LOMA 5

O Sul em Cima – Loma

O Sul em Cima dessa edição é dedicado ao trabalho de LOMA e mostra as músicas dos álbuns ZIGUEZAGUEANDO (2005) e CANTADORES DO LITORAL (2009)

Loma Berenice Gomes Pereira é uma cantora gaúcha com larga trajetória profissional. No Rio Grande do Sul conquistou notoriedade pela acentuada inclinação em participar de projetos culturais com foco na musicalidade de raízes regionais.

Loma começou a cantar profissionalmente em 1973, em estúdios de gravação de jingles em Porto Alegre e como vocalista do Grupo Pentagrama, um dos principais responsáveis pelo movimento renovador que eclodiu àquela época na música produzida no Rio Grande do Sul e que projetou nacionalmente alguns compositores e intérpretes de Porto Alegre.

Nos anos 80, já em carreira solo, partiu para o Rio de Janeiro em busca de novas experiências, novos contatos e para aprofundar-se no estudo de teoria e solfejo na Escola de Música do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro. Apresentou-se pelo Brasil afora ao lado de artistas do nível de Amelinha, Sérgio Dias (Mutantes), Elza Soares, Baby Consuelo, Jorge Mautner, Robertinho do Recife, entre outros. Também subiu ao palco ao lado dos gaúchos Bixo da Seda, Jerônimo Jardim e Bebeto Alves.

Em 1985, Loma voltou ao Rio Grande do Sul. Lançou seu primeiro LP “Loma”, com arranjos assinados por Geraldo Flach. Em 1989, Loma foi eleita pela crítica como a “melhor cantora da década” e, em 1999, foi vencedora do Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor CD de MPB e Melhor Intérprete. Entre os discos lançados estão “Loma” (1985), “Um Mate Por Ti” (1992), “Loma – Além Fronteiras” (1998) e “Ziguezagueando” (2005).

Desde 2002, Loma é a cantora no Cantadores do Litoral, grupo que surgiu em 2001 com o espetáculo Cantadores do Litoral. Por uso do público e da imprensa, acaba assumindo o próprio nome do espetáculo. O grupo transforma-se num fundamental divulgador da cultura de influência afro-açoriana e é formado por músicos, intérpretes, compositores, pesquisadores e poetas do litoral norte do RS. O grupo é liderado pelo folclorista, maestro, compositor e professor de música Paulo de Campos. O trabalho é sequência do movimento que há 40 anos divulga a cultura litorânea, iniciado por Ivo Ladislau e Carlos Catuípe. Os Cantadores do Litoral trazem um repertório repleto de ritmos e sons impregnados de lusitanismos e africanismos, transformando-se em nova e brasileira opção musical aflorada no Litoral Norte/RS. Os integrantes são Loma, Mário Tressoldi, Nilton Júnior, Paulo de Campos e Rodrigo Reis. Com o grupo, recebeu, em 2009, o prêmio anual de Melhor Grupo Show e Melhor Intérprete da Assembleia Legislativa gaúcha. Além de cantar e atuar como ativista cultural, Loma trabalha como locutora e mestre de cerimônias em diversos eventos culturais.

PARTE 1:


PARTE 2:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *