O SUL EM CIMA 05 / 2023

O SUL EM CIMA 5 _2023


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos do grupo EXPRESSO RURAL e de FELIPE CERQUIZE.
 
O grupo EXPRESSO RURAL está com uma programação intensa em 2023, com lançamentos de novas músicas e a realização de shows por todo estado. Grandes encontros com o público de uma das maiores referências da música catarinense mostram toda a originalidade do Expresso Rural ao longo de toda a existência do grupo de mais de 40 anos. 
Atualmente, o Expresso Rural é formado por Zeca Petry (violões, banjo, guitarra e vocais), Ricardo Malagoli (bateria), Jack Moa (violão e vocais), Robson Dias (baixo e vocais) e Luciano Nogueira (teclados e vocais).
O grupo Expresso Rural começou com o encontro de Zeca Petry e Daniel Lucena no começo da década de 80. Em 1983, com uma formação mais consolidada, grava seu primeiro LP, “Nas Manhãs do Sul do Mundo”. Este disco foi sucesso de público e mídia e dois anos depois o grupo grava outro ícone da música regional, “Certos Amigos”. Depois de um tempo e cada músico seguindo carreiras independentes, em 2007 o Expresso Rural se reúne para um show em homenagem ao tecladista Márcio Corrêa e retoma a carreira com o lançamento de vários trabalhos, marcando a progressiva história de sucesso do grupo.
Em 2020, os fundadores do Expresso Rural decidem que é hora de lançar um álbum com canções inéditas e juntamente com os integrantes atuais do grupo, iniciam os ensaios e seleção do repertório para o próximo álbum. Mas no meio do processo, o maior compositor do grupo, Daniel Lucena, faleceu, causando uma interrupção no trabalho do grupo. Passado o tempo do luto, o grupo decidiu continuar o legado de Daniel Lucena e entrou em estúdio para gravar a base das novas músicas. No ano passado o Expresso Rural fez uma parceria com a Orth Produções, da empresária Eveline Orth, que começou a fazer a gestão de carreira do grupo. O Expresso Rural fez shows com artistas que os inspiram, como Kleiton & Kledir, Guarabyra e Tavito. Ao mesmo tempo terminou a gravação do álbum “Na Estrada”, marcando a continuidade do trabalho do grupo com força total nos palcos. Ao longo do ano, o Expresso Rural lançará 10 músicas, sempre voltado às origens, num clima bem “Rock Rural”. A música Paraíso foi a escolhida para o lançamento desta nova fase, que terá parcerias inéditas com grandes nomes da MPB. Nas parcerias também o reencontro com a Camerata Florianópolis, em shows que já começaram e prosseguem ao longo do ano. 
Músicas: 01 – Jurerê – Kleiton Ramil e Kledir Ramil // 02 – Paraíso – Zeca Petry // 03 – Ilha – Daniel Lucena e Gazú //04 – Reggae na Casa Amarela – Daniel Lucena // 05 – Certos Amigos – Daniel Lucena
 
FELIPE CERQUIZE é cantor, compositor, poeta e engenheiro químico. Em 1999, lançou o CD Léguas, com apresentação do compositor Guttemberg Guarabyra. Em 2003, foi classificado em 1º lugar no concurso de poesias da FEUC (RJ) com a obra Poema Transverso. Também em 2003, classificou-se em 6º lugar no festival de música popular do Clube dos Compositores do Brasil com a música Apático Pacto, selecionada entre mais de 1600 canções. Em 2007, lançou o livro de poesias Conversa Rimada, em parceria com a cantora, compositora e poetisa Luhli, livro este premiado pela União Brasileira dos Escritores, em 2008, ano em que também recebeu Menção Distinta no prêmio Internacional Nósside (Itália) com a ‘poesia em canção’ intitulada A Cada Passo. Ainda em 2008, teve a sua parceria MEDIDA, com Felipe Radicetti, indicada para a final do prêmio Internacional Hollywood Music Awards, que aconteceu em Los Angeles (EUA). Em 2011, lançou o livro ‘Pelos Caminhos da Estrada Real’, com prefácio de Fernando Brant, no qual faz uma narrativa ilustrada com mais de cem fotos coloridas de suas experiências de viagem por cidades de Minas Gerais que estão no circuito da Estrada Real. Em 2012, lançou o CD Minas Real, com o objetivo de estender seu trabalho artístico sobre Minas Gerais para a música, no qual apresenta canções em parceria com Fernando Brant, Márcio Borges, Tavito, Murilo Antunes, Heitor Branquinho e Célio Mattos.
Em março de 2018, lançou o álbum ‘Integridade’, com o cantor e compositor Cláudio Nucci. No segundo semestre de 2020, Felipe Cerquize lançou o álbum O Silêncio do Infinito, no qual são apresentadas dez parcerias suas com o cantor e compositor paraense Nilson Chaves. No segundo semestre de 2022, lançou o livro de poesias intitulado ilusão e o CD (EP) Tiros de Luz com quatro músicas suas em parceria com Márcio Borges, grande parceiro de Milton Nascimento. Como melodista e letrista, Felipe Cerquize possui mais de quinhentas obras, incluindo parcerias com Ana Terra, Cláudio Nucci, Felipe Radicetti, Fernando Brat, George Israel, Luhli, Luiz Carlos Sá, Márcio Borges, Roberto Menescal, Tavito, entre outros nomes importantes da música brasileira. 
Músicas: 01 – Descatequese – Felipe Cerquize – álbum Léguas 1999 // 02 – Cães & Gatos – Felipe Cerquize, Célio Mattos e Fernando Brant – intérprete: Maurício Maestro – álbum Minas Real 2012 // 03 – Sempre Só – Cláudio Nucci e Felipe Cerquize – intérprete: Cláudio Nucci – álbum Integridade 2018 // 04 – Destino – Nilson Chaves e Felipe Cerquize – Intérprete: Nilson Chaves – álbum O Silêncio do Infinito de 2020 // 05 – Tiros de Luz – Felipe Cerquize e Márcio Borges – Intérprete: Renato Braz – álbum Tiros de Luz de 2022 // 06 – A Dona do Baile – Felipe Cerquize e Márcio Borges – Intérprete: Paula Santoro – álbum Tiros de Luz de 2022 // 07 – Nossos Filhos – Felipe Cerquize e Márcio Borges – Intérprete: Cláudio Nucci – álbum Tiros de Luz de 2022 
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *