O SUL EM CIMA 33 / 2023

O SUL EM CIMA 33 _ 2023 _Luz e Pauleira


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Moacyr Luz e Paulo Malaguti Pauleira.
 .
1 – PAULO MALAGUTI PAULEIRA –  Fundador dos grupos vocais Céu da Boca e Arranco de Varsóvia, o compositor, pianista, arranjador e cantor Paulo Malaguti lançou em 2017, o álbum “Segundo Pauleira”. O disco mostra a universalidade das referências musicais e da experiência de músico e arranjador do Pauleira: MPB, música pop, jazz, música vocal, rock, samba, Tom Jobim. O álbum tem participação dos convidados: Lenine, Arranco de Varsóvia, MPB4, Guinga, Orquestra Criola, Clara Sandroni, Elizah Rodrigues, Luiza Sales, Maíra Martins, Marcelo Martins, Luna Messina, Joana Queiroz, os americanos Chris Washburn e Eugene Friesen, um coro de 40 mulheres e outro de crianças da Fundação Casagrande, no CE. Foi produzido por Paulo Brandão e saiu pela Mills Records.
Em 2012, Pauleira foi convidado a fazer parte do MPB4, com quem já lançou CD assinando músicas e arranjos. Pauleira tem uma longa e respeitável estrada no mundo da música vocal. Rege grupos vocais e corais aqui e pelo mundo e seus arranjos são cantados em corais e grupos vocais do Brasil todo. 
Músicas: 01 – Cordão de Prata – Helena Jobim e Paulo Malaguti Pauleira,   com Luiza Sales e Maíra Martins – vocais, vozes femininas dos corais Bom Tempo e Cant’duRio – Participação: Arranco de Varsóvia // 02 – Fuga das Ilhas Sunda (Não olhe assim) – Fábio Girão e Paulo Malaguti Pauleira – Participação: Orquestra Criola //  03 – Lá vem de novo  – Paulo Malaguti Pauleira –  Part de MPB4 e Lenine // 04 – Música, Sim – Paulo Malaguti Pauleira –  Participação: Coro infantil de meninas cariocas dirigidas por Maira Martins / Coro de crianças e jovens da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (CE) com regência de Paulo Brandão
 .
2 – MOACYR LUZ   nasceu no Rio de Janeiro em 5 de abril de 1958. Passou a infância ouvindo o clarinete tocado pelo avô, músico da banda do corpo de bombeiros. Ainda jovem, se encantou com o samba e percebeu que esse seria seu ofício. O violonista e guitarrista Hélio Delmiro, de quem sofreu grande influência, foi seu primeiro parceiro de cordas e sua principal influência no início de sua formação musical.
Compositor de sucesso, com mais de 100 músicas gravadas por grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Leny Andrade, Gilberto Gil e Leila Pinheiro, Luz é o criador do Samba do Trabalhador, que acontece todas as segundas-feiras no clube Renascença, no Rio.
Compositor e cantor, parceiro de bambas das letras como Aldir Blanc (1946 – 2020) e Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz passa para o outro lado da criação e se torna, ele próprio, o letrista das parcerias abertas com 11 grandes instrumentistas. Ao conceber o álbum  ‘A Música do Músico – Moacyr Luz e Convidados’ (2022) , Moacyr Luz pensou nos instrumentistas como compositores, fazedores de música. Com esse trabalho, Moacyr revela o lado cantor, nova faceta dos parceiros. “Um dos momentos mais marcantes foi com Cristovão Bastos, que cantou lindamente a nossa ‘Sagitário’. Houve resistência muito forte por parte deles”, admite.
“Sempre me identifiquei com instrumentistas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Eles fazem do som a sua palavra, e às vezes com um lirismo de alta compreensão. Ao mesmo tempo, percebi que o instrumentista não é encarado como um músico popular, que ficou definido que música instrumental é música erudita, difícil. Foi então que eu pensei na ideia de popularizar esse trabalho. Trazendo uma expressão que o povo pudesse cantar, que pudessem ouvir uma outra visão desta música”, explica Moacyr Luz.
O álbum A música do músico foi gravado com banda-base formada por Itamar Assiére (piano), Junior de Oliveira (percussão), Luiz Augusto Guimarães (percussão) e Zé Luiz Maia (baixo).
Músicas: 01 – O barato do lugar (Bebê Kramer e Moacyr Luz) // 02 – Sagitário (Cristóvão Bastos e Moacyr Luz) // 03 – Dobrando a Carioca – (Guinga e Moacyr Luz) // 04 – Aplauso Final (Alaan Monteiro e Moacyr Luz) // 05 – São dois irmãos (Hamilton de Holanda e Moacyr Luz)
 
3 – MOACYR LUZ e PAULO MALAGUTI PAULEIRA – Lançaram em Setembro /  2023, o EP “Luz & Pauleira” Volume 1 que traz as quatro primeiras músicas da parceria entre Moacyr Luz e Paulo Malaguti Pauleira, lançado pela Mills Records. 
Paulo Malaguti conta ” Essa parceria começou durante a pandemia, cada um no seu quadrado e o Moa me chamou pra gravar daquele jeito maluco um samba que havia feito descrevendo os gols do Jairzinho na Copa de 70…” “A partir daí Moa me chamou pra fazermos parceria e já fizemos umas 12 músicas. Nunca tive um parceiro assim. É uma honra imensa trocar essa figurinha com o mestre Moa e sigo aprendendo com essa Luz!” 
MÚSICAS de autoria de Moacyr Luz e Paulo Malaguti Pauleira: 01 – No Andaraí // 02 – Toma Lá Dakar // 03 – Pra Tocar no Violão // 04 – Pedras Rolam 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *