O Sul Em Cima 15 – Zé Caradípia

Zé Caradípia – Foto: Nilton Santolin

O programa O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a obra de ZÉ CARADÍPIA

José Luiz Fernandes, mais conhecido pelo pseudônimo de Zé Caradípia, atua no meio artístico porto-alegrense desde 1976 quando fez parte do grupo Cordas & Rimas.
Em 1982, Zé Caradípia teve seu trabalho como compositor reconhecido nacionalmente através da cantora Zizi Possi que gravou em disco homônimo sua música Asa Morena, considerada pelas revistas Veja, Playboy, Caras e os jornais O Globo, JB, Folha de São Paulo, Zero Hora, entre outros, como uma das 100 músicas mais populares do século XX no Brasil. Citada entre os destaques do ano de 1982 no livro “A Canção no Tempo” (1998), de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, Asa Morena, composição gravada há mais de 30 anos, ainda é sucesso nas rádios, videokês e karaokês do Brasil, sendo regularmente relançada em coletâneas.

Zé Caradipia – Foto Paulo Botafogo -arte: Ricky Bols
Foram muitas as participações em eventos culturais, festivais de música, feiras e mostras culturais pelos estados brasileiros, não faltando apresentações em teatros do Rio Grande do Sul (OSPA, São Pedro, Renascença, Álvaro Moreira, Araújo Vianna), Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco e uma rápida passagem (1995) por três países da Europa: Itália, Suíça e Alemanha.
Em 1995, gravou seu primeiro CD intitulado Onda Forte, financiado pelo FUMPROARTE projeto da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Em janeiro de 2001 lançou o CD independente Retina da Alma, gravado ao vivo no Teatro Renascença de Porto Alegre. No mês de novembro de 2003 lançou no Theatro São Pedro seu terceiro trabalho em cd intitulado Pintando Falas, com o qual arrebatou o prêmio Açorianos na categoria de música popular do mesmo ano.
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2008, o compositor subiu ao palco do Teatro de Câmara Túlio Piva muito bem acompanhado pelos músicos: Luizinho Santos, Bethy Krieger, Clóvis Boca Freire, Giovani Berti, Edilson Ávila, Texo Cabral, Renatinho Miller, e os convidados Maria Lúcia e Beto Bollo para registrar em DVD Armadilha Zen, seu mais recente trabalho reunindo dezessete músicas bastante significativas em seus mais de 30 anos de carreira artística.
Em 2012 lançou o CD com músicas infantis, em cima das poesias do Poeta Canoense Jairo Luiz Souza, em que Elisa sua filha gravou diversas das canções.
Atualmente, além de participar de vários shows e eventos, está entre seus projetos, a preparação de um novo trabalho a ser gravado em breve onde interpretará renomados compositores gaúchos.
Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA várias músicas de Zé Caradípia, onde vocês vão poder relembrar ou conhecer esse talentoso artista. Vale conferir!!

Ouçam Aqui – Programa 15


Programa 15/2014 – ZÉ CARADÍPIA – Parte 1

Programa 15/2014 – ZÉ CARADÍPIA – Parte 2

https://www.facebook.com/caradipia?fref=ts
Contatos: caradipia@yahoo.com.br;  caradipia1@hotmail.com; zecaradipia@gmail.com
cel: 51 9313 1730

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *