ENCARTE_4

O Sul em Cima – ZÉ FLÁVIO

O Sul em Cima dessa semana, é dedicado a obra do grande guitarrista e compositor Zé Flávio e mostra em especial músicas do seu primeiro e aguardado disco solo “FINGERPRINT”.

 Zé Flávio (José Flávio Alberton de Oliveira) nasceu em Porto Alegre em 10/04/1952. O interesse pela música vem desde a adolescência e ele sempre se auto intitulou um roqueiro, um apaixonado pelo rock,  porém sempre transitou em todas as áreas da música popular , inclusive o erudito pois ele é formado em música  na Escola Superior de Belas Artes de Porto Alegre onde foi aprimorar seus conhecimentos.

Foi guitarrista de bandas como ALMÔNDEGAS, MANTRA, O PESO e entre outros trabalhos diversos, participou também em shows e gravações de diversas bandas brasileiras.Já tocou com vários artistas como Kleiton & Kledir, Elba Ramalho, Oswaldo Montenegro, Emílio Santiago entre muitos outros.

Mesmo antes de entrar para o Almôndegas em 1977, Zé Flávio era uma lenda do rock como “guitar hero” do grupo Mantra (e também autor de três sucessos de seu futuro grupo: “Sombra Fresca e Rock no Quintal, “Amor Caipira e Trouxa das Minas Gerais” e o sucesso nacional “Canção da Meia Noite”).

O grupo Almôndegas surgiu na década de 70 em Porto Alegre. Formado por Kleiton, Kledir, Quico Castro Neves ( Eurico Guimarães de Castro Neves) ,Gilnei Silveira e  Pery Souza. Houve mudanças depois e entraram então João Baptista (João Baptista Guimarães Carvalho) e Zé Flávio, saindo Pery e Quico. O Almôndegas mesclava regionalismo com música pop. Fato que destacava a banda no cenário musical do sul do país, produzindo um som original e criativo e de qualidade poética. No ano de 1975 é gravado o primeiro disco da banda, após apresentações e conquista de prêmios em festivais, como por exemplo o I Festival Universitário da Canção Catarinense, onde foram vencedores com a música Quadro Negro.

1O primeiro LP “Almôndegas” e o segundo “Aqui”, trabalho que colocou a faixa “Canção da Meia-noite” na novela Saramandaia, da Rede Globo de Televisão, são de 1975. Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro. Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano lançaram “Alhos com Bugalhos”. Os registros da carreira do Almôndegas culminou com “Circo de Marionetes”, de 1978. Em 1979 o grupo se desfez. O trabalho do Almôndegas virou referência para artistas posteriores do pop rock gaúcho como Thedy Corrêa, Wander Wildner, Duca Leindecker entre outros.

 

Em junho de 2017, Zé Flávio lança seu primeiro disco solo “FINGERPRINT”. Gravado no Studio Tec Audio em 2016, com produção musical de Nico Bueno,  mixagem de Fernando Dimenor, masterização de Marcos Abreu. Os arranjos foram feitos por Zé Flávio e Nico Bueno. O disco tem participações de Marcelo Delacroix em “Amor caipira e trouxa das Minas Gerais”, Thedy Corrêa em “Sombra Fresca e Rock no Quintal” e Kleiton & Kledir em “Sorriso Amarelo”.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, algumas músicas de autoria de Zé Flávio gravadas pelo grupo Almôndegas que são Canção da Meia Noite, Em Palpos de Aranha, Estórias pra Você e Mantra (em parceria com Kleiton Ramil) e as músicas do CD Fingerprint que são: En La Noche, Portas e Janelas, Amor Caipira e Trouxa das Minas Gerais, Pequena Valsa das Laranjas, Margarida do Brejo, Sorriso Amarelo (em parceria com Kledir Ramil), Sombra Fresca e Rock no Quintal, Sunset Samba e Canção da Meia Noite-Fantasia em Cordas.

Contatos:

https://www.facebook.com/zeflavioguitarman/

 

O programa está imperdível! Ouça na íntegra.

 
PARTE 1


PARTE 2

 

2 thoughts on “O Sul em Cima – ZÉ FLÁVIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *