1566054699377708

O SUL EM CIMA 24 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de Nath Rodrigues, Yanto Laitano, The Beatles no Acordeon  e Pirisca Grecco. 


NATH RODRIGUES – Revelação dos recentes nomes da nova MPB e dona de uma voz marcante e de uma habilidade ímpar para tocar instrumentos de corda, Nath Rodrigues lança seu primeiro álbum, “Fractal”.
O álbum nasceu oficialmente em 2018, durante o projeto “Pulso”, residência musical do Red Bull Music Station, que reuniu músicos de todo o Brasil para criar novos sons e trocar experiências. Com direção de Rafael Dutra, “Fractal” sintetiza um pouco as influências de Nath que, desde a infância, tem mostrado seu talento não só com a voz marcante, mas também como compositora e instrumentista. 
Nath iniciou seus estudos musicais tocando clarineta aos 9 anos e se apaixonou pelo violino aos 11 e, a partir daí, começou a explorar outros instrumentos como berimbau, violão e bandolim. “Na minha trajetória passei por caminhos que me fizeram abraçar estudos técnicos e formais, referentes à música erudita, e aproximá-los da minha experiência com a música popular brasileira. Criei amor pelos instrumentos e pelo canto, que também trato como instrumento. A partir daí, fui criando laços e interesse por outros timbres e cores que a música, como a arte em geral, nos apresenta” , diz Nath.
Músicos: Camila Rocha – Baixo elétrico e coros / Hadassa Amaral – bateria e coros /  Verônica Zanella – Guitarra e coros /  Rafael Dutra: Programações /  Maurício Pazz – violão tenor / Nath Rodrigues – violino e voz /  Richard Neves – piano elétrico / Pandeiros: Daniel Guedes /  M’Bira: Sérgio Pererê / Timbal e Agogô:  Débora Costa
MÚSICAS:
01 – Janaína – Nath Rodrigues // 02 – Liquinha – Nath Rodrigues  – Áudio de introdução: Vó Liquinha /  André Xina (Ha Kwai) – programações // 03 – Embolado, Engolido – Nath Rodrigues  e Makena  – Participação: Chico César // 04 – Obirin  – Guilherme Ventura e Nath Rodrigues 
 .
YANTO LAITANO – Nasceu em 1973 em Curitiba, mas foi criado em Jaborá, uma pequena cidade na região do Contestado, oeste de Santa Catarina. Na década de 90 mudou-se para Porto Alegre. É compositor, cantor, pianista e produtor. Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também recebeu o título de Bacharel em Música. Suas atividades artísticas abrangem a música erudita contemporânea, eletrônica, diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock além de música indígena e música para cinema, teatro, dança e circo.
Em 2010, lança o álbum Horizontes e Precipícios e em 2017, o álbum Yantux que é  um disco conceitual, com uma série de músicas conectadas que contam a história de um personagem excêntrico que vive entre viagens psicodélicas e paixões que terminam tão rápida e intensamente quanto começaram. Ouvidas em sequência, as 18 faixas revelam uma história, paisagens sonoras e uma série de personagens. Ao mesmo tempo, as canções são independentes e, quando ouvidas separadamente, não dão a impressão de possuir uma narrativa.
Músicas (todas de autoria de Yanto Laitano):  01 – Meus Inimigos Caíram – (do CD Horizontes e Precipícios (2010)) / 02 – Camarada –  03 – Neo Hippie –   ambas do CD YANTUX (2017)
 .
THE BEATLES NO ACORDEON – O The Beatles no Acordeon está vivendo um momento mágico  após conquistar Liverpool em agosto de 2018. O quarteto, liderado pelo acordeonista Diego Dias, foi convidado por Julia Baird, irmã de John Lennon, para participar da International Beatleweek, fazendo 11 shows, incluindo o clássico The Cavern Club, palco onde os Beatles começaram a carreira. 
Os músicos aproveitaram a viagem e um dos palcos mais importantes da música mundial para gravar o álbum The Beatles No Acordeon Ao Vivo Cavern Club Liverpool. Desde o dia 7 de junho o trabalho pode ser conferido em todas as plataformas digitais. 
Líder do projeto, Diego Dias é músico desde os 6 anos de idade quando começou tocando acordeon. Natural da cidade de Tupanciretã (RS), foi morar em Santa Maria aos 14 anos onde foi apresentado ao Rock, estilo que mudou sua vida para sempre. Teve várias bandas na adolescência até 2002 quando montou a Vera Loca, hoje uma banda reconhecida nacionalmente. Diego Dias já tocou nas principais bandas de rock do Rio Grande do Sul, como Cidadão Quem, Acústicos e Valvulados, Nei Van Sória, Alemão Ronaldo. “Estamos celebrando essa conquista que foi gravar e depois conseguir as autorizações de quem cuida da obra dos Beatles”, resume Diego.
O acordeonista é acompanhado por uma banda especialista em The Beatles, formada pelos irmãos Diogo e Cassiano Farina (Blackbirds) e Robledo Rock. “Acordeon é um instrumento símbolo do Rio Grande do Sul e até mesmo de todo Brasil e The Beatles uma banda clássica e unânime da música mundial. Essa mistura tem nos levado aos mais diferentes lugares e para nós é uma honra apresentarmos esse show nas principais capitais e também nas cidades do interior do país”, projeta o músico.
Músicas (todas de autoria de John Lennon e Paul McCartney) – 01 – Lucy in the Sky with Diamonds // 02 – Hey Jude //  03 – Eleanor Rigby
 .
PIRISCA GRECCO – Nascido em 30 de novembro de 1971 em Uruguaiana, fronteira com Argentina e Uruguai, já percorreu 5 continentes, entre giras pelo Brasil e excursões para fora do país e do continente. Pirisca alimenta agora junto aos comparsas, a crença na união e coletividade, fatores sempre muito notáveis em sua trajetória. Sua obra se apresenta como uma resposta aos anseios de atualização da música regional, suavizando a dureza dos rótulos ao unir o Rio Grande e o mundo com toda a naturalidade de um gaúcho cosmopolita. 
Em 2000 levou sua música pela primeira vez a um palco de festival, a Coxilha Nativista de Cruz Alta, desde então não parou mais de abocanhar premiações. Entre a exitosa e premiada trajetória em festivais de música do sul do Brasil, acumula ainda 8 prêmios Açorianos de Música, entre eles o DVD do Ano 2015/2016 com Comparsa Elétrica – O Filme.
Comparsa Elétrica – Formada por Paulinho Goulart (acordeon), Texo Cabral (flauta), Rafa Bisogno (bateria) e Duca Duarte (baixo), a Comparsa Elétrica já acompanha Pirisca Grecco há mais de dez anos. A mescla entre o tradicional e o contemporâneo está marcada na identidade da banda. Foi ao lado da Comparsa que Pirisca alcançou a maturidade artística de seu trabalho.
Músicas: 01 – Eu, o Baio e  o Temporal (Pirisca Grecco / Tukano Netto / Tulio Urach) / 02 – Quem eles são (Carlos Omar / Pirisca Grecco) / 03 – Trem da Fumaça (Pirisca Grecco). 
.
Contatos:
https://www.facebook.com/NathRodriguesOficial/
https://www.facebook.com/YantoLaitano1/
https://thebeatlesnoacordeon.com
https://www.facebook.com/pirisca.grecco.35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *