O Sul Em Cima 18 – GUTO VILAVERDE

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de GUTO VILAVERDE.

Guto Vilaverde, compositor e mosaicista gaúcho, nascido em Alegrete-RS, iniciou sua carreira na África do Sul, país onde viveu durante 12 anos.
Autodidata, desenvolveu a técnica buscando inspiração na alegria das cores africanas e de outros cantos do mundo por onde andou.
Influenciado pela Pop Art, movimento artístico surgido no final dos anos 50, que reinventava a imagem dos mitos daquela época, Guto gosta de brincar no limite entre o kitsch e aquilo que chamamos de bom gosto, entendendo que o mosaico é uma arte que transita com leveza nesta fronteira.
Atualmente residindo em Santa Teresa, Rio de Janeiro, tem trabalhado em projetos sob encomenda, tais como retratos e painéis arquitetônicos. Ele também gosta de ter uma idéia e criar mosaicos de sua preferência, mas muitas vezes estes trabalhos são aqueles que vai guardando e vai usando em mostras e exposições. Em 2013, Guto participou da mostra “Santa Teresa de Portas Abertas”. Em 2016, suas obras foram expostas no Bistrô Les Amis em Santa Teresa/RJ.
Dos retratos em mosaico se destacam alguns como o retrato da Presidenta Dilma, que foi recebido por ela com muito apreço e também o retrato da cantora Maysa, que foi oferecido ao seu filho, o diretor Jayme Monjardim. “O mosaico mais exótico talvez tenha sido uma imagem antiga de Maria Bethânia, inspirado na capa de um disco dela do final dos anos 60. O disco se chama “Recital no Teatro Barroco”, e tem uma imagem muito tropicalista.  Esta obra foi adquirida pelo meu amigo e sócio, o jornalista alegretense Paulo Antônio Berquó” diz Guto.
“Mosaico é uma arte fascinante baseada em um encontro de peças, múltiplos objetos de pura simplicidade, fundidos num singular e complexo todo. A irregularidade (fruto da destruição) criada deliberadamente, é a base da criação”, define Guto Vilaverde.

Além dos mosaicos, Guto também é compositor. Ele selecionou algumas músicas que ele compôs e outras que foram importantes em sua vida e são elas que ouviremos no programa O Sul em Cima dessa edição. Também ouviremos uma deliciosa entrevista que Kleiton Ramil realizou com Guto Vilaverde. O programa está imperdível!!

Além da entrevista, ouviremos as músicas:

Última Lembrança -Ernesto Fagundes  – De Luiz Menezes, com Lúcio Yanel no violão
A Imagem Perdida – Márcio Faraco  – Poema do alegretense Mário Quintana, oferecido ao escritor Sérgio Faraco e musicado por Márcio Faraco
Querência – Vitor Ramil  – Poema do alegretense João da Cunha Vargas, musicado por Vitor Ramil
Navega Coração – Kleiton & Kledir – Música que foi pano de fundo no período em que estudou em Porto Alegre nos anos 80
Breve – Márcio Faraco – Letra de Guto Vilaverde e que está no CD Invento de Márcio Faraco
Calmaria – Márcio Faraco – Letra de Guto Vilaverde
Porque Querer – Márcio Faraco – Letra de Guto Vilaverde – Piano de Philippe Baden Powell
Perdão – Márcio Faraco – Letra do alegretense Paulo Berquó e que está no CD Cajueiro de Márcio Faraco
Sodade – Cesária Évora da Ilha do Cabo Verde, no continente africano
La Siesta – Hugo Arán

Ouçam Aqui – Programa 18 /2016

Programa 18/2016 – GUTO VILAVERDE – Parte A

Programa 18/2016 – GUTO VILAVERDE – Parte B

Contatos:
https://www.facebook.com/Guto-Vilaverde-mosaicos-595183690622481/?fref=ts
email – gutovilaverde@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *