O Sul Em Cima 17 – ENTREVERO INSTRUMENTAL

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho do grupo ENTREVERO INSTRUMENTAL

Foto: Maycon Soldam
O grupo catarinense Entrevero Instrumental é formado por Arthur Boscato (violão de sete cordas), Diego Guerro (acordeon), Jota P. Barbosa (saxofone), Filipe Maliska (bateria) e Rodrigo Moreira (baixo) e apresenta um trabalho autoral de música instrumental brasileira com grande influência dos ritmos do sul do Brasil e da música contemporânea.
Ao longo de seis anos já passou por mais de 60 cidades do Brasil, entre os estados de SC, PR, SP, RJ, MG, PE, CE e BA. Foi selecionado para as turnês: Circuito SESC Teatros 2010, Circuito SESC Música 2012, Circuito Cultural SESI 2013, Circuito Cultural SESI 2014 e realizou também uma turnê em 2013 por França e Espanha, com o apoio do Ministério da Cultura.
Participou de importantes festivais como o Savassi Festival 2011 em Belo Horizonte, o Joinville Jazz Festival 2010, o Festival Internacional Jazz a la Calle 2015 no Uruguai, Mostra SESC Cariri 2015 no Ceará, Festival de Inverno de Garanhuns 2014 e da Copa do Mundo 2014 em Salvador.
Recebeu o prêmio Novos Talentos do Jazz 2011, o Itaú Rumos Música 2010-2012, Prêmio Elisabete Anderle 2010 pelo disco Siri al Presto. A produção desse disco é de Daniel Santiago e  conta com a participação especial de Alessandro “Bebê” Kramer e Gabriel Grossi.  O CD Êxodo foi lançado em 2013 e conta com as participações especiais de Hermeto Pascoal e Filó Machado.  Este trabalho recebeu o Prêmio Funarte de Música Brasileira.

CD ESTRATOSSOMA (2015)

Gravado no estúdio The Magic Place, Florianópolis-SC em julho de 2015, o álbum ESTRATOSSOMA conta com as participações especiais de Xiru Antunes, Jairo Lambari Fernandes e Takuya Nakamura. ‘Tínhamos essa vontade de inserir trechos de poemas e contos que utilizassem a temática sulista, com termos regionais que às vezes chegam a parecer outro idioma, como elementos de contraste. Além do timbre novo, nessas inserções entraram partes tonais ou de longas pausas. Assim, pensamos no Xirú e no Lambari, nossos conhecidos e grandes referências da cultura do sul. Já o nome do Takuya surgiu da vontade de ter no disco alguém ligado ao mundo da música eletrônica. Ele fez parte do trio Nerve, liderado pelo baterista Jojo Mayer e originado no movimento Prohibited Beatz, festa de música eletrônica ao vivo que ficou famosa em Nova York no final dos anos 1990. O trio foi pioneiro ao transpor ritmos como drum’n’bass para instrumentos acústicos, inspirados no conceito de “engenharia reversa”. Acabamos fazendo uma pequena homenagem em alguns trechos do disco, emulando efeitos de música eletrônica, como o glitch, em nossos instrumentos” conta Arthur Boscato.

O disco foi mixado e masterizado por João Ferraz do Lontra Music-RJ. A arte gráfica, fotografia e o design gráfico, pelo estúdio Maleta Criativa. Filipe Maliska conta que a capa tenta resumir em um personagem o som do disco. Mostra um homem de terno com um lenço gaúcho atirando uma torta na própria cara ao mesmo tempo que tira uma máscara do rosto. Existe na foto uma referência a um efeito analógico chamado multiple exposure, que mostra o movimento das mãos até a torta chegar ao rosto; depois há um efeito digital fazendo referência às camadas eletrônicas do disco, com os mesmos princípios de granulação, dando origem a novas texturas e cores”.
Este trabalho “Estratossoma” recebeu o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Produzido por Filipe Maliska e Arthur Boscato.
CLIQUE AQUI e assista o Documentário que mostra os conceitos por trás do projeto Entrevero Instrumental + e detalhes da produção do disco Estratossoma, que faz parte do projeto. O filme traz depoimentos de integrantes da banda e entrevistas com Akegre Correa, Acácio Piedade e Matt Davey. Roteiro e Direção Maleta Filmes. Realizado através da Fundação Franklin Cascaes.
Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA algumas músicas desse original, interessante e sofisticado trabalho do Grupo Entrevero Instrumental.

Ouçam Aqui – Programa 17/2016

Programa 17/2016 – ENTREVERO INSTRUMENTAL (Estratossoma)  – Parte A

Programa 17/2016 – ENTREVERO INSTRUMENTAL (Estratossoma) –  Parte B

Contatos:
facebook.com/entreveroinstrumental
http://www.entreveroinstrumental.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *