O Sul em Cima 06 – JOÃO TRISKA

 

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o trabalho de JOÃO TRISKA.

João Triska
João Triska, músico, compositor, cantor, exímio violeiro, pesquisador, arranjador musical, empreendedor cultural, paranaense nascido em Curitiba, é considerado um dos músicos mais promissores dentro do universo da música regional brasileira. Desenvolve seu trabalho solo desde o ano de 2011. Variados gêneros, ritmos e elementos estéticos provenientes da região sul do Brasil e da América do Sul são a base de trabalho autoral, que, nas cordas da viola caipira traz à música regional uma linguagem refinada e contemporânea. Suas composições trazem para uma linguagem universal  a poesia e a riqueza cultural de estilos e tradições que percorrem os limites fronteiriços do país. O toque refinado e harmônico do compositor João Triska  derivado da mescla entre os estudos clássicos e do contato com a música de raiz através das viagens feitas pelos países da América do Sul fez emergir uma forma de tocar a viola e de apresentar o discurso melódico e ancestral com perspicaz originalidade, e sua arte, é expressão do potencial inovador de uma cultura em constante transformação, que se renova de braços dados com o amor pela vida.
Graduado em Filosofia pela UFPR, atualmente reside em Curitiba, trabalha com pesquisa , arranjo e produção musical. Também integra o Serra Acima Trio – trio de violas brasileiras.
Capa do CD Nos Braços dos Pinheirais – João Triska
João Triska tem a forte vertente do compositor brasileiro (Cantautor), das muitas canções de sua autoria, destacam-se:
-“Milonga del Guayrá”. composição que é praticamente uma crônica sobre a história do Paraná e seus principais valores culturais e simbólicos.
– “Cataratas do Iguaçu”, inspirada na lenda guarani que conta a história de amor entre Naipi e Tarobá, cantada com a intensidade do fandango paranaense.
“Curitiba”, música que mistura ritmos como a chacarera e o chamamé para contar a história de uma tempestade sobre os céus da cidade de Curitiba.
-‘Brilha Mi Corazón”, canção de amor composta na Argentina, nas terras da Patagônia.
-“Quero-Quero”,  canção de amor que é uma ode aos quero-queros. 
O CD João Triska – Nos Braços dos Pinheirais (2015) é uma grandioso trabalho inspirado na obra e no legado deixado por um dos maiores ícones da música Paranaense, o mestre Nhô Belarmino, famoso pela dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, na época de ouro da Rádio. O CD João Triska – Nos Braços dos Pinheirais tem a participação de grandes músicos e parceiros como: Luiz Carlos Borges, Lydio Roberto, Dany López, Du Gomide, Guilherme Goulart, Romy Martínez, Natália Bermúdez, Marcela Zanette, Carla Zago, entre outros.
Vamos ouvir em O Sul em Cima, as músicas que fazem parte desse primeiro álbum de João Triska – Nos Braços dos Pinheirais:
01- NOS BRAÇOS DOS PINHEIRAIS – Nhô Belarmino / Evilásio de Barros
02- CURITIBA – João Triska
03- VIOLADA – Lydio Roberto / Cláudio Ribeiro
04- GAUDÉRIA – Bernardo Bravo / Ary Giordani
05- BRILHA MI CORAZÓN – João Triska
06- NDE RATYPYKUA – Félix Fernandéz / José Asunción Flores
07- QUERO-QUERO – João Triska
08- CARA DE BRONZE – Siba/ Roberto Corrêa
09- MILONGA DEL GUAYRÁ – João Triska
10- CATARATAS DO IGUAÇU – João Triska

PPM – PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA 2016

JOÃO TRISKA está concorrendo ao importante prêmio profissionais da música brasileira 2016 na categoria RAIZ SERTANEJA.
PARA VOTAR basta fazer um cadastro simples no site e mandar ver!!
(obs.: nome de usuário em letras minúsculas e sem espaço)
Seu voto é muito importante!!!
Entre no site e vote: www.ppm.art.br

Ouçam Aqui – Programa 6/2016 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *