O SUL EM CIMA 38 / 2021

Programa 38

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Nessa edição de O Sul em Cima vamos mostrar os trabalhos de Luciah Helena, Clarissa Ferreira, Carol Andrade, Alex Maia e Marcelo Delacroix.


LUCIAH HELENA – É uma das mais luminosas vozes do RGS. Inúmeras vezes premiada como melhor intérprete em diversos festivais. A intérprete possui uma longa trajetória de sucesso nos palcos ao lado de grandes nomes da música popular brasileira. Recebeu o Prêmio Açorianos de Música de Melhor Cantora de MPB em 1999 e 2001. 
No álbum Signos (2010), Luciah interpreta importantes compositores do sul do país, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com produção executiva de Sérgio Napp e produção musical e arranjos de Juliano Barreto (ex-integrante da banda Black-Rio).
Músicas: 01 – Reencarnação – Geraldo Filme (está no álbum Tio Gê- O Samba Paulista de Geraldo Filme lançado em 2020 (Selo Sesc) // 02 – Signos – Marcelo Delacroix e Sérgio Napp – (está no álbum Signos de 2010) // 03 – Faz de Conta – Pery Souza e Sérgio Napp (álbum Signos).
.
CLARISSA FERREIRA – Violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do Rio Grande do Sul.
Alia seu trabalho musical autoral com pesquisa abordando questões que repensam o regionalismo gaúcho nos espaços sociais e na geografia local, desenvolvendo-o a partir da investigação dos elementos simbólicos e códigos sonoros ligados ao regionalismo gaúcho. A degradação da pampa pelas monoculturas, a modificação genética da natureza e o machismo na cultura popular gaúcha são alguns dos temas presentes nas letras das canções, definidas como realismo regionalista ou música pós gaúcha. Em 2018 criou com a poeta e antropóloga Marília Kosby a performance Poesia Xucra apresentada na FestPoa Literária e na FLIP em Paraty. Faz parte do grupo As Tubas atuando como musicista, tendo dirigido musicalmente o espetáculo e álbum ao vivo Corpo / Espaço em 2019, indicado como melhor álbum no Prêmio Açorianos. Neste ano foi uma das residentes do Projeto Concha / Natura Musical. Também em 2019 atuou como diretora musical dos espetáculos Pago Revisitado, Unimúsica UFRGS ao lado do músico Texo Cabral e no projeto Sonora Brasil/Sesc no show Líricas Sulinas juntamente com a pianista Ana Fridman. Em 2020 lançou pelo selo Pedra Redonda o single e videoclipe “Satélites” com participação de Kia Sajo, Paola Kirst e Tamiris Duarte (vencedor no Prêmio Profissionais da Música na categoria videoclipe) e o single e videoclipe “Mulheres da Guerra” sob sua produção ao lado de Lucas Ramos no Estúdio Mochila. Também no ano de 2020 lançou o minidocumentário “Satélites: tudo pode virar inspiração para os seres humanos” via Edital Emergencial à Cultura de Porto Alegre. Compôs trilha sonora exclusiva para o filme “30 povos” para o Canal Curta!, para o espetáculo multi linguagens Limiar e para a série Enlace. Em 2021 na programação do Sonora Brasil SESC dirigiu o espetáculo Líricas Sulinas e apresentou o webinar Sonoridades Sulinas, apresentando uma visão feminista da música do Rio Grande do Sul.
Possui quatro singles lançados e está produzindo seu primeiro álbum autoral que se chamará LaVaca, que está em campanha de financiamento coletivo (apoia.se/LaVaca). Está lançando em dezembro seu primeiro livro “Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul” pela Editora Coragem.
Músicas:  01 – Satélites – Clarissa Ferreira – feat. Kia Sajo, Paola Kirst e Tamiris Duarte // 02 – Je Suis Sus – Clarissa Ferreira – feat. Rhaissa Bittar // 03 – Mulheres da Guerra – Clarissa Ferreira e Lucas Ramos
.
CAROL ANDRADE E ALEX MAIA – Carol Andrade é cantora e compositora, formada em Canto Popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim. Alex Maia é violonista e arranjador, aluno dos grandes violonistas Ulisses Rocha e Paulo Bellinati. O encontro dos dois se deu em 1997, quando eram integrantes de uma banda de jazz e blues. Posteriormente desenvolveram um repertório de música brasileira e atuaram em casas de shows da noite paulistana e festivais da canção pelo Brasil. 
Em 2018, Carol Andrade lança com Alex Maia o álbum, “Canção pra Dois”. Alex Maia também é responsável pelos arranjos e produção do disco. Essa canção, que dá título ao projeto, define bem a especialidade do encontro de Carol Andrade e Alex Maia desde 1997 até o dia de hoje, companheiros na vida e na arte. A escolha do tema resgata o verdadeiro sentido do casamento e exalta a força do amor. Não aquele amor perfeito ou platônico, tão presente em tantas canções do cancioneiro popular, mas sim o amor real, possível, verdadeiro.
A formação voz e violão concretiza o tema e deixa clara a simbiose musical desse casal: Uma cantora e um instrumentista, ambos de qualidade ímpar, que fazem música tal como dois bailarinos, sem personagem principal, numa aura de cumplicidade, delicadeza e paixão.
Músicas do álbum “Canção Pra Dois”: 01 – Canção Pra Dois – Márcio Celli // 02 – Valsinha – Vinícius de Moraes e Chico Buarque // 03 – Sanfona Sentida – Dominguinhos e Anastácia 
.
MARCELO DELACROIX – Músico, compositor, arranjador, produtor e educador musical nascido em Curitiba e porto-alegrense desde os 5 anos de idade. Estudou na Escola de Música da OSPA e cursou o Bacharelado e licenciatura em Música na UFRGS, com ênfase no violão. Tem quatro discos gravados, pelos quais ganhou alguns Prêmios Açorianos de Música: Quebra Cabeça (grupo instrumental – 1994), Marcelo Delacroix (2000), Depois do Raio (2006) e Canciones Cruzadas (2013).  Suas trilhas para Teatro e Dança também lhe valeram alguns prêmios. Atua como educador musical, ministrando cursos e oficinas de musicalização através do canto, para crianças e adultos.
TRESAVENTO é o terceiro disco individual de Marcelo e leva o título de uma das canções, que foi inspirada no conto Tresaventura, do escritor João Guimarães Rosa.
Músicas: 01 – Depois do Raio – Marcelo Delacroix / Arnaldo Antunes – está no álbum Depois do Raio (2006) // 02 – Folia do Divino – Marcelo Delacroix / Rubem Penz // 02 – Tresavento – Marcelo Delacroix / Leandro Maia – (inspirado no conto Tresaventura, de Guimarães Rosa – está em Tutameia – Terceiras estórias 1967) – As músicas 2 e 3 estão no álbum Tresavento (2020).
.
Contatos:
https://www.facebook.com/luciahhelena
https://www.instagram.com/clarisssaferreira/
https://www.carolandrade.art.br/
https://www.facebook.com/alexmaiaviolao
https://www.instagram.com/delacroixmarcelo/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *