O Sul Em Cima 07 – ANTONIO VILLEROY

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de ANTONIO VILLEROY.

Cantor, compositor e produtor musical, Antonio é um dos autores brasileiros mais gravados da atualidade. Depois de Lupicínio Rodrigues é o compositor gaúcho com mais gravações na história da MPB. Além de seus próprios discos, suas canções podem ser ouvidas nas vozes de artistas como Ana Carolina, Gal Costa, Ivan Lins, Luiza Possi, Maria Bethânia, Maria Gadu, Mart’nália, Moska, Preta Gil, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello, Mário Biondi, Jesse Harris e muitos outros grandes nomes nacionais e internacionais. Começou sua carreira musical no início dos anos 80 em Porto Alegre. Possui sete CDs e um DVD autorais. Em 1991 lançou seu primeiro disco “Totonho Villeroy”, “Trânsito” em 1995, “Juntos 1” com Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro em 1998 e “Juntos 2” em 2001. Em 2000 lançou “Totonho Villeroy”, em 2004 “Totonho Villeroy ao vivo”. Em 2006 lançou em CD/DVD “Sinal dos Tempos ao vivo”, “José” em 2010 e o mais recente,  “Samboleria” em 2014 pela Sony Music.
Suas criações são presença constante no cinema e televisão, em filmes como Sonhos Roubados, Amores Possíveis, Divã, Sexo Amor e Traição, Enquanto a Noite Não Chega e novelas da Rede Globo, Record, Band e SBT. Sua música From Ruins of a Town foi o tema principal do filme Neptune’s Rocking Horse do novaiorquino Robert Tate.
Antonio Villeroy teve duas canções indicadas ao Grammy Latino, São Sebastião em 2005 e Rosas em 2007.
Além de sua língua de origem, ele também compõe e interpreta em francês, italiano, inglês e espanhol. Entre seus parceiros musicais estão os americanos John Legend, Jesse Harris, Don Grusin, Jeff Franzel e Eve Nelson, os italianos Chiara Civello e Antonio Galbiati, os africanos Lokua Kanza (Congo), Alune Wade (Senegal) e Blick Basse (Camarões), os latino americanos Descemer Bueno (Cuba), Jorge Villamizar (Colômbia) e Juan Carlos Perez Sotto (Venezuela) e os brasileiros Ana Carolina, João Donato, Ivan Lins, Seu Jorge, Elisa Lucinda, Jorge Vercilo, Bebeto Alves, João Nabuco e Eugênio Dale, entre outros.
Entre suas atividades paralelas, Antonio produziu, de 1996 a 2006, na cidade de Sanary sur mer, na França um dos maiores festivais de música brasileira da Europa.
SAMBOLERIA – Novo disco de Antonio Villeroy
Atualmente está lançando seu sétimo disco autoral, o elogiadíssimo Samboleria, que vem fazendo sucesso em todo Brasil e, como o próprio nome sugere, apresenta uma ênfase em sambas e ritmos de sabor latino, não apenas com referências à região do pampa onde nasceu o compositor, mas também acrescidas de cores centro americanas. No repertório, canções inéditas em português e espanhol, incluindo parcerias com Moraes Moreira (Ponto Com e Sem), João Donato (Uni Duni Tê em que João faz participação especial tocando seu inconfundível piano). O americano Don Grusin (também atuando no CD em El Guion), o cubano Descemer Bueno e o colombiano Jorge Villamizar, entre outros artistas. O disco conta ainda com as participações especiais de Mart’nália e da cantora argentina Dolores Solá, além de um excelente time de músicos formado por Marco Lobo, Gastão Villeroy, Daniel Jobim, Pretinho da Serrinha, Davi Moraes, David Felman, Nicolas Krassik, Bebê Kramer, Leonardo Amuedo, Jessé Sadoc, Eduardo Neves, Maycon Ananias, Rafael Barata, Thiaguinho Silva, Mauro Refosco, os vocais de Analimar Ventapane e Maíra Freitas entre outros grandes artistas. Com produção de Antonio Villeroy e Berna Ceppas, o álbum foi gravado entre junho e outubro de 2013 nos estúdios Maravilha 8 e Monaural e lançado em junho de 2014, pela Sony Music.
Vamos ouvir em O SUL EM CIMA, as músicas desse elogiado disco “SAMBOLERIA”!
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 07/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *