O Sul Em Cima 25 – DOIDIVANAS

Daniel Con6ção, Rodrigo Osório, Felipe Mello, Daniel “Cuca” Moreira e Rodrigo dMart – crédito: Yara Baungarten

O Sul em Cima dessa edição mostra o trabalho da banda DOIDIVANAS.

A Doidivanas foi criada em 1995 na cidade de Pelotas/RS. A banda faz uma fusão entre elementos da música e da cultura regional gaúcha, do rock e estilos contemporâneos. O estilo de som que a banda desenvolve já foi chamado de “rock bagual”, “funk gaudério”, “pop nativista” e world music, entre outros.
A banda começa a tocar e compor influenciados por bandas e artistas como Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Pearl Jam, Faith No More, Chico Science e Nação Zumbi, Almôndegas, Vitor Ramil, Mano Lima, Engenheiros do Hawaii, Nei Lisboa, Tangos & Tragédias, Cenair Maicá, Kleiton & Kledir, dentre outros artistas da cena musical sulista.
Em 1998, a Doidivanas lança o CD de estréia, Liber Pampa, semeando idéias sonoras que extrapolem as fronteiras geográficas e culturais do Rio Grande do Sul. Em 1999, a banda é indicada na categoria revelação no Prêmio Açorianos de Música, evento promovido pela prefeitura de Porto Alegre (RS) que destaca o melhor da produção musical do estado.
Em dezembro de 1999, lançam o projeto Sou de Pelotas, Por Quê?! o EP e HQ Doidivanas e Libório, uma parceria da banda com o cartunista André Macedo. É um kit com CD e uma revista em quadrinhos, na qual os músicos viram personagens de HQ. André Macedo é o criador do universo dos personagens Libório e Betinho, muito populares em Pelotas e na região sul do RS. O projeto foi financiado através do patrocínio direto de empresas locais e vendido regionalmente em bancas de revistas, com a tiragem esgotada em menos de três meses.
No final de 2000, o baixista da banda, Rodrigo Osório, monta um estúdio de gravação, o Doctor Áudio, onde a banda grava e produz seu novo trabalho. Em janeiro de 2002, a banda lança seu segundo álbum, o Viagem ao sul da Terra, através de seu próprio selo, o Bugioganga Records.
Em 2008, a banda entra novamente em estúdio para gravar e produzir seu novo projeto, o Nosotros, um trabalho de releituras de artistas gaúchos e latino-americanos, idealizado a partir de versões que a banda executava em seus shows.
20 ANOS DA BANDA DOIDIVANAS
Em 2015, a Doidivanas comemora seus 20 anos. A banda se reúne novamente, com força total, para gravar um álbum com músicas inéditas. O grupo também disponibiliza para venda online os álbuns Liber Pampa – em uma versão de 2015, com 12 das 14 faixas remixadas, melhorando sua sonoridade, além de incluir arranjos e instrumentos que haviam sido eliminados da versão original de 1998 -,Viagem ao Sul da Terra (2002) e Nosotros (2008). Os discos estão disponíveis em mais de 30 lojas e sites de streaming, como iTunes, Deezer, Spotify, Amazon, Apple Music, Rhapsody e Google Play.
A banda é formada por Felipe Mello (vocal e violão), Rodrigo Osório (baixo), Daniel Con6ção (guitarra) e Rodrigo dMart (bateria). Responsável pelos projetos gráficos dos primeiros trabalhos, o músico e publicitário Daniel “Cuca” Moreira se une ao grupo, como o quinto elemento da banda.
Vamos ouvir nesse programa O Sul em Cima especial várias músicas da banda Doidivanas, lançadas ao longo da sua trajetória! 
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 25/2015

https://www.facebook.com/DoidivanasRock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *