em setembro de 2015, através de um circuito por PUCRS, UNISINOS, UFRGS e ULBRA, sendo dois dias em cada universidade. As oficinas e os shows foram gratuitos. As inscrições foram abertas para alunos, professores, músicos, escritores e público em geral que tem interesse em música popular.

O projeto teve o patrocínio da GVT através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do RS. “Acreditamos que a música transforma. Por isso apoiamos projetos musicais como o Letra & Música que, além de promover a cultura, dão oportunidade para o desenvolvimento de novos talentos”, afirmou a diretora de sustentabilidade da Telefônica Vivo, Heloísa Genish, empresa que adquiriu a GVT em maio de 2015. As músicas compostas pelos participantes foram: Porto Colorido (PUC/Porto Alegre), Canção da Primavera (Unisinos/São Leopoldo), Areal da Baronesa (UFRGS/Porto Alegre) e Ponto Final (ULBRA/ Canoas).

A 2ª edição do Letra & Música aconteceu em abril/maio de 2017. O projeto teve patrocínio da VIVO através da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do RS. As músicas compostas foram: TIC TAC (UPF – Universidade de Passo Fundo), Cidade Coração (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria) e Sonhos de um Balão (UCS – Universidade Caxias do Sul).

Agradecimentos a Celise Niero, Dudu Trentin, Guilherme Bragança, Bia Araújo da ATO Produção Cultural, Cida Herok da CIDA Cultural, Branca Ramil da RAMIL E UMA Produções. Vamos apresentar no programa O Sul em Cima as músicas: Minha Luz, Porto Colorido, Canção da Primavera, Areal da Baronesa, Ponto Final, Tic Tac, Cidade Coração e Sonhos de um Balão que são criações dos participantes da oficina Letra & Música  e ainda Maria Fumaça, Vira Virou, Fonte da Saudade do disco Kleiton & Kledir de 1980 e as músicas Olho Mágico, Piscina Felizes para Sempre do CD Com todas as Letras de 2015 de Kleiton & Kledir.

http://www.kleitonekledir.com.br/

www.facebook.com/kleitonekledir

 

PARTE 1:


PARTE 2:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *