O SUL EM CIMA 18 – 12º Série Especial Músicas do Sul

edição 12 (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar o trabalho de MÁRCIO CELLI.


Márcio Celli – Cantor/Compositor e Radialista (Natural de Porto Alegre/RS) tem um trabalho focado essencialmente na música brasileira. Suas composições abordam estilos variados como o samba, a bossa nova, ijexás e baladas. Dentre as características de repertório observam-se também as regravações com arranjos diferenciados. Celli vem referendado por nomes como Adriana Calcanhotto e Rosa Passos, que assinam as contracapas dos seus mais recentes Discos “Márcio Celli canta Adriana Calcanhotto” e “Da Minha Janela”. Recebeu elogios dos maiores críticos da Música Brasileira, Tárik de Souza/RJ , Antonio Carlos Miguel (ACM)/RJ e, Juarez Fonseca/RS e Zuza Homem de Mello/SP.

Com o seu mais recente trabalho, o CD autoral “Da Minha Janela”, lançado em 2014, Celli foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre/RS – 2014 em duas categorias, melhor cantor de MPB e melhor compositor de MPB. Foi pré-selecionado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e recebeu Menção Honrosa nos Melhores Álbuns da Música Brasileira de 2014. Márcio Celli tem cumprido temporadas de shows em Porto Alegre e São Paulo (onde reside desde 2017), mostrando o seu trabalho autoral mesclado com regravações em Sescs, Bares e Teatros das capitais. Apresentou-se no Rio de Janeiro, em 2016 onde teve a oportunidade de ser dirigido pelo saudoso Miele, no show Eu vi Elis Sorrindo. Márcio Celli lançou em 2000 o CD Um Novo Tom, em 2006 Márcio Celli canta Adriana Calcanhotto e em 2014 o álbum Da Minha Janela. Tem lançado singles de novas canções autorais, como “Sem nome ainda” , parceria com Zé Caradípia, na qual teve a participação especial de Kleiton & Kledir , “Amor ou Pacto” (parceria com Gerson Conrad “Secos e Molhados”) e Volte pra mim (Edison Guerreiro), canção feita especialmente para Celli interpretar no projeto “Mundo de Tempo – Meu cantinho”.

Além do trabalho como cantor/compositor, Márcio Celli apresenta o Programa O Sul em Cima, de Kleiton Ramil, além de prestar Assessoria para a cantora Zizi Possi.

Críticas  – “No encarte do disco ‘Da minha janela’, de Marcio Celli, a cantora Rosa Passos elogia a ‘voz leve, feliz e que acaricia os ouvidos de quem a escuta’. Além do cantor, também o compositor traz emissão própria e sutileza autoral para seus ouvintes. Trafega numa linha etérea entre a bossa e o afro samba, a qual acrescenta novos passos e compassos aos palmilhados por mestres antecessores” (Tárik de Souza – Rio de Janeiro)

“Seu segundo disco, “Márcio Celli canta Adriana Calcanhotto”, lançado em 2006, funcionou como um cartão de visitas para esse artista gaúcho contemporâneo e de sotaque “cosmopolista”. Sete anos depois, no que pode parecer um longo hiato discográfico nessa era do efêmero, Celli mostrou que soube aproveitar bem o seu tempo. Ele retornou com um trabalho inteiramente autoral, “Da minha janela”, álbum que, entre outras coisas, reafirmou uma veia gaúcha para o samba. É uma linha evolutiva que passa pelo centenário Lupicínio, pela imersão em Porto Alegre do João Gilberto pré-bossa-nova, e prosseguiu, na voz de Elis e mais recentemente na já citada obra de Adriana Calcanhotto.” (Antonio Carlos Miguel “ACM” – Rio de Janeiro)

 “Márcio Celli passeia por variados matizes . Afinadíssimo, com timbre bem particular, moderno, com dicção e fraseado precisos. Solto, seguro e elegante, cantando samba, bossa, tango ou MPB-jazz, ele mostra que, sim, sabe o que quer dizer; que, sim, tem um estilo. E um espaço a ocupar, neste país de tantas cantoras e tão poucos cantores.” (Juarez Fonseca – Porto Alegre/Rio Grande do Sul Jornalista e Crítico de Música do Jornal Zero Hora)

Músicas: 

do CD Da Minha Janela: 01- Samba de novo (Márcio Celli e Sonekka)  //  02- Janela (Márcio Celli e Bebeto Alves)  //  03-Quieto (Márcio Celli e Roberto Haag) // 04- Samba Assim (Márcio Celli e Monica Tomasi)  // 05- Recado pra Oxum (Márcio Celli)  // 06- Canção pra dois (Márcio Celli)    

do CD Márcio Celli canta Adriana Calcanhotto: 07-Esquadros (Adriana Calcanhotto)  //  08-Tardes (Adriana Calcanhotto) // 09-Toda Sexta-Feira (Adriana Calcanhotto)  // 10-Pacto (Adriana Calcanhotto e Juarez Fonseca)

Singles novos: 11-Sem nome ainda (Márcio Celli e Zé Caradípia) Participação especial: Kleiton & Kledir // 12- Amor ou Pacto (Márcio Celli e Gerson Conrad) // 13- Volte pra mim (Edison Guerreiro)

Site Oficial : www.marciocelli.com.br  //  Facebook: www.facebook.com/marciocelli // Instagram @marciocelli

DEPOIMENTO DE MÁRCIO CELLI

 

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *