iso_fischer

O Sul Em Cima – Iso Fischer

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de ISO FISCHER. Vamos apresentar músicas dos álbuns “Camera Pop” e “Valsa da Vida”.

Parte 1


Parte 2

 

ISO FISCHER

i.fischer

O cantor, compositor, pianista e arranjador paulista Iso Fischer, aos 17 anos de idade, venceu um Festival de Música em Penápolis – SP, sua cidade natal, com a canção “Libertação” de cunho “Tropicalista” e influência de Mutantes.

Durante o curso de Medicina na FMUSP atuou no centro acadêmico Oswaldo Cruz como diretor de discoteca, ator e compositor de trilhas sonoras no grupo de teatro, coordenador de espetáculos musicais e integrante do coral de 1973 a 1978. Em 1979 em Campo Grande – MS, formou o grupo “Iso Fischer e Amigos”, com o qual dividiu o palco com Almir Sater, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon. Ele desenvolveu trabalhos musicais de coro cênico, um movimento inédito na cidade até então, com o grupo vocal Salada de Frutas.

Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul. Em 1984, sua composição “Isso e aquilo” em parceria com Guilherme Rondon é gravada por Nana Caymmi e César Camargo Mariano (LP “Voz e Suor”).

Em 1985, mudou-se para Curitiba – PR, onde reside até hoje. De 1994 a 2001, exerceu o cargo de diretor tesoureiro da Associação dos Compositores do Estado do Paraná (Clube do Compositor), da qual foi um dos sócios fundadores. Participou, como compositor, arranjador, instrumentista e cantor, de diversas oficinas de música do Conservatório de MPB, em algumas delas, executando arranjos seus para coro, sob a regência de Marcos Leite.

Realizou, de 1994 a 2000, diversos shows autorais em Curitiba. Em 1999, lançou seu primeiro CD – “Camera Pop”, que lhe rendeu no ano seguinte o Troféu Saul Trumpet, como melhor compositor de 1999. Ainda em 2000, montou, com a cantora e compositora Etel Frota, o espetáculo “Alphonsus Guimaraens, o poeta da lua”, para o qual compôs 16 canções, a partir de textos do poeta simbolista. Assinou, ainda, os arranjos e a direção musical do espetáculo.

De 2000 a 2004, criou trilhas sonoras para as peças teatrais: “Colônia Penal”, indicado em 2001 ao Prêmio Gralha Azul na categoria Melhor composição musical; “Homem elefante” e “A Metamorfose”.

Em 2006, comemorando 40 anos de carreira como compositor, um trabalho com seu irmão, o cantor e ator Tato Fischer, culminou no CD – “Valsa da Vida, as canções de Iso Fischer na voz de Tato Fischer”, gravado ao vivo no Teatro Paiol em Curitiba, lançado em 2009.

Realiza em 2012, no Teatro Paiol, o Show “180 Graus”, com os parceiros Etel Frota e Guilherme Rondon, em que os três comemoram seus aniversários de 60 anos. Também em 2012, realiza em Campo Grande – MS, na Escola Arte Viva de Música, o Sarau “Valsa da Vida”, com participação de Luciana Fisher, Clarice Maciel, Sofia Maciel e Guilherme Rondon.

Em suas apresentações musicais, bem como em seus trabalhos registrados em CD, Iso canta suas composições feitas em parcerias com:  Guilherme Rondon, Alexandre Lemos, Lucina Carvalho, Luhli, Zé Edu Camargo, Sonekka, Tato Fischer, Alice Ruiz, Paulo Leminski, Etel Frota, Paulo Bafile, Gilvandro Filho, Marcelo Sandmann, Helena Kolody e outros.

Em 2014, foi gravada pela cantora de Campo Grande – MS, Luciana Fisher as suas canções: “A Cor do Meu amor” (com sua participação) e “Horizontes” (esta, em parceria com Guilherme Rondon e Paulo Simões). Em 2015, teve duas canções em parceria com Etel Frota, presentes no CD – “Flor de Dor” do trio vocal “O Tao do Trio”, de Curitiba – PR. “Cidoidania” e “Dolor”, esta última dando o tom do CD, e gerando seu nome.

Vamos apresentar no programa O Sul em Cima, músicas dos álbuns “Camera Pop” e “Valsa da Vida, as canções de Iso Fischer na voz de Tato Fischer”:

Mais Uma Canção (Iso Fischer e Zecca wachelke) // Origami (I.Fischer e Etel Frota) // Horizontes (Guilherme Rondon, I.Fischer e Paulo Simões) // Ismália (I.Fischer e Alphonsus de Guimaraens) // Luz Negra (I.Fischer e Adalberto Lamerato Costa) // Paraná Blues (Iso Fischer) // Modinha (I.Fischer e Paulo Bafile) // Olho…Acho (I.Fischer) // Alchimia (I.Fischer) // Depende Só de Mim (I.Fischer e Luhli), Épica (I.Fischer. Raymundo Rolim e Etel Frota) // Valsa da Vida (I.Fischer) // Só (I.Fischer e Etel Frota) // A Parceria (Iso Fischer).

Contato: https://www.facebook.com/iso.fischer

One thought on “O Sul Em Cima – Iso Fischer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *