Los

O Sul em Cima 28 / 2018 – LOS 3 PLANTADOS

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o importante projeto LOS 3 PLANTADOS.


 

Na intenção de estimular a doação de órgãos e diminuir as filas para receber seus novos órgãos, os músicos gaúchos Bebeto Alves, King Jim e Jimi Joe, transplantados em 2013, assumiram o compromisso de criar um grupo de rock, e através das composições, compartilharem suas experiências relacionadas ao processo de doação de órgãos e incentivar, de forma sensível e musical, as famílias a dialogarem sobre a autorização na hora de doar.

Sabendo que o diálogo e o conhecimento sobre como funciona a doação de órgãos são a chave para a doação, Los 3 Plantados vão tratar do tema por meio de suas composições no CD que  tem 12 faixas que falam sobre procedimentos e etapas da doação de órgãos, de forma simples, lúdica e explicativa.

Objetivo:

– Incentivar a doação de órgãos  –  O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes por ano, sendo mais de 90% pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Ainda assim, o déficit de doadores é muito grande. Jimi Joe, por exemplo, esperou 10 anos por um novo rim e King Jim foi levado em coma para a sala de cirurgia. Por isso, os músicos buscam sensibilizar as famílias, que, em última instância, autorizam ou não a doação de órgãos.

– Reduzir a fila de transplantes, por meio da prevenção de doenças   – Nos casos de Bebeto Alves e King Jim, o fígado parou de funcionar por causa de uma cirrose hepática, que teve origem em outra doença grave, que poderia ter sido evitada: a hepatite C.  Sob esta perspectiva, o projeto mostra que é possível diminuir a fila de espera por transplante com o conhecimento de que muitas doenças de alto risco podem ser prevenidas ou controladas com diagnóstico precoce.

King Jim  diz que “o objetivo é conscientizar o máximo de pessoas possível sobre a doação de órgãos; prestar as informações que a grande mídia muitas vezes não aborda, ou simplesmente trata de forma rasa e o próprio estado não demonstra interesse em incentivar a causa”. O músico ainda destacou a importância da adesão das pessoas, acreditando que o entendimento da situação leva à solidariedade. “A pessoa nunca imagina que irá passar por algo do gênero, e num sentimento de gratidão acaba querendo participar de algo que faça a diferença. Foi  aí que tivemos a idéia de criar o grupo. Fazer o bem por meio da coisa que mais gosto, que é a música – isso com certeza é uma satisfação, e com esse projeto, a sociedade pode participar desse feito”, completa. Atualmente, não existe uma lei que garanta ao cidadão a condição de doador. No fim das contas, é a família que decide se haverá ou não doação.

O mês de Setembro é dedicado especialmente à conscientização em favor da doação de órgãos. O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) organiza anualmente a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, com ações informativas e eventos sociais em todas as capitais brasileiras.

los 3 plantados -foto fernanda chemale

Sobre os integrantes de LOS 3 PLANTADOS:

BEBETO ALVES é compositor e cantor  nascido em Uruguaiana/RS em 1954. Bebeto é hoje um expoente da música gaúcha, com uma trajetória que remete a história da música do Rio Grande do Sul. Em 1978, participou da coletânea “Paralelo 30”, que englobava somente artistas gaúchos. Seu primeiro disco solo, “Bebeto Alves”, foi em 1981, seguido por “Notícia Urgente”.

Ele busca, entre outras opções, explorar músicas típicas do Rio Grande do Sul, como ranchos, toadas e milongas.
Um de seus grandes sucessos foi “Quando Eu Chegar”, lançado em compacto em 1984.
Seus discos seguintes, Novo País, Pegadas, Danço Só, Milonga de Paus e Paisagem, mesclam a milonga e os ritmos gaúchos a diversos estilos como rock, reggae, pop e eletrônico.
Nos anos 90 participou de uma trilogia dedicada à obra do compositor regionalista gaúcho Mauro Moraes, ao lado de outros músicos.
Integrou o time de músicos que participou do disco “Porto Alegre Canta Tangos”, lançado inicialmente na Argentina. Em 2000, junto com o lançamento de “Bebeto Alves Y La Milonga Nova” (cujo show percorreu cidades europeias), teve alguns discos de carreira relançados pela cooperativa Gens.

Em 2014 lança Milonga Orientao e em 2018,  o CD  Oh Blackbagual – Canção Contaminada .

KING JIM  (Ricardo Cordeiro), músico, cantor e compositor (sax-voz), foi um dos fundadores da banda Garotos da Rua, banda gaúcha de rock’n’roll, que alcançou sucesso nacional nos anos 80 com a canção “Tô de Saco Cheio” entre outras.
Com 40 anos de dedicação a vários setores da arte e da cultura com ênfase na música, King Jim, contribuiu para divulgar história cultural musical de Porto Alegre no cenário nacional. Trabalhou com trilhas musicais de teatro. Estudou direção com Aderbal Freire Jr, consagrado diretor teatral brasileiro.
Cantou Nabucco, uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) sob a regência do maestro Frederico Gerling Junior, e cantou com a orquestra da ULBRA, sob a regência do maestro Tiago Flores.
Fez com o cineasta Carlos Gerbase trilhas para inúmeros filmes e  trabalhou em trilhas para o cinema de animação para Otto Guerra.
Por quatro anos foi Coordenador de Música do Estado do Rio Grande do Sul, na casa de Cultura Mário Quintana onde desenvolveu o importante projeto ”Música na Casa” e ”Música no Palácio”. Gravou e tocou com músicos como Humberto Gessinger, Antônio Villeroy , IRA , Nasi, Nei Lisboa , TNT , Pepeu Gomes e Sandra de Sá entre outros.

JIMI JOE  ( Arvelindo Ferreira Neto) é músico, radialista, jornalista e tradutor. No seu currículo consta, entre vários trabalhos interessantes uma entrevista com o camaleão David Bowie. Atualmente é coordenador de conteúdo da rádio Unisinos FM 103.3. Já gravou com seus grupos Atahualpa Y Us Panquis, A Cretinice Me Atray, Justine e Os Daltons, além de participar de discos de Júlio Reny e Wander Wildner.

Vamos apresentar no programa O SUL EM CIMA dessa edição, as músicas do CD Los 3 Plantados – Alimente a Vida, com Bebeto Alves, Jimi Joe & King Jim que são:

01 – Los 3, 02 – Planos, 03 – Bactéria, 04 – Nurses and Doctors, 05 – Alimente a Vida, 06 – Sensível, 07 – O que eu faço com isso, 08 – Balão de Gás, 09 – Vôo Astral, 10 – INSS, 11 – Gota e 12 – O melhor instrumento é a Voz.

 

 

MÚSICOS CONVIDADOS:

Biba Meira, César Audi, Cláudio Mattos, Duca Leindecker, Humberto Gessinger, Leandro Schirmer, Luciano Albo, Luciano Leães, Lúcio Dorfman, Luís Vagner, Luke Faro, Marcelo Corsetti, Renato Borghetti,  Renato Mujeiko, Rodrigo Reinheimer e Thomas Dreher.

 

Mixagem – La Muzika Studio – Luciano Albo

Masterização: Marcos Abreu

Produção Musical / Arranjos de Sopro e Vocal: Luciano Albo

Produção Executiva: Mirza Reverbel e Rodrigo Alencastro

 

Vídeo GOTA: https://youtu.be/fxILEiTNLDE

 

Contato:

https://www.facebook.com/los3plantados

 

One thought on “O Sul em Cima 28 / 2018 – LOS 3 PLANTADOS

  1. Amigo(a) escritor(a) desse blog, antes de mais nada, obrigado!

    Recentemente começou a veicular na RBS TV aqui em Porto Alegre uma propaganda sobre a doação de órgãos, e uma coisa que me chamou muito a atenção é que ficava rodando imagens dos mesmos “3 sujeitos”, então comecei uma busca que durou dias pesquisando a letra da música e também “quem são os 3 sujeitos que aparecem na propaganda de doação de órgãos” mas o Google não me retornava nenhum resultado que sequer me desse uma pista… Comecei a pesquisar então sobre músicos locais e o primeiro que reconheci foi o Bebeto Alves, então a partir dele acabei chegando a este blog que explicou e sanou as dúvidas que estavam me deixando louco de curioso! Achei muito interessante essa iniciativa deles em criar os “LOS 3 PLANTADOS” também achei genial o nome que escolheram!

    Novamente, obrigado pela postagem esclarecedora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *