noticia_455217_img1_lydio-roberto-di

O SUL EM CIMA – LYDIO ROBERTO

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de LYDIO ROBERTO, em especial músicas dos álbuns ALMA BREJEIRA e NHENGARÍ INAMI – A ARTE DO POETA POPULAR.

Lydio Roberto é musicoterapeuta, produtor musical, compositor e músico curitibano.

lydio_roberto_almabLydio Roberto tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da musicoterapia, música, contexto terapêutico, educação e folclore. Compositor popular e cancionista, Lydio tem tratado de temas como o universo do folclore, a cultura, a cultura de raiz, os brinquedos e as cantigas, com especial cuidado aos aspectos artísticos e educacionais. Por estes caminhos, hoje, o compositor considera essencial para suas produções o fato de, ao lado de outros educadores e cancionistas, ser integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil.

Como educador musical há muitos anos, trabalhando diretamente com crianças em escolas públicas e privadas, aprendeu com elas os caminhos e os cuidados que se deve ter quando propõe pensar, sentir e fazer música.

Nesta perspectiva é que se debruçou na produção artístico-musical e acadêmica ao universo infantil, bem como na elaboração de materiais para a capacitação de professores com caráter didático-pedagógico, em parceria com a compositora e pesquisadora Mara Fontoura. Assim, além de compor canções para crianças, publicou livros como, Cancioneiro Folclórico Infantil; Festa Junina;  Datas Especiais, além de servir como referência ao estudo publicado na obra (livro e CD) Musicando, das educadoras musicais, Cris Lemos e Solange Maranho Gomes.

Há muitos anos produz para a publicidade, na criação de trilhas e jingles, mas sempre optou por desenvolver trabalhos com maior compromisso estético-artístico na área de composição, especialmente em shows musicais e gravações de fonogramas.

Com mais de 30 anos de carreira, assinou obras como Choros e Águas (LP-1985). Estrelas Guia (CD-1999), Violada (CD-2005) e Alma Brejeira (CD-2008), Nhengarí Inami (CD -2013) além de assinar algumas produções musicais de outros artistas.

A obra, o violão e a voz de Lydio estão presentes em vários trabalhos musicais de compositores e intérpretes, tais como o Grupo Nymphas, Gerson Bientinez, Iso Fischer, O Tao do Trio, Rosy Greca, entre outros. Lydio leva na bagagem grandes parcerias, como João Gilberto Tatára, Etel Frota, Cristina Saraiva, Fernando Pereira, Mara Fontoura, Cláudio Ribeiro, Hardy Guedes, Gerson Fiesbein, Milton Zauer, Comtrasteduo (Márcio Silva e Glauber Carvalho) e Cris Lemos.

Lydio Roberto  tem como marca principal de seu trabalho musical o tom regionalista, caráter evidente no CD “Alma Brejeira“, o trabalho também expressa a preferência por uma sonoridade acústica, com cuidados estéticos, sem perder de vista a busca por elementos que contemplem o regional e nacional. Sem dúvida, é uma proposta de sonoridade paranaense, que se vê pela natureza das composições, pela instrumentação utilizada e, sobretudo, pela temática paranista. Composto de músicas próprias assim como algumas músicas do cancioneiro nacional.

Lidio02“Nhengarí Inami – A Arte do Poeta Popular”  é um projeto concebido por Lydio Roberto e desenvolvido em parceria com a cantora Cris Lemos e com o músico Ricardo Janotto (O Rosinha).  Esse álbum lançado em 2013 é um trabalho de MPB, cujos motes estão vivos nos registros musicais feitos por Inami junto à cultura Fandangueira do Paraná nas décadas de 50, 60 e 70 e mais, em suas composições de caráter popular.

Por isto, este projeto não trata de  nenhuma proposição de inovação estética, seja na música, seja nos estudos culturais. É sim, tão somente um movimento de fazer soar de novo a vida, os sons, a doçura e o encanto de quem muito fez pela cultura popular do Paraná e do Brasil. Este registro é um movimento para fazer re-soar a simplicidade e encanto do poeta popular Inami Custódio Pinto.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, músicas desses dois interessantes trabalhos de Lydio Roberto!

PARTE 1:


PARTE 2:

 

 

One thought on “O SUL EM CIMA – LYDIO ROBERTO

  1. Meus caros
    Fiquei super feliz e emocionada em ouvir tamanho cuidado e carinho com o trabalho desse nosso artista paranaense. Sou produtora dos trabalhos do Lydio há anos. Vocês foram muito felizes ao produzir este programa que só agora conheci .
    Ouvi o do Iso Fischer também. Parabéns a todos!!
    Abraço
    Kátia Fontoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *