O Sul Em Cima 05 – FERNANDO LEITZKE

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de FERNANDO LEITZKE.

Fernando Leitzke é pianista, compositor e arranjador. Gaúcho, natural de Pelotas iniciou sua trajetória aos 13 anos no meio erudito. Aluno do conservatório de música de Pelotas, estudou até os 17 anos. Neste meio tempo, obteve 2 premiações nos concursos nacionais de piano em São Paulo no conservatório Souza Lima e no Rio Grande do Sul no concurso professora Eugênia Stangler de Oliveira. Aos 17 anos, começou a frequentar as rodas de choro em Pelotas, no bar Liberdade onde iniciou seus estudos neste meio, junto com os músicos Avendano Júnior e Possidônio Tavares. Mudou-se para o Rio de Janeiro há 6 anos com o objetivo de se aprofundar no gênero do choro e do samba instrumental, onde desde então tem tocado com grandes nomes do meio. Faz parte de vários projetos atualmente junto com os músicos Rafael Malmith, Oscar Bolão, João Camarero e Ronaldo do bandolim.

Recentemente lançou seu primeiro disco chamado “Rios que Navego” com grandes nomes da música instrumental como Oscar Bolão, Guto Wirtti e João Camarero. É um repertório pianístico e percussivo, com composições próprias, além de outros grandes pianistas como Radamés Gnatalli, Tom Jobim e Rubén González além de músicas que vão além da fronteira Brasil, Uruguai e Argentina.
Rios que Navego” faz esta viagem pelo samba, samba canção, candombe, zamba, choro e influências de todos estes rios. Rios que navego é um disco de fronteiras e tradições.
Atualmente é professor de piano na escola portátil de música presidida por Luciana Rabello e também é professor na casa do choro, recém inaugurada na rua da carioca. 

No programa O Sul em Cima, vamos ouvir as músicas desse ótimo CD que são:

1- Chaleira Quente – Fernando Leitzke
2- Vou andar por aí – Radamés Gnatalli
3- Mundo Melhor – Pixinguinha e Vinícius de Moraes
4- Melodia Del Rio – Rubén González
5- Sargento Borracho – Fernando Leitzke
6- Radamesiando – Fernando Leitzke
7- Segundas – Fernando Leitzke
8- Pequena Folha – Fernando Leitzke
9- Candombe para Gardel – Ruben Rada
10- Descendo o Morro – Tom Jobim e Billy Blanco

Vamos ouvir também  no início do programa um texto extraído de um dos mais belos livros já produzidos em todos os tempos no Sul do Brasil que é Contos Gauchescos e Lendas do Sul da autoria de Simões Lopes Neto. Ele está contido na lenda A Salamanca do Jarau que é uma das mais interessantes que já nasceram na cultura do sul do Brasil.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa  5/2016

Programa 05/2016 – FERNANDO LEITZKE  – Parte A

Programa 05/2016 – FERNANDO LEITZKE –  Parte B

Contatos Fernando Leitzke:

facebook.com/fernandoleitzkepiano
email: fernandolpiano@gmail.com
Fone:  (021) 98273-0501      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *