Valdir_Verona_e_Rafael_de_Boni

O Sul em Cima –Valdir Verona e Rafael de Boni

           O Sul em Cima dessa edição mostra o trabalho do Duo de Viola e Acordeon formado por Valdir Verona e Rafael de Boni.

VALDIR VERONA & RAFAEL DE BONI 

Entre a viola de Valdir Verona e o acordeon de Rafael De Boni há um protagonismo e singularidade em cada um dos instrumentos. Essa poesia da harmonia que a música sugere está, provavelmente, entre as características mais preciosas a conduzir a trajetória da dupla, que completa 11 anos neste ano. Conforme os estudos de Verona sobre a gênese da música regionalista, a viola teria chegado ao Estado antes mesmo do acordeon, por intermédio de tropeiros, jesuítas e açorianos. Apesar disso, o instrumento de De Boni ainda é o responsável pela maior representação simbólica da sonoridade gaúcha. Ao decidir pela união dessas duas potências numa mesma linguagem, tradição e história o resultado é um compasso que vai além das fronteiras.  A música autoral é motivo de orgulho para o duo, que lançou dois CDs e um DVD nessa uma década de história. O formato de composição que Verona e De Boni adotaram explicita a força da mesma sintonia que os uniu. Músicos de influências diversas, possuem vivência em estilos que vão desde o folclore sulino à formação erudita, da música regional brasileira e da MPB ao jazz, e, neste projeto, mantém o foco na música do sul do país, influenciada pelas regiões fronteiriças.

Valdir_e_Rafael

Valdir Verona – músico caxiense que vem desenvolvendo um trabalho de resgate da viola na música do Sul em recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música. Possui sete CDs, um DVD e três livros com CDs encartados além de diversas participações em gravações e produções de CDs e DVDs. Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições. No exterior, representou o Brasil na homenagem ao país no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça em 2012 e na 25a Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia.

Para ouvir mais sobre Valdir Verona, acesse: http://osulemcima.com/blog/2016/10/03/o-sul-em-cima-35-valdir-verona/

Valdir_Verona_e_Rafael_de_Boni_2Rafael De Boni – natural de Vacaria – RS, onde iniciou seus estudos de acordeon, e, logo mais de contrabaixo elétrico. Participou de inúmeros festivais, gravações e participações com bandas e artistas solo nos mais variados estilos, destacando o cd JAZZ BRASIL, com a Free Note Jazz Quartet, o DVD da Banda Kriz, o CD TRIACÚSTICO, e os CDs “Encontro das Águas” e “Parceria no 2” e o DVD ao vivo em duo com o violeiro Valdir Verona.Atualmente, atua no Duo de viola e acordeon, junto com Valdir Verona, no Projeto CCOMA , além de participações com diversos artistas. Obras:

CD Encontro das Águas 2007 – Fundoprocultura, CD Duo de Viola e Acordeon, Valdir Verona e Rafael De Boni 2014 – Financiarte, DVD Duo de Viola e Acordeon – Valdir Verona e Rafael De Boni – participação especial Yamandu Costa 2015

“Trabalhos como o que Valdir Verona e Rafael De Boni estão aí para lembrar que a cultura existe e se engana quem menospreza o espírito de uma arte que sobreviveu nas mentes e corações dos povos por tanto tempo! Embora em seus temas predomine naturalmente o gauchismo, são universais! É significativo, por exemplo, o “bordado” entre Felicidade, de Lupicinio Rodrigues, e Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense: constrói-se uma ponte entre o Nordeste e o Sul que cumpre a missão de religar, encantar e bailar, seja numa estância, num terreiro de terra batida, em volta de um fogão à lenha ou num salão nobre.É a viva música, da pulsante alma brasileira!” 

(Joel Emídio da Silva – http://www.sertaopaulistano.com.br/2016/03/duo-viola-acordeon-valdir-verona-e.html)

 

Contatos:

https://www.facebook.com/violaeacordeon/

https://www.facebook.com/valdirverona

https://www.facebook.com/rafael.deboni.5

 

PARTE 1:


PARTE 2:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *