O Sul Em Cima 08 – JANAINA FELLINI

Janaina Fellini  –  Crédito: Letícia Moreira

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de JANAINA FELLINI.

Janaína Fellini nasceu na pequena Vitorino, no interior do Paraná. Filha de pai sanfoneiro – e todo esse lado da família formado por músicos e cantoras -, ela só aprofundou seus conhecimentos na música após se mudar para Curitiba, onde fez faculdade de Jornalismo e se dedicou ao canto. Ela diz que, para sua música, deseja a leveza. “Gosto do caminho da sutileza para o meu trabalho…”

Influenciada pela estética sonora da world music, do afrobeat e do dub, a cantora Janaina Fellini tem dois CDs lançados. O álbum homônimo lançado em 2012 traz composições de Felixbravo, Estrela Leminski e Téo Ruiz, ao lado de nomes como Itamar Assumpção, Kiko Dinucci e Junio Barreto, além de composições de Dú Gomide, principal parceiro da cantora e produtor musical do trabalho. Gravado no estúdio Gramofone + Musical, o disco é uma produção independente, com arranjos assinados pelos músicos e companheiros de palco Dú Gomide (produção musical e guitarra), Glauco Solter (contrabaixo), Alonso Figueroa (teclados e programação) e Gabriel Alterio e Denis Mariano (bateria), além das participações de Seu Zeba, Sérgio Coelho, Fernando Lobo, Sérgio Freire, Bernardo Bravo e Fred Teixeira. 

CASA ABERTA – novo álbum de Janaína Fellini (2015)

Chácara Asa Branca, em Campina Grande do Sul, no Paraná. No local, um grupo formado por uma cantora e seus músicos, um arranjador  e um produtor, todos imersos na feitura de um álbum durante seis dias ininterruptos, em fevereiro de 2015. No final, um sonho realizado. Quando a cantora paranaense Janaina Fellini, de 31 anos, teve o projeto de seu disco, o 2º da carreira, selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural – ao lado de outros 100, entre 15 mil inscritos -, ela não podia prever que conseguiria ir tão longe com a nova empreitada. A idéia da residência de uma casa, onde todos os envolvidos se instalassem e ali permanecessem dedicados na elaboração e na gravação do disco, veio depois da aprovação do projeto. Houve outras conquistas: a presença do produtor Beto Villares e um espaço na agenda do maestro Letieres Leite. Foi dessa forma – e com esse time – que nasceu o álbum Casa Aberta.
Beto Villares é músico, arranjador e compositor e produziu discos de nomes como Zélia Duncan, Céu e Pato Fu, além de compor para trilhas sonoras de TV e cinema, como os filmes Cidade Baixa e O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias. Já o músico Letieres Leite, requisitado arranjador, é criador da Orkestra Rumpilezz, composta por percussão e sopros. Até então, Janaina só conhecia o trabalho dos dois, mas nunca havia trabalhado com eles. “Eles são as duas maiores referências para esse projeto”, aponta a cantora. “O Beto é meio guru, é mais quieto, vai observando e, de repente, faz um comentário que muda tudo. O Letieres é o cara do ritmo, do afro-baiano, pega o que é da raiz e transforma no contemporâneo. Para o meu trabalho, isso é fundamental.”
Além de Janaina, participaram do disco os músicos Dú Gomide (guitarra/viola), Glauco Solter (contrabaixo), Alonso Figueroa (teclado/acordeom), Sérgio Monteiro Freire (sopros) e Denis Mariano (bateria). Também como músicos convidados: Fernando Lobo (percussão), Ruan Castro (guitarra), Bernardo Bravo, Estrela Leminski e Teo Ruiz (composição em tempo real) e Maurício Badé (congas).
“CASA ABERTA é sobre caminhar, mesmo sem garantias, sobre Saramago e o conto da Ilha desconhecida, sobre encontros e a geografia humana. Sobre travessia e Interrupção. Sobre entrega. Chimarrão, pastel de feira e água de coco. Música, diálogo, troca, generosidade, convivência e a importância da sobremesa.” (Janaina Fellini)

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA as músicas:
1- ELO – Alice Ruiz / Estrela Leminski / Flávio Alves / Téo Ruiz
2- NA RODA DA SAIA VERMELHA – Janaina Fellini / Estrela Leminski
3- TEM PENA, VENTO – Dú Gomide
4- SEI DOS CAMINHOS – Itamar Assumpção / Alice Ruiz
5- VARANDA – Alessandra Leão
6- INFINITO EFÊMERO – César Lacerda
7- O SEU AMOR – Gilberto Gil
8- PROMESSA – Bruno Capinan / Luisão Pereira
9- ÁRIDA – Bernardo Bravo / Beto Villares / Estrela Leminski / Janaina Fellini / Téo Ruiz
10 – SUTIL – Itamar Assumpção
11- PRETA – Lirinha
Ouçam Aqui – Programa 08/2016


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *