O Sul Em Cima 13 – PARAGUAY PURAHÉI

O Sul Em Cima dessa edição traz um trabalho muito interessante chamado PARAGUAY PURAHÉI.

PURAHÉI: Palavra guarani que significa canção ou cantar. Formada pelas raízes pu: som; ra: que gera; héi: que expressa sentimentos.

PURAHÉI é um projeto que une artistas de três países: Paraguai, Argentina e Brasil. ROMY MARTÍNEZ na voz, AGUSTÍN ROY no piano e MAIARA MORAES na flauta transversal. Os integrantes do grupo partem das diversas influências de seus estudos musicais, para fazer uma interpretação contemporânea de tradicionais temas do cancioneiro paraguaio, ao mesmo tempo em que buscam manter sua essência. Os arranjos feitos por Agustín Roy foram pensados cuidadosamente para interagir com as estórias e costumes regionais que circundam cada tema escolhido para o concerto. A cantora e idealizadora do projeto, Romy Martínez, encarrega-se de explicar os contextos socioculturais e de traduzir com precisão as letras do guarani ao português (espanhol ou inglês, se for necessário) para conduzir o ouvinte em direção ao amplo universo sonoro que representa a esta terra.
A música como toda arte, foi e é capaz de construir pontes de amizade entre as nações e de transmitir a essência de suas raízes. Por isso, além de polcas paraguaias e guaranias, o repertório inclui “chamamés”,gualambaos e canções que se originaram na região da tríplice fronteira entre o Paraguai, Argentina e Brasil. Um encontro que nos aproxima à beleza cultural e à arte que faz deste singular país parte de uma América Latina viva, rica, diversa e forte.


ROMY MARTÍNEZ (Ciudad del Este, PARAGUAY, 12 de março, 1983). Cantora e pesquisadora. Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, Brasil (2008). Foi bolsista pelo FONDEC (Fondo da Cultura e Artes do Paraguai) (2012) e cursa as tecnicaturas de Etnomusicologia e, Tango e Folclore no Conservatório Manuel de Falla – Buenos Aires, Argentina (2011-atualidade). Começou seus estudos de canto aos sete anos e se desenvolve como cantora profissional faz dez. Sua carreira e formação acadêmica transcorrem entre o Paraguai, Brasil e Argentina. É proficiente em espanhol, guarani, português e inglês e seu repertório se compõe de música sumamente variada. Desenvolve projetos de música e pesquisa com artistas e gêneros de diversas nacionalidades, principalmente os que inter-relacionam a diversidade da região do Cone Sul latino-americano.
Com Carlinhos Antunes e a Orquestra Mundana representou seu país no concerto que aconteceu no Teatro Sesc Pinheiros – SP (2009). Assistiu à CONFINT (Conferência Internacional Infantojuvenil Let’s take our care of the planet) em Brasília (2010). É professora particular de canto e como educadora foi convidada a lecionar oficinas de música sul-americana na CONFINT (2010) e no festival Oficina de Música de Curitiba (2013).
AGUSTÍN “CHUNGO” ROY  (Posadas, ARGENTINA, 20 de outubro, 1980). Pianista e arranjador. Professor Superior de Piano pelo Conservatório Fracassi, Posadas Misiones (1994), pelo ITMC (Instituto Tecnológico de Música Contemporânea) (2011) e pela “Escuela de Música Contemporânea” (ex-Berklee College of Music)(2002), esses dois últimos em Buenos Aires. Atualmente é aluno da Diplomatura em Música Argentina da Universidade de San Martin – Buenos Aires. Filho de pais paraguaios, possui uma identidade musical fortemente enraizada na cultura paraguaia e argentina em sua região de fronteira. Além disso, sua versatilidade como instrumentista possibilita seu percurso por gêneros que vão do jazz, a música centro-americana, argentina e o candombe uruguaio. Como músico e arranjador toca no trio do baixista uruguaio Daniel Maza (2009-Atualidade). É também pianista da cantora e atriz Julia Zenko (2012-Atualidade). Além disso, é professor e leciona aulas de improvisação, percepção musical, piano, harmonia e composição em Buenos Aires (2005-Atualidade).
MAIARA MORAES (Foz do Iguaçu, Paraná -BRASIL, 1985) Flautista. Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis (2009).; e concluiu o curso superior de Música Popular Brasileira do Conservatório de Tatuí – São Paulo (2008). Participou de diversos grupos de música instrumental brasileira: música do nordeste e choro, folclore latino-americano e música erudita. Integrou-se à Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (2008 e 2009) e com este grupo apresentou-se com referentes da música instrumental brasileira como: Teco Cardoso, Laercio de Freitas, Arrigo Barnabé, Heloísa Fernandes e Léa Freire. Em 2010 gravou o DVD “Arrigo Barnabé e Orquestra à Base de Sopro” e o disco ao vivo com o clarinetista Gabriele Mirabassi, lançado pelo selo italiano EGEA (2011). Como instrumentista atuou com diversos músicos como André Marques (pianista de Hermeto Pascoal), Nailor Proveta (músico fundador da Banda Mantiqueira), Thiago Espiritu Santo, Edson Sant’anna, Ronaldo Saggiorato, Willy González, Micaela Vita, Yamandú Costa, Valente Roberta e Beto Lopes. Morou dois anos em Buenos Aires, onde desenvolveu uma intensa atividade artística “Maiara Moraes e Leandro Cacioni Duo”, “Paraguay Purahéi”, “Quarteto Latinoamericano”, “Duo Abaporu”, entre outros.
As músicas apresentadas no programa estão contidas no CD Paraguay Purahéi lançada em 2014 e são:  Taheñoi Jevy Ñane Mba’e, Maerâpa Reikuaase? – Arribeño Resay, La Canción Del Mimby, Che Trompo Arasa,  Reservista Purahéi, Galopera,  Kerasy (poesia bilingue), Alma de Lapacho,  Oración a Mi Amada e Lucerito Alba.  As músicas estão em guarani, espanhol e yopará.
Vale conferir nessa edição esse maravilhoso e interessante trabalho “Paraguay Purahéi”! 

Ouçam Aqui – Programa 13

Programa 13/2015 – PARAGUAY PURAHÉI – Parte 1

Programa 13/2015 – PARAGUAY PURAHÉI – Parte 2

https://www.facebook.com/pypurahei?fref=ts
https://www.facebook.com/romymartinezmusic?fref=ts

0 thoughts on “O Sul Em Cima 13 – PARAGUAY PURAHÉI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *