O Sul Em Cima 16 – Pelotas

O Sul Em Cima dessa edição é uma homenagem aos 202 anos de PELOTAS, completados dia 7 de julho de 2014.

Pelotas está localizado as margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e está a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.
Na história econômica do município, destaca-se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil e que fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.

Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012.

Em Pelotas é realizada todos os anos, a tradicional Fenadoce – Feira Nacional do Doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa que fazem a fama de Pelotas.

A principal imigração ocorrida na região foi a vinda de portugueses. Outra imigração importante na região foi a de alemães, embora tenham preferido fixar-se na zona rural do município, ao contrário dos portugueses, que o fizeram na zona urbana. Também são dignas de nota outras etnias que em Pelotas fixaram residência, como os negros africanos, italianos, poloneses, franceses, judeus, árabes libaneses, etc.

Com a mistura étnica que caracteriza Pelotas, não é surpreendente que seja um rico centro cultural e político, sendo conhecida como a Atenas Rio-Grandense.
Berço e morada de inúmeras personalidades da cultura nacional, como do escritor regionalista João Simões Lopes Neto, de Hipólito José da Costa – patrono da Imprensa no Brasil, do pintor Leopoldo Gotuzzo, do escultor Antonio Caringi, entre outros.
O município teve forte influência da estética portuguesa, com seus casarões com cerâmica portuguesa na fachada. Pelotas é muito rica em tesouros arquitetônicos e monumentos, muitos tombados pelo patrimônio histórico do município e do Estado.
Um exemplo de monumento do acervo do município é o Chafariz “As Três Meninas”. Destaca-se na arquitetura do município suas igrejas, o Grande Hotel e o Mercado Público.
A Catedral do Redentor, também conhecida como “Igreja Cabeluda”, ficou conhecida por sua característica cobertura vegetal. Ela abriu suas portas em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura e os vitrais vieram de Nova Iorque. Enfim, há muito mais para se conhecer em Pelotas…

No programa O SUL EM CIMA, vamos ouvir músicas de alguns artistas que nasceram ou que moram em Pelotas. Vamos ouvir as belas interpretações de Kleiton & Kledir, Vitor Ramil, Leandro Maia, Avendano Jr, Bella Stone, Gahuer Carrasco, Cardo Peixoto, Giba Giba. A música Lagoa dos Patos é interpretada por Kleiton & Kledir com participação especial de MPB4. A gravação é de 1981.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 16

Programa 16/2014 – PELOTAS (Homenagem aos 202 anos)  – Parte 1

Programa 16/2014 – PELOTAS (Homenagem aos 202 anos)  – Parte 2

0 thoughts on “O Sul Em Cima 16 – Pelotas

  1. Kleiton, meus cumprimentos pelo seu Blog. Quero contribuir dizendo que vi em um site, que o Chafariz das três meninas em Pelotas não é francês, mas sim ESCOCÊS. Só para reforçar, a presença britânica foi grande em Pelotas no século 19 e 20, onde este povo participou do crescimento e desenvolvimento de nossa cidade doce. É só olharmos como exemplo as histórias do Bonde e do Solar da Baronesa para vermos a participação inglesa no crescimento de nossa Pelotas nos séculos 19 e 20. Houve até colônia britânica em Pelotas no século 19 e sobrenome SINNOTT da ETA de Monte Bonito prova este fato, que está registrado na nossa prefeitura. A ETA Sinnott em Pelotas funciona até hoje, abastecendo com água, boa parte da nossa população.
    Fontes pesquisadas:
    Setembro – interior gaucho
    interiorgaucho.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
    Untitled Document
    http://www.pelotas.com.br/baronesa/historia/historia_antunes_maciel.htm

    OS BONDES EM PELOTAS – A NOVIDADE NO RIO GRANDE DO SUL
    02/05/2012
    Zênia de León

    Meu e-mail: oscarwother@live.com ———- ABRAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *