O SUL EM CIMA 09 – KLEITON & KLEDIR “Com todas as Letras” (Part.Kledir Ramil)

Kleiton & Kledir  – Foto: Isabel Ramil

O SUL EM CIMA dessa edição reprisa o  “Com todas as Letras”, novo trabalho de Kleiton & Kledir. O programa conta com a participação especial de Kledir Ramil.
A reprise é para contar uma ótima novidade! O novo trabalho “Com todas as Letras” de Kleiton & Kledir vai ter direito em junho/2016 na cidade de Nova York nos Estados Unidos, a uma grande exposição das caligrafias que ilustram as letras de músicas desse projeto. Pra quem ainda não conhece esse trabalho, o material todo do livro que acompanha esse projeto está disponível gratuitamente no site kleitonekledir.com.br/comtodasasletras. Ali vocês podem ter uma idéia melhor do que são essas caligrafias que serão transformadas em grandes painéis e expostas na Type Directors Club em Nova York.
COM TODAS AS LETRAS – NOVO TRABALHO DE KLEITON & KLEDIR 

O Rio Grande do Sul é conhecido como um celeiro de grandes escritores. Kleiton & Kledir foram em busca dessa riqueza e criaram um projeto original que faz uma aproximação da literatura com a música popular. Autores de prosa de ficção trazendo um novo olhar, uma outra perspectiva poética e temática. Uma contribuição preciosa.

“Com todas as Letras” é um projeto que vem sendo acalentado com carinho pelos irmãos Ramil há alguns anos. Tudo começou com a canção “Lixo e Purpurina”, parceria inédita entre eles e o escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996). Desde os anos 70, ainda jovens, eles planejavam compor uma canção. A vida levou-os para lugares diferentes, distantes e só muito mais tarde, se encontraram e puderam realizar esse sonho.
“Lixo e Purpurina” levou 20 anos para ser feita e mais 20 para ser gravada. Foi o ponto de partida desse projeto e serviu de inspiração para todas as novas parcerias que surgiram. São canções inéditas, criadas por Kleiton & Kledir e grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea que nunca haviam escrito uma letra de música: Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, Letícia Wierzchowski, Daniel Galera, Paulo Scott, Cláudia Tajes, Alcy Cheuiche e Lourenço Cazarré. Cada um com seu estilo pessoal de escrever e trabalhar, o que deixou o resultado final ainda mais diversificado e interessante.
O disco foi lançado pela gravadora Biscoito Fino, junto com um filme documentário dirigido por Gustavo Fogaça mostrando cenas das gravações, depoimentos e os encontros com os escritores durante o processo de criação. Além do formato CD + DVD, o lançamento teve também uma “edição especial limitada” com LIVRO DE ARTE + LP + CD + DVD documentário, além de um HOT SITE com o registro digital de todo o projeto.
Interpretação caligráfica da música Rochas –
Vejam mais em kleitonekledir.com.br/comtodasasletras
O Livro de Arte traz fotos, depoimentos dos escritores e uma interpretação caligráfica de cada canção, feita por calígrafos de várias partes do mundo sob a orientação do designer gráfico Felipe Taborda. Foi idealizado por Marcos Eizerik (Propaganda Futebol Clube), Apoio Cultural Gráfica Centhury, Mão Santa e CUB. Outro parceiro desse trabalho é o Dominus Luthier da Serra Gaúcha que fez um instrumento chamado cuatro venezolano que utilizam em algumas músicas.
O projeto conta com a curadoria de Luís Augusto Fischer, escritor, ensaísta e professor do Instituto de Letras da UFRGS e também teve participação de Adriana Calcanhotto que canta junto com K&K a música “Lixo e Purpurina”. O trabalho teve patrocínio da empresa JOSAPAR através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do RS.

Ouçam Aqui – Programa 09/2016






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *