O SUL EM CIMA 43 / 2023

O SUL EM CIMA 43_2023


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de artistas do Grupo Uma Terra Só (Grupo Marimbanda, Felipe Caneca, Canequinha e MPB4).
 .
MARIMBANDA  é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 23 anos de atuação, conquistou repercussão nacional e realizou elogiadas turnês pelo exterior. A Marimbanda atuou em importantes Festivais como nos recentes Festival Choro-Jazz (Jericoacoara-CE), O Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE), Mostra Sesc Cariri e a Plataforma de Circulação de Música da Petrobrás. 
A Marimbanda combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida por Heriberto Porto (flautas), Thiago Almeida (piano), Pedro Façanha (contrabaixo), Michael da Silva (bateria) e, em memória, Luizinho Duarte, fundador, compositor do quarteto, falecido em abril de 2022. Os grandes instrumentistas têm apresentado um repertório autoral já reconhecido no meio musical brasileiro como um grupo de identidade própria, com um sabor nordestino universal. 
O grupo gravou seu primeiro CD “Marimbanda” em 2001. Em 2006, lançou o segundo CD, “Tente Descobrir”. Em 2020, lançaram seu terceiro CD “Caminhar”. São 13 temas do mestre Luizinho Duarte e um tema do Thiago Almeida, “Duarteana”, que homenageia o saudoso mestre baterista e compositor da Marimbanda. Hoje trabalham na gravação de um novo álbum.
Músicas: 01 – Caminhar – Luizinho Duarte // 02 – Duarteana – Thiago Almeida – feat Carlos Malta // 03 – Em Tempo de Frevo – Luizinho Duarte 
 .
FELIPE CANECA é artista Zênitha Música, pianista, acordeonista, compositor e arranjador. Irmão de Canequinha, divide com ele a história familiar musical. Ambos compartilham diversas experiências na formação e carreira, desde o aprendizado adquirido assistindo o trabalho do pai e produtor musical Fernando Caneca no estúdio da família, até a experiência nos palcos com a banda niteroiense Manoela e com a grande turnê por todo o Brasil na banda de Cássia Eller O Musical. 
Em 2020 lançou seu primeiro single e clipe, “Lisboa é toda Ouvidos” – uma carta de amor à cidade que o recebeu como estudante de música, onde mostra a que veio como artista, músico, compositor, cantor e arranjador. Felipe formou-se em Jazz e Música Moderna, em 2021, na Universidade Lusíada de Lisboa. Atualmente prepara seu primeiro álbum, também inteiramente autoral.  Músicas: 01 – Lisboa é toda Ouvidos – Felipe Caneca – feat Joana Almeida // 02 – Verde Azul – Cláudio Alves – com Cláudio Alves e Felipe Caneca 
 .
CANEQUINHA é filho de pais músicos, do conhecido violonista, guitarrista e compositor  Fernando Caneca e da cantora Cacala Carvalho. Ainda criança passou pela Escola de Música Villa-Lobos e no colégio participou do programa de musicalização “O Passo” de Lucas Ciavatta. Mais tarde, veio a se tornar aluno do Bacharelado em Composição na UFRJ. O contato com o violão se estreitou a partir da formação das primeiras bandas, que se tornaram projetos pessoais de longa duração. Em quartos de hotéis pelo Brasil, nos intervalos de uma extensa turnê nacional como violonista do espetáculo “Cássia Eller – o Musical”, criou o projeto experimental EJO, que juntou as referências da Tropicália à cultura do rap e à música eletrônica. Músico experiente, Canequinha traz consigo a memória do rock, dos grandes solos de guitarra e da psicodelia dos 70’s, assim como o gosto pela canção e pela melodia.  Músicas: 01 – Não vai Passar (tão cedo) – Canequinha, Cacala Carvalho e Felipe Caneca // 02 – Azul Bebê – Canequinha, Cacala Carvalho e Luiza Gueiros
 .
MPB4 é um grupo vocal e instrumental brasileiro, formado em Niterói, Rio de Janeiro, em 1965. Seus principais gêneros musicais são o samba e a MPB. Com um repertório marcado por composições de personalidades da música popular brasileira, como por exemplo, Noel Rosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, João Bosco, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. O grupo apresenta-se em todo o Brasil, com sucesso de público e de crítica. 
Em 1965, Ruy, Magro Waghabi, Aquiles e Miltinho, ainda estudantes, viajaram de férias para São Paulo onde, na Boate “Ela, Cravo & Canela”, por intermédio do escritor e compositor Chico de Assis, conheceram Chico Buarque e as integrantes do Quarteto em Cy. Chico de Assis os apresentou a Manoel Carlos, diretor e produtor do programa O Fino da Bossa da TV Record junto com Nilton Travesso. Assim, o MPB4 se apresentou no programa ao lado do Quarteto em CY, e para cantar ao lado de Elis Regina, apresentadora do programa junto com Jair Rodrigues.
O MPB4 lançou o primeiro LP em 66 e se firmou para o grande público ao se apresentar com Chico Buarque defendendo a música “Roda Viva”, no Festival da Record produzido por Solano Ribeiro em 67. Ao lado de Chico, gravaram algumas composições que se tornaram clássicas e também registraram inúmeros temas criados por ele. Deram voz a canções que retratavam  o momento político do Brasil, cantaram o amor e suas dores e gravaram músicas infantis que embalam gerações até hoje. Atualmente, o MPB4 é formado por Aquiles, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti. 
Em 1980, Kleiton & Kledir lançaram o primeiro LP da dupla. No mesmo ano, o MPB4 lançou o álbum “Vira Virou” com turnê em que apresentavam a dupla de irmãos. A parceria musical não parou por aí. Participações em discos de um e de outro, canções gravadas, shows e uma amizade que dura 40 anos.
Músicas: 01 – Roda Viva – Chico Buarque // 02 – Canção da América – Milton Nascimento e Fernando Brant // 03 – A Lua – Renato Rocha // 04 – Vira Virou – Kleiton Ramil – com MPB4 e K&K // 05 – Paz e Amor – Kleiton Ramil e Kledir Ramil – com K&K e MPB4
 .
Contatos:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *