O Sul Em Cima 10 – CLARISSE GROVA e AFONSO MACHADO

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de Clarisse Grova e Afonso Machado, em especial músicas do CD Que Tal?

Clarisse Grova
A cantora e compositora carioca CLARISSE GROVA começou sua carreira no início dos anos 80, cantando em bailes e depois na noite carioca. Em 2009, Clarisse inaugurou a “Oficina de Voz” e realiza workshops, com aulas de canto e orientações para a voz falada na publicidade, rádio e TV, percorrendo vários estados do Brasil. Cantora experiente, ela se mudou para Porto Alegre em 2012 e atualmente está em estúdio, finalizando seu primeiro EP autoral: “CLARISSE GROVA – DO REDENTOR À REDENÇÃO”, documentando assim, sua experiência como compositora.
Para saber mais sobre a Clarisse Grova, clique aqui em O Sul em Cima 3/2016.
Afonso Machado
AFONSO MACHADO é bandolinista, arranjador e produtor. É fundador do conjunto de choro Galo Preto e da Orquestra de Cordas Brasileiras. Professor de música e autor do “Método do bandolim brasileiro”, editado em 1986, um trabalho pioneiro no gênero, que condensa toda a técnica do bandolim tocado no Brasil. Coordenou diversas oficinas de choro realizadas no Rio de Janeiro (Rioarte) e em São Paulo (Sesc), além de realizar workshops de música brasileira na França, na Suiça e em Portugal. Dedicou a maior parte de seu tempo a interpretações e arranjos de grandes compositores da música brasileira. No palco atuou com Cartola, Elton Medeiros, Raphael Rabello, Paulinho da Viola, Elza Soares, Miucha, Nelson Cavaquinho, Wagner Tiso, Paulo Moura, Radamés Gnatalli e Chiquinho do Acordeon. Gravou em diversos discos, alguns dos quais produziu, de figuras como Nelson Sargento, Elton Medeiros, Delcio Carvalho e do Grupo Galo Preto, que lidera há muitos anos. Produziu em 2004, o seu CD Bandolim do Brasil – Rob Digital – com obras instrumentais.

Em 2012, Afonso e Clarisse se unem e lançam o CD QUE TAL? com canções de Afonso Machado, que aparece como letrista e melodista em parceria com Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Carlinhos e Dora Vergueiro, Roberto Pinto e Luiz Moura. As músicas variam de estilo, indo do samba ao choro passando por modinha, choro-canção e samba-canção, e tem como principal elemento harmonizador a belíssima interpretação da cantora Clarisse Grova.

É esse trabalho que vamos ouvir nessa edição de  O Sul em Cima, além de destacar o belíssimo projeto que homenageia Nelson Sargento e que veremos abaixo:
PROJETO NELSON SARGENTO – 91 ANOS DE SAMBA
O Afonso Machado, um dos destaques dessa edição, está atualmente envolvido junto com o Grupo Galo Preto em um lindo projeto de crowdfunding que homenageia Nelson Sargento. Aqui tem um texto explicando o projeto:
Caros amigos: o GALO PRETO é um dos mais importantes grupos de choro em atividade no Brasil. Capitaneado pelos arranjos geniais de Afonso Machado, nenhum outro conjunto soube aliar a tradição do gênero às inovações instrumentais como Galo. Agora, o grupo, que tem entre seus componentes meu colega de Passagem de Nível Alexandre Paiva, está recolhendo fundos via “crowdfunding” (benfeitoria.com/nelsonsargento) para financiar o CD comemorativo dos 91 anos do grande sambista Nelson Sargento, um dos baluartes da Mangueira e do samba, aquele que nos fez acreditar que o samba “agoniza mas não morre”. Vale a pena participar desse belo projeto, em nome da cultura brasileira e da boa música. O CD ainda conta com a participação do grande cantor Pedrinho Miranda, representante da melhor cepa de novos sambistas. Peço, por favor, que visitem a página para conhecer melhor o projeto e escolher a melhor maneira de colaborar, com as devidas recompensas. Um grande abraço, e que as flores sejam dadas sempre em vida! (André Conforte)
CLIQUE E COLABORE!!! Até dia 10 de Abril de 2016
Ouçam Aqui – Programa 10/2016


Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *