Show Joao e Gilberto Bar

O Sul em Cima – Causo Beats e Matudarí

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho das bandas CAUSO BEATS e MATUDARÍ, em especial músicas do álbum RAP COM BANDA.

Causo Beats e Matudarí é um projeto de Rap com Banda onde foram construídas músicas coletivamente com a ideia de propagar o Rap com uma personalidade nova. As letras do Grupo Causo Beats, juntamente com os arranjos musicais da banda Matudarí, trazem a mistura do Reggae, rock, samba, MPB, batidas fortes e marcantes e as letras cantadas trazendo sempre o rap como o ponto mais marcante. Essa união se deu para trazer críticas das falhas do cotidiano de vida dos moradores do Bairro Laranjal, Reflexo da sociedade e do contexto atual. O disco “Rap com banda” surgiu para agregar esses dois projetos (o Causo Beats e a Matudarí) que envolvem muita amizade, de longa data, de todos os integrantes que moram no mesmo bairro de Pelotas. A ideia da união é o fortalecimento do Rap, da Música própria independente e do fortalecimento da cultura local. O Projeto conta com uma página do Facebook e disponibiliza as músicas do disco no youtube.

CAUSO BEATS é de 2010, e a sonoridade é a “batida” que caracteriza o Hip Hop. Como integrantes: Matheus Kbelo, James Leal e Enrico Anselmi. Em 2012, eles lançaram a Promotape – “Antes que o mundo acabe” com 7 faixas . Naquele ano, a produção conquistou o terceiro lugar, categoria “Melhor EP do Ano”, no prêmio estadual “RAPLongaVida”. O grupo já abriu shows de MvBill, Cone Crew e Oriente.

MATUDARÍ é de 2012 e a designação é referência ao “Mato do Ari”. Os integrantes Luan de Oliveira, Natã Carvalho, Christopher Lemos e Bruno Del Pino, explicam o significado: “Matudarí é a abreviação de ‘mato do Ari’. Ele foi um personagem icônico do Laranjal, um jardineiro que vivia em uma terra ‘no meio do mato’. Matudarí é musica de raiz em gêneros como rock, reggae, samba e MPB. Com o Causo Beats, tem várias influências em comum, como B.B. King, Sabotage, Criolo, Stevie Wonder e Jimi Hendrix”.

A ideia de formar um projeto de Rap com Banda surgiu da amizade entre o grupo de Rap Causo Beats e a Banda Matudarí, em ambos os projetos todos os integrantes são moradores do mesmo bairro (Laranjal – Pelotas RS) e amigos de infância, antes mesmo de tornarem-se músicos. Fazer “Rap com Banda” sempre foi um desejo mútuo, até que, em 2014, numa noite de inverno, em meio a fogueiras, risadas e muita música, surgiu a ideia de fazer uma releitura das musicas já lançadas do Causo Beats.

O projeto tomou forma depois de muitos ensaios de criação, as rimas foram se adaptando ao swing da banda, as melodias evoluíram com o passar do tempo e cada música foi ganhando um toque especial. Notável também foi a evolução musical de cada um dentro do projeto, até porque esse projeto era uma experiência nova para todos. E nesse meio tempo aconteceram algumas apresentações em eventos, casas noturnas e bares da cidade e região, a fim de arrecadar os custos para financiar a gravação em estúdio e a produção das copias físicas desse projeto que é totalmente independente. São 15 faixas no total, que vão do rock ao samba, misturando vários gêneros de raiz que dão mais ênfase para musicalidade brasileira, mas sem perder a consistência da rima e do discurso empregado nas letras.

Todas as faixas foram gravadas, mixadas e masterizadas no STUDIO7, exceto a faixa “Samba de interlúdio” gravada no ESTÚDIO PANTANAL e as faixas “Rap de Interlúdio” e “Bônus Beat” gravadas no ESTÚDIO BOTUFÉ. Todos instrumentais foram gravados em modo multipista ao vivo.
Os participantes do álbum são: Bateria: Bruno Del Pino / Contra Baixo: Natã Carvalho / Guitarra: Christopher Lemos / Sopros: Luan de Oliveira /  Violão: Enrico Anselmi / Voz: Matheus Kbelo | James Leal  /  Participação Especial: Surdo – Douglas Ribeiro “Doug” (Faixa 06).

Contatos:

https://www.facebook.com/matudari/

https://www.facebook.com/CausoBeatsRS/

 

PARTE 1:


 

PARTE 2:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *