bernardo pellegrini-foto-danilo-verpa

O Sul em Cima 25 / 2018 – BERNARDO PELLEGRINI

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de BERNARDO PELLEGRINI.

Parte I:


Parte II:

 

Bernardo Pellegrini 1

 

Bernardo Pellegrini nasceu em 1958 em Londrina e passou a infância e adolescência no norte do Paraná. Nascido em uma família altamente musical, Bernardo aprendeu a gostar de valsa com a mãe e dos cantores da Era de Ouro do Rádio com o pai. Mas a influência decisiva veio de seu irmão mais velho Clério, com quem aprendeu a tirar choros  no violão ainda criança.

Começou sua trajetória musical no Paraná, nos anos 1970. Fez trilhas para o teatro e apresentou seu primeiro show, Mina D’Água, em 1976. Depois mudou-se para São Paulo para ser jornalista – mas acabou, mais do que nunca, mergulhando de cabeça na música. Tanto que em 1990 gravou seu primeiro disco: Humano Demais. Na década de 1990 viriam mais dois: Dinamite Pura (1994) e Quero Seu Endereço (1998). Os 90’s também seriam o cenário para uma intensa agenda de peregrinações e shows, incluindo o espetáculo Big Bando do Cão Sem Dono, em que Bernardo se fez acompanhar por uma big band. O ano de 2010 marcaria seu retorno aos palcos após um hiato na carreira musical, e também o lançamento do álbum “É isso que vai acontecer”. Desde então Bernardo tem vivido novamente uma vida de músico, se apresentando no circuito alternativo e emplacando algumas canções (a exemplo de Essa Mulher, gravada na voz de Simone Mazzer e Elza Soares). Para 2018, Bernardo Pellegrini tem Outros Planos. 

 

Desde 2010 sem gravar, “Outros Planos” pode ser considerado o resultado de uma maturidade sonora e poética de Pellegrini. “Como compositor me sinto além de mim, me reconheço como parte de uma tradição de saberes que a canção popular no Brasil sintetiza com seu alfabeto de ideogramas invisíveis. Falo dessa combinação original da língua portuguesa (derramada e horizontal) com a língua africana (vertical e sincopada) mais a música da floresta (pura paisagem sonora, soundscape). Essa combinação foi mediada pela imposição industrial do rádio e transformou a fala do brasileiro em produto de exportação – e uma fonte inesgotável de combinações e fusões que fazem a dor e a delícia do compositor popular”, diz Bernardo.

 

Com doze composições inéditas, o próprio disco, inclusive, já é uma grande reunião de amigos: trinta músicos convidados – quase todos de Londrina – fizeram parte do projeto. Dentre eles, parcerias antigas como Maurício Arruda Mendonça, Mário Bortolotto, Edvaldo Santana e Adriano Garib, além de instrumentistas mais recentes como Emílio Mizão, Filipe Barthem, Rafael Fuca e o trio Cluster Sisters. “São pessoas de um trabalho e qualidade que estão fazendo música incrível na cidade. Londrina tem esse potencial no seu DNA que foi passando pelas gerações. Neste disco, toco com o pessoal que já me acompanha e essa moçada muito criativa”, conta ele, cujo trabalho com “O Bando do Cão Sem Dono” é um de seus projetos mais emblemáticos de vida e música, que resultou na história de um coletivo de poetas, instrumentistas e compositores, ao lado do inseparável baterista Edu Batistella, Marco Antonio Scolari e a falecida Rosa, inspirados pela Vanguarda Paulistana.
Vamos mostrar no programa O SUL EM CIMA, as músicas do álbum “OUTROS PLANOS” de 2018 que são:

01 – OUTROS PLANOS (Bernardo Pellegrini) // 02 – A LINHA (Bernardo Pellegrini) // 03 – ESSA MULHER (Bernardo Pellegrini) // 04 – TERRITÓRIO MINADO (B. Pellegrini, Gigante Brasil e Edvaldo Santana) // 05 – A LUA É MINHA (Bernardo Pellegrini e Mário Bortolotto) // 06 – PARTO (Bernardo Pellegrini) // 07 – FRÁGIL (Bernardo Pellegrini) // 08 – HOMEM É BOM (Bernardo Pellegrini) // 09 – O VAZIO (B. Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça) // 10 – CANTOR EM CARNE E OSSO (Bernardo Pellegrini) // 11 – FÊMEO (Bernardo Pellegrini) // 12 – ANOTAÇÕES PARA UM NOVO ROMANCE (Bernardo Pellegrini)

Produzido por Angelo Bellusci Cavalcante e Bernardo Pellegrini. Áudio produzido por Júlio Anizelli no Plugue Estúdio, Londrina. Gravado entre junho e dezembro de 2017. Captação e edição de Julio Anizelli e Caio Freitas. Arranjos colaborativos de Bernardo Pellegrini e O Bando do Cão Sem Dono. Participações de Eduardo Batistella, Hermano Pellegrini, Filipe Barthem, Gisele Silva, Black Divas (Adilza Carvalho, Débora Terezinha, Ale Urias, Diamante e Sandra Aguilera), Jonatas Santuz, Rafael Fuca, Duda de Souza, Álvaro Oliveira, Mateus Gonsales, Sofia Pellegrini, Edvaldo Santana, Zeka Lopes, Clusters Sisters (Maitê Motta, Gabriela Catai e Giovanna Correia), Jairo Cavalcante, Diogo Burka, Adriano Garib, Gabriel Souza, Maurício Arruda Mendonça, Emilio Mizão e Marcos Santos. Design gráfico de Pablo Blanco, edição de Marcos Losnak e fotografias de Milton Dória e Lucas Liviero.

 

 

 
Contatos:

http://bernardopellegrini.com.br/

contato@bernardopellegrini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *