O Sul Em Cima 1 – LEANDRO MAIA

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de Leandro Maia, em especial o CD Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, seu terceiro trabalho de estúdio.
LEANDRO MAIA é cantor, violonista e compositor. Teve seu CD de estréia, Palavreio, lançado em 2007, premiado com o Açorianos de Música de Revelação. Lançou em 2013 seu segundo disco, intitulado Mandinho – Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano. Em 2014, apresenta seu terceiro trabalho de estúdio, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari.
Professor de Música na Universidade Federal de Pelotas, também é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Mais sobre o autor em www.leandromaia.com.br
“Decidi que meu caminho era letrar músicas instrumentais, elaboradas, complexas, num intricado jogo de xadrez. Dedicaria atenção à composição de letras para músicas que me movessem e provocassem profundamente. Que mexessem com meu intelecto e desafiassem minha compreensão musical. Minha tarefa seria de tradutor: traduziria para o idioma vulgar o que as melodias guardavam de sagrado e obscuro em suas versões instrumentais.”

Dedicado à figura feminina e uma ode ao mundo histórico-literário, o disco Suíte Maria Bonita e Outras Veredas começou a ser gestado em 2009, quando o violonista e cantor Leandro Maia já havia decidido mergulhar na música instrumental produzida por músicos que admirava, como André Mehmari, Fábio Mentz, Thiago Colombo e Marcelo Delacroix. Da interface com ídolos-parceiros, nasceu um audacioso CD.
Com 15 canções, o trabalho – dirigido e produzido pelo premiado multi-instrumentista André Mehmari – propõe uma “Nova Canção Brasileira de Câmara” através da interface entre o dito “erudito” e o dito “popular”. Contemplado em 2013 com Prêmio Funarte de Música Brasileira, o álbum foi gravado em São Paulo/Mairiporã (Estúdio Monteverdi, de Mehmari) entre março e junho de 2014; com gravações complementares em Pelotas e Porto Alegre no mesmo período.
Uma faixa em especial teve registro em Lisboa em abril de 2014. A célebre cantora portuguesa Maria João Grancha participa interpretando a faixa Waterfall, letra em inglês de Leandro sobre melodia de André.
Sobre a participação de luxo de Maria João abrilhantando o trabalho, o músico gaúcho diz: “Acredito que a maravilhosa interpretação dela dê conta de toda a multiplicidade e complexidade do feminino que gostaríamos de refletir no disco: delicadeza, valentia, astúcia, romance, carinho, cuidado, profundidade e um olhar especial sobre o mundo e as coisas”. 
O disco conta ainda com participações de Vitor Ramil, Marcelo Delacroix, Sérgio Santos, Thiago Colombo, Fábio Mentz e Sílvio Mansani. A sonoridade do disco tem performances de Luke Faro (bateria), Miguel Tejera (baixo elétrico) e Neymar Dias (contrabaixo acústico e viola caipira), além de participações de Fábio Mentz (fagote), Pedrinho Figueiredo (flautas) e Antonio Loureiro (vibrafone).
Vale conferir mais esse maravilhoso trabalho de Leandro Maia! 
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *