O SUL EM CIMA 41 / 2023

O SUL EM CIMA 41_2023


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Érico Moura e Estação Basílio.

ÉRICO MOURA
 – Nascido na capital gaúcha em 1977, Érico sempre dividiu a carreira artística com a vida médica. Érico atua como médico, formou-se em 2002, tem especialização em psiquiatria (2005), psicoterapia de orientação psicanalítica (2007), mestrado (2010) e doutorado (2017) em Psiquiatria, realizados na UFGRS. Atualmente, trabalha em seu consultório particular e é pesquisador colaborador do Laboratório de Psiquiatria Molecular HCPA/UFRGS.
No colégio, em 1994, iniciou sua carreira musical cantando no Coro do Projeto Prelúdio (UFRGS), passando também pelo Coro dos Contrários, entre 1999 e 2000, quando formou a banda Universo Colorido com Marcelo Fruet, e juntos produziram um EP. Em 2007, lançou seu disco de estréia, C.O.L.E.T.Â.N.E.A , mas em seguida teve que se afastar temporariamente da carreira artística para se dedicar à residência em Psiquiatria até que, em 2014, percebeu que não conseguiria viver sem música. Desde então, não parou mais de compor e tem uma intensa produção, parte dela já incluída no elogiado disco AMARÉ, de 2019, no álbum Tudo é processo, e em composições reservadas para um quarto trabalho solo. Érico Moura lançou em 2021 seu terceiro álbum, Tudo é processo.  O trabalho reúne dez faixas autorais que misturam influências da MPB e do pop, trazendo ainda alguns elementos da música alternativa, do rock alemão industrial e sonoridades latinas.
Em 2023, Érico Moura inaugura uma série de quatro lançamentos em que ele convida artistas para cantar e tocar novos temas em sua obra. Ele vai ao encontro de ritmos brasileiros como seresta e maracatu, e dá um toque seu ao candombe uruguaio e ao funk, para abordar nas letras temas pagãos, religiosos e científicos, com pitadas de humor, ironia, crítica social, política e comportamental. E também faz reflexões existenciais, uma das características de suas composições.
Gota D’Água foi composta durante um encontro online de escuta artística criado pelo artista visual Guilherme Dable. Oração (pelo menos dois) surgiu após a surpresa ao ler que o avanço da tecnologia permitiu a captação inédita de imagens dos movimentos das partículas de um átomo do cristal de praseodímio, corroborando o modelo teórico de Niels-Bohr (elétrons girando ao redor do núcleo). Érico pensou que o avanço científico nos leva a extremos jamais pesados, mas ainda e porém a tecnologia das relações humanas segue primordial. Cerveja com Diabo e Arregaça são canções que dialogam com temas da carreira de médico psiquiatra. O artista se aventura pela primeira vez a abordar em suas canções temas do consultório como compulsões, neuroses obsessivas e repressões. Para esses quatro lançamentos, Érico Moura contou com a produção musical de  Diego Lopes.  No time de músicos, contou com o  baterista Bruno Neves Beats, o guitarrista Luciano Granja e o violão de nylon de Lorenzo Flach. Contou ainda com Éverson Vargas, no baixo acústico, e Bruno Coelho, na percussão.
Músicas (01 à 03 – do álbum Tudo é Processo): 01 –  Eu Sendo Eu (being me) – Érico Moura // 02 – Basta  – Érico Moura e Fernando Pessoa // 03 – Conta – Gotas  – Érico Moura e Sérgio Furtado   – Músicas (04 à 07 – lançamentos de 2023): 04 – Gota D’água  – Voz: Érico Moura e Bibiana Petek – feat. Bibiana Petek // 05 – Oração (pelo menos dois)  – voz: Érico Moura e Paola Kirst  – feat: Paola Kirst // 06 – Cerveja com Diabo  – Voz: Érico Moura e Carlinhos Carneiro  –   Feat: Carlinhos Carneiro e Júnior Tóstoi //  07 – Arregaça – Voz: Érico Moura, Rafael Mallenotti e  Akeem   –   Feat: Rafael Mallenotti e Akeem
 
ESTAÇÃO BASÍLIO – é um projeto de música instrumental autoral que surgiu no final de 2022, e é formado por Cleber Vaz nos teclados, Yuri Marimon na guitarra e Bruno Del Pino na bateria.  Lançou o álbum Pelos Trilhos em 2023, que está disponível em todas as plataformas digitais. As composições do trio trazem sonoridades experimentais que permeiam o blues, o rock, o funk, o progressivo e a música brasileira.
-Em atividade desde 1995, Cleber Vaz é compositor, arranjador, produtor e músico multi instrumentista. Já trabalhou com vários artistas e bandas do cenário cultural de Pelotas e região. Atualmente atua como compositor, arranjador e tecladista  no trio de música instrumental  autoral Estação Basílio. 
– Bruno Del Pino é baterista, percussionista e compositor, participa da cena musical da região desde 2012. Atuou em diversos projetos de música autoral de Pelotas, entre eles o Projeto Zé, Causobeats e Matudarí, Yuri Marimon e Estação Basílio. Além dos trabalhos no projeto Estação Basílio, Bruno Del Pino também realiza gravações e atua como instrumentista.
Yuri Marimon é formado em música pela UFPEL, é guitarrista e compositor, começou a atuar em Pelotas e região em 2010, em diversos projetos, entre eles a Mato Cerrado, banda de rock e blues com a qual, ao longo de dez anos de atuação, lançou três trabalhos de estúdio. Em 2018 ingressou como membro oficial da Matudarí, banda nativa da praia do Laranjal.
O álbum Pelos Trilhos, lançado neste ano, está disponível em todas as plataformas digitais de música. As composições são de autoria de todos os integrantes da Estação Basílio. A capa do disco, as fotografias e todo o material visual do projeto são desenvolvidos por Valder Valeirão.
Atualmente está em processo de produção o segundo álbum de composições autorais da Estação Basílio, intitulado Sem Rumo, com previsão de lançamento no início de 2024.
Músicas: 08 – De volta à Estação  // 09 – De Fininho  //  10 – Pelos Trilhos  // 11 –  Túnel do Trem  // 12 – Vagoneta  
 
Contatos:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *